Supermercados devem se adequar as novas regras do checkout!

Os supermercados devem se adequar à NR-17 do Ministério do Trabalho e Emprego, que visa à adequação dos checkouts. O prazo é até dezembro deste ano e as exigências são referentes ao ambiente físico do trabalho – condições de iluminação, ruído, conforto térmico, assim como a proteção contra outros fatores de risco químico e físico.

 

As condições de trabalho das operadoras dos checkouts também estão na lista de revisão. E isso inclui a proteção contra correntes de ar, vento ou grandes variações climáticas. O uso de superfícies opacas que evitem reflexos incômodos no campo visual do trabalhador e posicionamento das balanças, por exemplo, são fatores que serão avaliados.

 

A redução de acidentes, diminuição de absenteísmo, aumento da qualidade na prestação do serviço e da produtividade são alguns dos fatores que a exigência de adequação leva em consideração.

 

“São alterações fundamentais que reduzirão de forma significativa os problemas de saúde do trabalhador e darão maior segurança na execução das atividades. Lesão por esforço repetitivo, por exemplo, é o grande vilão. Detalhes como o posicionamento da balança na parte frontal do caixa podem reduzir problemas na coluna e, consequentemente, diminuir o número de faltas no trabalho e de afastamentos por problemas de saúde”, explica Márcio Aldecoa, da LIFE PQV, empresa especializada na avaliação ergonômica de postos de trabalhos

 

Fonte: Portal Fator Brasil