Sem ideias para melhorar o ambiente de trabalho? Arrumamos 7 para você!

Tanto os funcionários quanto os próprios CEOs das empresas são responsáveis por manter um bom ambiente e clima de trabalho.

Os proprietários ou principais gestores do negócio precisam ser os grandes mentores de um bom clima organizacional, fomentando posturas positivas e discutindo algumas ideias de como melhorar a produtividade no trabalho com um ambiente mais saudável.

Algumas mudanças simples no dia a dia podem contribuir positivamente para melhorar o clima organizacional, estabelecendo também uma base de confiança entre os colaboradores e seus gestores.

Confira algumas ideias para melhorar o ambiente de trabalho que são mais fáceis de adotar do que muita gente imagina.

Saiba mais: Produtividade pessoal: 5 dicas para fazer mais e enrolar menos

7 ideias para melhorar o ambiente de trabalho agora mesmo

1- Horários flexíveis

As empresas podem ser determinantes para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores, contribuindo para o aumento da qualidade de vida de seus funcionários.

Para isso, uma ideia é estabelecer uma grade de horários flexíveis, permitindo que possam realizar sua jornada de trabalho em períodos alternativos quando necessário.

Empresas como Google e Facebook adotam essa estratégia com grande sucesso.

2- Home office

O chamado teletrabalho não é regra nas empresas, mas é possível definir, por exemplo, um dia na semana em que o funcionário poderá cumprir suas tarefas de casa. Pode-se, inclusive, definir dias diferentes para cada colaborador, evitando que a empresa fique desfalcada em determinado dia da semana.

É claro que para algumas atividades isso é impossível, mas naquelas em que não há problema, com certeza essa medida deixará os funcionários mais motivados.

3- Programas sociais e de saúde

Incentivo à prática de exercícios físicos, como a implantação de ginásticas laborais com profissionais especializados, algumas vezes por semana ou por mês, não só contribui com a qualidade de vida dos profissionais.

Além disso, também cria um ambiente de trabalho mais descontraído, facilitando a socialização entre os funcionários.

Experimente essa ideia.

4- Ouça seus colaboradores

Estimular a excelência nos funcionários é muito diferente de criar metas intangíveis e padrões rígidos.

É importante, como gestor, estar aberto às novidades, sejam ideias ou processos. Os colaboradores gostam de ter suas ideias e reivindicações escutadas e avaliadas, mesmo que não possam ser implantadas.

Fazer com que cada colaborador sinta-se um membro importante da equipe é uma das formas mais efetivas de estimular o seu desempenho.

5- Espaço agradável e descontração

Estabeleça um local da empresa para que os colaboradores possam descansar ou se distrair da rotina, no horário de almoço ou enquanto tomam um café da tarde.

Coloque pufs, sofás, televisão, enfim, o que mais combina com o estilo dos funcionários. Antes de criar o ambiente, vale pedir a sugestão dos colaboradores para acertar na escolha dos apetrechos.

Mais uma vez, trata-se de uma prática famosa em empresas como Google e facebook.

6- Equipamentos adequados

Ter por perto todos os equipamentos necessários para a realização das tarefas, com certeza, é essencial para manter um bom ambiente de trabalho.

É importante que os colaboradores possam ter suas solicitações de equipamentos atendidas para garantir que seu trabalho seja realizado. Garantir a manutenção de computadores, internet, a disponibilização de itens de papelaria, dentre outras ferramentas, é essencial para tornar o dia a dia dos funcionários mais tranquilo e garantir sua produtividade.

As ideias para melhorar o ambiente de trabalho, porém, podem também surgir diretamente dos próprios funcionários. Decorações de mesas ou salas tornam o ambiente mais aconchegante e confortável.

E sentir-se bem no local em que se passa grande parte do dia é fundamental.

Confira outras ideias para melhorar o ambiente de trabalho com equipamentos adequados:

Conforto é fundamental

Para quem passa horas sentado, ter cadeiras confortáveis é fundamental para garantir uma postura adequada e evitar dores musculares. Levantar-se e caminhar um pouco também contribui para tornar o dia e a posição menos cansativos.

Organização da mesas

Pode parecer um detalhe supérfluo, mas ter pastas, porta-canetas, gavetas e um local adequado para guardar seus pertences, como bolsas e blusas, também é uma forma de aumentar a qualidade do ambiente de trabalho e evitar conflitos desnecessários.

Os espaços individuais para os colaboradores estão se tornando cada vez mais enxutos, por isso, manter mesas e salas organizados é fundamental para a boa convivência.

Veja também: 10 dicas práticas para melhorar a produtividade no trabalho

7- Administre os conflitos

Por último, ter ideias para melhorar o ambiente de trabalho consiste também em determinar as melhores formas de administrar os conflitos que, com certeza, surgem em uma rotina empresarial.

Incentivar o trabalho em equipe é uma das maneiras mais efetivas de reduzir as chances de criar um ambiente hostil propenso à rivalidades entre os colaboradores. É papel dos gestores é estimular os relacionamentos saudáveis entre os funcionários e estabelecer um laço de confiança entre eles e as lideranças.

Intervir em desentendimentos para reestabelecer a pacificidade entre funcionários é extremamente importante. Quando existem conflitos mais sérios é importante ouvir todas as partes e não expor nenhum dos colaboradores, evitando que a situação se torne um problema ainda maior.

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