WordPress: o que mudar para criar um layout de site ideal

O WordPress é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) mais famoso do mundo. Através dele é possível criar blogs, sites e até mesmo e-commerces. No entanto, os layouts básicos oferecidos a todos os usuários nem sempre são ideais para quem quer se destacar no mundo virtual e conseguir assim, alavancar sua audiência e público.

Alguns usuários mais experientes, como os designers, conseguem realizar algumas mudanças básicas que podem deixar a página mais responsiva, com melhor acessibilidade, usabilidade, entre outros aspectos. No entanto, para realizar essas mudanças é preciso entender pelo menos o básico de códigos como PHP, CSS e HTML.

Veja mais

Como ser um freelancer de sucesso e ao mesmo tempo cuidar da saúde
Como escolher a tipografia ideal para o seu projeto
5 dicas de gestão financeira para freelancer

As principais alterações que você pode fazer no WordPress

Uma das áreas que os usuários mais gostam de mudar são os temas. Na hora de desenvolver o próprio tema é preciso trabalhar com o index.php, que está presente em todos os temas. Você pode trocar a folha de estilo principal em CSS; o modelo de comentários em PHP, assim como o arquivo de modelo de post; o arquivo de modelo de página; cabeçalho, rodapé, barra lateral, funções do seu tema, além de um loop, que nada mais é do que um modo de mostrar os posts principais de acordo com critérios únicos, como nome do autor, titulo, data, entre outros.

Ainda na mudança da aparência do layout é possível a partir de uma ferramenta já pré-definida realizar pequenas alterações que irão se tornar um grande diferencial em seu site, como: mudança de cores, links, títulos e fontes, cabeçalho, fundo, widgets, além dos menus.

Utilize plugins

No WordPress você também consegue instalar diversos plugins que permitem alterações no layout com um uso reduzido de códigos, utilizando dessa maneira uma configuração mínima na hora de realizar as suas mudanças.

Com eles, você pode instalar em sua página banners rotativos, plugins de segurança para comentários, integração com mídias sociais, otimização de SEO, pagamentos bancários, entre outros.

Personalize o cabeçalho

Na hora de fazer as modificações do cabeçalho fique atento ao menu e ao campo de pesquisa. Através deles, o internauta consegue encontrar de forma clara e objetiva tudo o que precisa.

O cabeçalho é a área mais importante de um site, por ser o primeiro local no qual os olhos dos internautas se fixam. Por isso, tenha em mente que o sistema de leitura é o mais indicado. Ele funciona da esquerda para a direita e de cima para baixo. Dessa forma, o logo pode ser usado centralizado ou no canto inferior esquerdo, próximo ao menu.

O menu, por sua vez, é o principal ponto de navegação do site, por isso é a área na qual a maioria dos usuários estão familiarizados. A sua personalização fará com que a estética da página seja ainda melhor, e é uma das áreas mais usadas quando falamos de questões responsivas.

Alterando o Campo de Pesquisa

A maioria dos usuários que visitam sua página vai até ela com um objetivo em mente, porém nem todos querem realizar essa navegação entre as páginas. Por isso, o campo de pesquisa é a ferramenta mais importante de sua personalização. A explicação é bem simples: se o usuário perde muito tempo tentando encontrar seu campo de pesquisa ou até mesmo uma postagem, ele dificilmente voltará a navegar por sua página.

Além dessas funções, você ainda consegue personalizar o layout para dispositivos móveis, imagem de fundo e até mesmo links. Vale lembrar apenas que a ferramenta básica do WordPress é muito limitada e acaba fazendo com que o Designer não consiga ter acesso a tudo o que gostaria. Mas, com essas dicas, é possível trabalhar com alterações e algumas funções bem interessantes.

Agora que você já tem estas dicas, que tem coloca-las em prática na maior plataforma de concorrência criativa? São centenas de trabalho só esperando sua participação. Se ainda não tem um cadastro na We Do Logos, corra já e garanta o seu. Participe da concorrência e boa sorte.