Conheça algumas vantagens de ter uma microempresa

Por Conube Contabilidade Online *

Muitos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio, sair da informalidade, mas não o fazem por pensar que os tributos serão elevados e que impedirão a lucratividade. Bem, quem pensa desta forma está cometendo um grave engano! Desde 2006, a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte vem beneficiando quem tem esse tipo de empreendimento ao oferecer condições diferenciadas que favorecem o negócio. Neste post, você irá conhecer as vantagens de ter uma microempresa.

O que é uma microempresa?

De acordo com o site da Receita Federal, toda pessoa jurídica que tenha receita bruta anual com valor igual ou inferior a R$ 360.000,00 é considerada microempresa e se beneficia dos efeitos do regime tributário intitulado Simples Nacional. Tal forma de recolhimento de impostos simplifica e unifica o processo ao determinar a aplicação progressiva de percentuais que incidem somente sobre a receita bruta.

vantagens microempresa

Quais são as vantagens de se ter uma microempresa?

Fotógrafos, jornalistas, advogados, programadores, designers, dentre outros microempresários, devem buscar e conhecer as vantagens de se ter uma microempresa para que as suas prestações de serviço estejam sempre regularizadas e dentro da lei. Dentre todos os benefícios, destacamos quatro. Conheça-os!

1. Nada de burocracia

Todo empreendedor que deseja abrir uma microempresa pode ficar tranquilo em relação à burocracia, pois tanto o processo de abertura do negócio quanto do recolhimento de tributos são muito mais simples do que aqueles relacionados às organizações de grande porte. Existe o já citado Simples Nacional, que oferece um tratamento diferenciado em relação aos impostos pagos, que são unificados em uma única arrecadação (tributos federais, municipais e estaduais).

Veja também: Quando vale a pena migrar a empresa para o Simples?

2. Processos administrativos simplificados

Outro benefício das microempresas se refere aos processos administrativos, que tem vantagens que agilizam as atividades e oferecem redução de custos operacionais. Dentre elas, há a dispensa de se comunicar férias coletivas ao Ministério do Trabalho e Emprego e não há a necessidade de anotação de horários de entrada e saída dos funcionários, além de outras facilidades trabalhistas e previdenciárias.

3. Vantagens em licitações

A grande dificuldade das microempresas em participar de processos licitatórios era a de que a desigualdade da concorrência é enorme em relação às empresas de grande porte. Porém, agora não é mais. O Ministério Público garante vários benefícios a esse tipo de empreendimento, como, por exemplo, uma lei que garante um tipo de “empate virtual” caso o valor da proposta feita pela microempresa seja de 5% a 10% mais cara que as demais empresas.

4. Praticidade na tomada de decisão

Uma microempresa tem uma estrutura interna muito menor do que a de uma grande organização e isso é vantajoso porque propicia a identificação de falhas, mudança de estratégias e novos posicionamentos comerciais, ainda mais em momentos de crise. Há também o benefício de que nesse tipo de empreendimento o envolvimento dos colaboradores é muito maior, já que todos eles têm contato com todos os processos organizacionais.

E aí? Gostou de conhecer as vantagens em ter uma micro empresa? Está mais animado para abrir a sua e desfrutas dos benefícios que mencionamos acima? Conte com o Conube neste processo! E se precisar criar uma Identidade Visual bem bacana e criativa para valorizar o seu negócio, acesse a We Do Logos! O maior site de design gráfico da América Latina tem mais de 80.000 profissionais prontos para criar Logo, Cartão de Visita, Papelaria, e muito mais para o seu negócio!

* A Conube Contabilidade Online é voltada para prestadores de serviços e vem se tornando uma das referências do setor no Brasil. Através da plataforma, o usuário pode emitir notas fiscais eletrônicas, cadastrar seus tomadores de serviço, controlar sua timeline de atividades, calendário para pagamento de impostos, tudo com o suporte de experientes contadores.