6 fatores que você deve pensar na criação do nome da sua empresa

Criar uma empresa é um processo que exige atenção em diferentes fatores. O mercado está em constante evolução, o que leva as empresas a procurarem destaque para as suas marcas, seguindo as tendências de mercado para que não fiquem esquecidas. Existem diversas estratégias para consolidar uma marca no mercado, e a criação de nome para empresa é uma delas.

Criar o nome da sua empresa é de longe uma tarefa simples e que pode trazer muitos questionamentos. Como escolher um nome original, no meio de tantas empresas, por exemplo? O que o nome de uma empresa deve comunicar sobre ela? Como criar um nome impactante para sua empresa que a diferencie no mercado?

Segundo a Serasa Experian, o número de empresas no Brasil, em 2017, chegou à marca de 2 milhões. Já pensou em como a criação de nome para empresa pode ser de ajuda para destacar o seu negócio no meio de tantos outros?

É preciso apenas considerar alguns detalhes importantes, que vão ajudar a construir a ideia do que é o seu negócio, resumidos em um único nome, que pode ser bem aceito entre o seu público e ganhar destaque. Ainda ficou complexo? Vamos com calma!
Separamos seis dicas para a criação de um nome para a sua empresa. Confere lá e boa leitura!

 

A importância de um nome para a sua empresa

Antes de passar nossas dicas, vamos falar um pouco sobre o que um nome representa para a sua empresa. Ao nomear sua empresa você está começando a definir como ela será identificada no mercado. Como ela será reconhecida, lembrada pelos clientes e isso será associado à reputação do seu serviço ou produto.

A relação do nome com a trajetória da empresa é muito importante. Na hora de nomear uma empresa, existe um erro comum de associar a outros negócios que deram certo, tentando se aproximar de uma ideia já consolidada por outra empresa. Isso pode passar uma ideia errada ao consumidor, remetendo a plágio ou uma versão “simplificada” de outro negócio. E você não quer ser lembrado pela sombra de outra empresa, não é mesmo?

Por isso, é necessário fazer da escolha do nome um verdadeiro processo de criação. Tudo bem analisar os nomes de outras empresas, mas use apenas como inspiração e não como um pontapé inicial. Use da sua criatividade e compartilhe suas ideias com a equipe, siga o ditado de “quebrar a cabeça” pensando, para fazer todo o esforço valer a pena. Agora sim, vamos às dicas!

 

Dica 1: Permaneça fiel ao seu objetivo

Esta dica reforça o conselho de manter o nome da sua empresa relacionado à história do seu negócio. A hora da criação é o momento de considerar toda a sua trajetória, desde as primeiras ideias até a elaboração do protótipo do seu produto ou serviço. Nesta etapa do processo podem aparecer alguns detalhes que vão te ajudar a escolher o nome que vai “traduzir” o seu negócio.

Outra característica importante é relacionar a escolha do nome da empresa com o resultado que deseja alcançar. Considerar aquilo que deseja entregar para o cliente, e de que forma sua solução vai ser útil para o mercado, pode te levar a um nome que identifique a sua atuação a curto, médio e longo prazo no mercado.

Os seus clientes também são uma boa fonte de inspiração para o nome da sua empresa. Afinal, seu crescimento depende de conquistar sua clientela, não é mesmo? Considere seu público alvo no processo de criação do nome da sua empresa e entenda como agradar e atrair o seu público através do nome criado..

 

Dica 2: Um brainstorming é essencial

Caso ainda não saiba como conduzir um brainstorming, o momento da criação do nome para a sua empresa pode ser essencial para aprender. Esta técnica consiste em reunir diversas informações, coletadas a partir de pesquisa e criar novas conexões e ideias entre essas informações, até chegar ao conceito principal.

A Persona

No caso de criar um nome para a sua empresa, o brainstorming precisa conter os segmentos de atuação do seu negócio. O primeiro deles pode ser a persona ou seu cliente ideal e a compreensão das principais características comportamentais do seu público. Com uma persona bem estruturada, é possível se aproximar ainda mais de um nome que pode agradar o cliente.

O Produto

Este é outro fator que precisa estar no brainstorming de criação. Suas características detalhadas podem revelar os diferenciais, as principais funções e a utilidade do seu produto ou serviço. Estes detalhes também contribuem para criação do nome, que pode definir a sua empresa em um segmento específico e criar uma marca forte.

Outras empresas

A concorrência também pode ser uma aliada na hora de realizar o seu brainstorming. Como inspiração, busque analisar de que forma o nome da empresa concorrente indica o objetivo ou funcionalidade do produto ou serviço que ela vende. Isso pode te ajudar a estabelecer uma relação do seu nome com o seu produto ou serviço também.

O Público Alvo

Já destacamos a importância do seu público na criação do nome e, certamente, ele não deve ficar de fora do seu brainstorming. Considere o principal tipo de consumo do seu público, o que ele espera do mercado e quais são as suas críticas de outras empresas do ramo. Isso pode ajudar a identificar o diferencial que o seu nome precisa.

Veja aqui mais dicas práticas de como fazer um Brainstorming eficiente com seu time!

Dica 3: Pense fora da caixa

Para garantir um destaque no mercado, a criação do nome para sua empresa precisa permitir espaço para a originalidade. É importante considerar aquilo que já se encontra no mercado, mas também é necessário ficar atento às ideias pouco exploradas.

O diferencial do nome da sua empresa pode estar na inovação que o seu segmento precisa. Conheça as tendências, pesquise quais são as novidades do mercado e, principalmente, o que o seu público está achando disso tudo.

Para considerar diferentes opiniões, monte uma equipe para o processo criativo. Isso favorece a criatividade e permite explorar diferentes perspectivas, aumentando as chances de construir um nome ainda mais fiel à empresa.

Na hora de garantir a originalidade, pesquise se o nome escolhido não está sendo usado por outras empresas. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) é um órgão que regula as propriedades industriais e pode oferecer as informações necessárias quanto aos nomes registrados. Crie também um domínio online para sua empresa e garanta o espaço da sua empresa onde as estratégias de propaganda podem se exploradas infinitamente e trazer resultados incríveis.

Clique aqui e conheça agora nossa ferramenta para realizar a busca INPI. Verifique se o nome que você criou está livre para registro e se o domínio está disponível para ser usado.

 

Conclusão

Afinal, a escolha de um nome para a sua empresa nada mais é do que uma estratégia de marketing, que garante que uma ideia central represente todo o seu negócio e o diferencie no mercado.

Sendo assim, reúna sua equipe e dedique algum tempo na criação do nome para sua empresa. Leve também com você essas dicas que apresentamos neste artigo para que seu brainstorming seja produtivo e renda excelentes e criativas sugestões de nome para o seu negócio.

Clique aqui e conheça também a nossa Máquina de Nomes, uma ferramenta gratuita que disponibilizamos para te auxiliar na criação de nome para sua empresa. Além de apresentar as diversas sugestões de nome, também já informa os resultados da consulta no INPI e da disponibilidade do domínio.

Os especialistas em desenvolvimento de negócios da WeDoLogos sempre esclarecem para nossos clientes que a criação de nome para empresa é um dos principais pilares para a construção de uma marca forte e sólida. Por isso essa etapa merece cuidado e atenção, de preferência profissionais, para garantir que os objetivos do negócio estejam bem representados ali.

Prefere realizar a criação do nome da sua empresa com profissionais, especialistas em criação de marcas, com mais de 50.000 empresas atendidas? Então clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Comece agora a criar uma marca forte para o seu negócio!