Tendências de Design para 2015

2015 começou: o pessoal que trabalha com criação de logo, antenado que é, já está  de olho nas tendências de design para este ano. Para ajudar a desvendar os caminhos por onde o design deve andar no ano, preparamos este post com cinco das tendências mais fortes que estão aparecendo nos principais veículos de comunicação comerciais e também em logos e sites de grandes empresas.

Ler este artigo deve facilitar a vida de designers que pretendem renovar a própria identidade visual neste ano (já que é importante se mostrar por dentro do que rola no mercado para conseguir trabalho) e também daqueles que pretendem repaginar os sites e logotipos de seus clientes. Há tendências novas e outras que estão se consolidando. Confira a seguir.

Flat design

Já conhecido pelos designers que estudaram o mobile em 2014, o flat design é uma tendência que deve continuar crescendo e se desenvolvendo cada vez mais no mundo todo. Isso porque nele vale a máxima de que “menos é mais”. No flat design são utilizadas paletas de cores mais simples, mas, mais que isso, preza-se pela simplicidade como um todo. Nessa tendência você encontrará cada vez menos volume, sombra, elementos e bordas. Ótimo para a criação de ícones e logos – e vai muito bem com a próxima tendência que separamos, o card design.

Card design ou Design com Cartões

O design com cartões está bombando cada vez mais: é só acessar grandes sites como Pinterest para entender do que a gente está falando – ou acessar o menu Iniciar do Windows 8. Em conjunto com o Flat Design, o card design é uma grande tendência a ser seguida em 2015. O modelo vai demorar para se esgotar e traz um ar de jovialidade tanto para websites quanto para marcas.

Ênfase na tipografia

Já está começando a aparecer. A tendência é tão forte que uma rede social criada especialmente para os amantes da tipografia está crescendo exponencialmente (Fontli). Com as fontes ficando cada vez mais acessíveis e até gratuitas, no caso das do Google, vale a pena pensar em investir na criação de logotipos a partir de letras e números de diferentes formatos e em tamanhos “GG”.

Ghost button

Começando a se tornar popular, o “botão fantasma” tem aparecido bastante na interface de websites bacanas. Caracterizado por ter o mesmo fundo de onde ele está, o botão se destaca apenas pelas bordas finas. Pode ser aproveitado por designers que trabalharão neste ano com criação de logo, pois é sinônimo de design inteligente e até mesmo chique, além de ter um visual “clean”.

Storytelling aplicado ao design

Algo que fez muito sucesso na publicidade de modo geral em 2014, deve se consolidar também no design em 2015. O storytelling é a arte de contar uma história de determinada maneira, fazendo com que a peça tenha começo, meio e fim. No caso da publicidade, tem sido muito utilizado em vídeos, mas também em anúncios de veículos impressos; também está sendo aplicado cada vez mais ao entretenimento, já que o “contar história” prende a atenção do telespectador; no design, o storytelling está sendo muito utilizado em websites e infográficos como maneira de prender a atenção do internauta/leitor.

E você? Tem alguma tendência em design para este ano que deseja compartilhar com a gente? Nossa seleção foi útil? Conte para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *