Recrutamento Online: Quais as Vantagens e os Principais Desafios na Contratação Remota?

O Recrutamento Online foi um novo desafio que se destacou om a pandemia.

Cada vez mais as empresas estão mudando seu modo de trabalho e o esperado é que o home office se torne uma realidade daqui pra frente.

Sendo assim, muitos processos seletivos também passarão a ser online.

Algumas empresas consideram caro, outras mais barato, mas o fato é que isso abriu novas possibilidades e a chance das empresas descobrirem talentos altamente qualificados que antes, estavam separados apenas pela distância.

Mas na hora de captar novos colaboradores e estagiários para compor o time das empresas uma pergunta que surge é Como realizar o recrutamento sem “o olho no olho”?

Parece difícil, mas hoje em dia temos ferramentas gratuitas a nosso favor para ajudar a realizar o “match” do candidato com sua empresa.

Através de testes de perfis, desafios e entrevistas online, o recrutamento se torna um pouco menos complicado quanto pode parecer.

Embora como tudo na vida, a seleção à distância tenha seus prós e contras, o fato é que mesmo com os contras esse modelo está abrindo o mercado para pessoas que antes não tinham essa chance.

Vamos entender quais são essas oportunidades que o recrutamento online traz.

Recrutamento Online: Abrindo Portas e Superando a Distância

Antes, quando uma empresa precisava de novos colaboradores, muitos eram os processos até que este estivesse de fato no quadro oficial.

E esse processo, não era barato. Se a empresa não era grande o suficiente para contar uma área de rh própria, era necessário terceirizar este serviço.

Então vinham as etapas de seleção de currículo, dinâmicas, seletivas, entrevistas e mais entrevistas, e isso tomava um tempo enorme de ambas as partes.

Muitas vezes o candidato era extremamente qualificado mas residia muito longe ou até mesmo deixava de se candidatar a uma vaga pela dificuldade de deslocamento até o local.

Mas a tendência é que isso cada vez mais seja extinto.

A pandemia serviu pra nos mostrar que, se somos capazes de ter disciplina e nos autogerenciar, o escritório físico pode ser uma alternativa apenas para quem precisa ou prefere.

O recrutamento a distância permite uma amostra muito maior de candidatos.

A Expansão da Amostragem de Talentos

Se antes, a distância era um impeditivo, agora qualquer pessoa qualificada pode se candidatar para trabalhar em qualquer empresa do mundo.

Se você tem internet e um computador, é só sucesso!

Grandes empresas estão contratando pessoas do outro lado do mundo e tendo ótimos resultados.

Na We Do Logos por exemplo, estabelecemos o home office e só vem para o escritório quem prefere ou não conta com uma estrutura desejada em casa.

Falamos mais sobre isso neste post.

A rapidez que este tipo de processo seletivo traz, a redução de custos e a maior quantidade de pessoas qualificadas são algumas vantagens.

Mas além dessas para vocês, outras principais vantagens e desvantagens sobre o recrutamento digital:

Vantagens do Recrutamento Online

1 – Maior alcance

Com o recrutamento online, você conseguirá atingir um maior número de pessoas e, consequentemente, um maior número de currículos recebidos. O maior alcance é uma vantagem e também uma desvantagem. Apesar de você conseguir profissionais mais qualificados, a grande quantidade de material recebido do processo seletivo dificulta um pouco o trabalho na hora da triagem desses currículos.

2 – A distância já não é mais um problema

Você conseguirá atingir pessoas que não estão na sua cidade. Profissionais super qualificados que não são da sua cidade ou país, vão poder adentrar na sua empresa sem muitos problemas. 

3 – Aceleração do processo de contratação

Com desafios, testes de perfis e entrevistas online, o tempo do processo de contratação caem bastante. Além disso, também diminui os esforços da sua equipe de Recursos Humanos nessa etapa.

4 – Melhor gerenciamento das vagas

É bem mais fácil adicionar e excluir as itens online, bastam alguns cliques e pronto. Você também consegue organizar as vagas e currículos recebidos da forma que quiser, em diferentes pastas e até em diferentes softwares.

Desvantagens do Recrutamento Online

1 – Poucos detalhes do profissional

Com o contato exclusivamente online, é difícil identificar pontos importantes do profissional, como agilidade e comportamento. Alguns desses detalhes só ficam evidentes em entrevistas em pessoa ou durante uma rotina de treinamento.

Dedique-se a realizar uma etapa do processo seletivo para tentar captar esses detalhes que, muitas vezes, não são explorados ou demonstrados em um processo 100% online.

2 – Maior detalhamento do processo seletivo

Como é um processo inteiramente online, você precisa dedicar um pouco mais de tempo na criação do processo seletivo e deixar ele o mais claro possível para que não ocorram muitas dúvidas e interpretações diferentes. É importante detalhar essa etapa para que não ocorram falhas no processo de seleção.

Conclusão

Embora hajam desvantagens no o recrutamento remoto, na hora do processo de seleção da sua equipe de funcionários e estagiários, as vantagens se tornam mais marcantes e ainda mais positivas.

Uma vez que você segue com atenção o detalhamento do processo, visando driblar possíveis falhas, o recrutamento digital trará resultados com mais agilidade e eficácia.

No podcast dessa semana, falamos um pouco mais sobre desafios e dicas de como realizar esse processo de recrutamento de forma 100% virtual.

Para falar mais sobre o assunto, trouxemos o Diego Cidade, o LinkedIn Top Voice mais novo do mundo e CEO da Academia do Universitário, uma plataforma de recrutamento de super estagiários.

Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Estamos disponíveis no SpotifyItunesAnchor.

Além disso, no nosso canal do Youtube você também encontra o vídeo completo desse bate-papo rico em conhecimento.

E não esqueçam de acompanhar nossas redes sociais e compartilhar com os amigos para levar nosso conhecimento cada vez mais longe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *