Flat design: o que você precisa saber sobre e sua aplicação em logos

Acompanhar as atualizações do mercado em que você trabalha é mais que fundamental. Isso consiste em estar por dentro das mais novas tecnologias, os conceitos mais recentes e o que já não se usa mais. Profissionais de design se deparam com esse tipo de desafio constantemente. As tendências para a criação de logos, banners e outras peças são muito imediatistas e pedem um aprimoramento de quem estar no mercado.

O flat design pode ser utilizado como exemplo desse processo. Há tempos que o conceito clean vem se encaixando mais em produções pelo mundo, e atualmente ele ganhou ainda mais força. A palavra Flat, traduzida para o português mostra o significado de algo plano. Com isso, o Flat Design nada mais é do que um layout mais limpo e que se encaixe em qualquer tipo de mídia.

Apesar de simples, ainda há muitas dúvidas acerca da aplicação do flat em logos. Então, saiba mais sobre como aplicar o Flat Design de maneira correta.

Aposte em representações simples para o Flat Design em logos

Com o flat design a ser trabalhado, esqueça a ideia de realismo que muitos designers gostam de dar aos seus trabalhos. Eles não são menos importantes para a criação, mas nesse caso não precisam existir. Você vai mesmo apostar sem medo no minimalismo e deixar para outro projeto as sombras e reflexos, assim como aquelas bordas chanfradas, utilização de gradientes, etc.

A ideia é facilitar a compreensão de quem observa o trabalho. Apesar de ter uma aparência mais “limpa”, é importante manter-se atento! Elementos simples não quer dizer elementos pobres e mal trabalhados. É justamente o contrário. A delicadeza no flat design é tão grande que não precisa de nada muito chamativo para funcionar.

Escolha a tipografia com cuidado

Sabendo que o conceito do flat design é o minimalismo, esqueça aquela tipografia ornamentada e cheia de produção. Você pode usar com liberdade letras mais simples, mas com uma certa ousadia. Lembre-se sempre que o segredo não é a falta de detalhes ou a ausência de elementos que vai deixar a sua logo no estilo flat. O que vai transformá-la é a capacidade de usar a ousadia que o design lhe dá, de um jeito simplificado e, principalmente, eficiente.

Dê preferência para letras que também podem ser lidas em tamanhos diversos. A coisa mais incômoda que existe para um consumidor – e você é um, então pode confirmar o que estamos dizendo – é não conseguir identificar corretamente o que tem na logo da marca que consome, quando esta está bem reduzida. Algumas ficam impossíveis até de identificar.

É justamente pela necessidade constante de logos menores que as empresas optam cada vez mais pelo flat design. Isso se dá pela popularização de aplicativos em celulares smartphones. Hoje é um grande diferencial para a empresa, quando ela oferece um app para seus consumidores. O mundo está conectado e a sua marca precisa acompanhar isso!

As cores não precisam ser um desafio

O flat design passeia entre todas as tonalidades de cores. O que mais se encontrava em divulgações era o uso constante de cores chamativas e desordenadas. Isso resultava em uma poluição visual indescritível e, convenhamos, chata. Era praticamente impossível conseguir ler de fato o que o anúncio dizia ou o que representava a logo. No final, a mensagem a ser passada ficava em segundo plano.

Esse foi um dos motivos que tornou a escolha das cores de uma logo um desafio, tanto para o empresário, como para o designer. Aprendemos que se quiséssemos chamar a atenção deveríamos colocar elementos como tal. As tendências mudaram e esse conceito foi embora. Você conseguirá trabalhar de forma brilhante uma cor nude em suas flat logos e sem aquele medo de o trabalho ficar “pobre”, pois o resultado é exatamente o contrário.

Por outro lado, quem quiser ousar com um amarelo, rosa, vermelho ou qualquer outro tom vibrante, também pode. Essas são, inclusive, utilizadas com muita frequência na modalidade.

Então eu já posso criar uma logo em Flat Design?

Se você conseguiu absorver com atenção esses três pontos, pode ter certeza que a sua flat logo sairá como desejado. O desenho precisa ser limpo, leve e discreto. As cores variam de acordo com cada empresa, mas precisam ser trabalhadas de forma inteligente, pois do contrário o flat design se transformará em um design sem atrativo. As fontes do estilo sans serif  têm prioridade na criação!

Projetando com atenção e cuidado, com certeza o resultado será magnífico! É realmente uma tendência que promete ficar por um longo tempo no comércio e vale muito a pena investir nesse tipo de trabalho. Por fim, o resultado deve ser coeso e totalmente funcional!

E você, já apostou em trabalhos com Flat Design em logos? Conte para a gente a sua experiência!

8 Comentários


  1. Eu só trampo com flatdesign, amo logos nesse estilo!


  2. Muito bom o artigo. Vou me arriscar mais nos logos.
    Ahh o termo design faltou o “er” no final.

    “tanto para o empresário, como para o design.”
    -Em: As cores não precisam ser um desafio.


  3. Olá, Franklin, tudo bom ? Já fizemos o ajuste na palavra. Agradecemos sua participação e contribuição para o nosso blog. Fique de olho que em breve terá novidades por aqui! Um abraço!


  4. Olá, Franklin, tudo bom ? Já fizemos o ajuste na palavra. Agradecemos sua participação e contribuição para o nosso blog. Fique de olho que em breve terá novidades por aqui! Um abraço!


  5. Irado, né? Fique de olho no nosso blog que terá novidades pela frente.

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