7 dicas de nomes para empresa: como escolher, o que evitar?

Saber como elaborar um nome para empresa serve basicamente para diferenciá-lá da concorrência, ajudar a construir identidade de marca e conectá-lo com o consumidor. E se você precisa de dicas de nomes para empresa, este post é para você!

Por isso, antes de sair divulgando sua marca por ai, é importante verificar se ela está de acordo com especificações e regras do mercado.

Ter dedicação, tempo e pensar bem antes de elaborar um nome para empresa são fatores determinantes para chamar atenção e alcançar sucesso.

Leve em consideração que a sua empresa começa a escrever a própria história a partir do nome e que este será repetido milhares de vezes para e por clientes, parceiros e empregados todos os dias.

Confira, a seguir, 7 dicas de nomes para empresa que vão te ajudar na hora de escolher a melhor denominação!

16 - eBook-Como-criar-nome-ideal-para-negocio-CTABlog

Saiba mais: Como escolher nome para empresa: 3 obrigações e 9 proibições

7 dicas de nomes para empresa: use e abuse!

1- Faça um bom planejamento

Antes de entender como elaborar um nome para empresa é importante estruturar toda a empresa, definir o plano de negócios, determinar ações e fazer um ótimo planejamento, levantamento de dados e análise de mercado é o ideal para ser assertivo.

Contratar um profissional de marketing para ajudar no processo criativo é uma das melhores dicas de nomes para empresa.

Pense também no posicionamento que a empresa quer ter no mercado e lembre-se que o nome da marca é um identificador fundamental para o consumidor e que por isso merece estudo e reflexão.

2- Tenha certeza de quem você é

Todo empreendedor que busca sucesso deve ter os objetivos da empresa muito bem definidos.

Quando criou o plano de negócios o que exatamente você tinha em mente? Vender roupas, promover encontros ou gerar boas experiências de vida, por exemplo?

Com base nisso defina exatamente quem a empresa é e qual o valor você quer ter para o consumidor, assim saberá exatamente onde quer chegar e o que quer se tornar.

3- Converse com seu público

Ao fazer o planejamento você sabe exatamente qual é o público-alvo e quais são as soluções que esse consumidor busca, certo?

Use isso a seu favor e apresente as opções de nome para empresa à eles em um focus group qualitativo, por exemplo.

Você poderá observar na prática como o cliente pronuncia o nome, qual o entendimento dele sobre o serviço que a empresa oferece, se ele vê o nome escolhido de forma positiva, entre outras vantagens.

Confira: Como criar um nome para blog que bombe na internet?

4- Seja diferente

Em meio à tantas informações e novidades nesse mundo digital, é comum que o consumidor não preste atenção em marcas com nomes de baixo destaque. Mesmo concorrendo com 18 milhões de empresas,  você pode ter um que chame atenção levando em consideração algumas características do seu negócio, como:

  • Segmento: Aqui você pode usar termos que sejam relacionados ao seu tipo de negócio para caracterizá-lo. Ex: iFood, aplicativo que permite ao usuário fazer pedido de comida em restaurantes e lanchonetes de todo o país.
  • Região: Geralmente negócios locais se encaixam na estratégia por fazerem parte de um mercado específico, o que permite incluir a região ao nome. Exemplo: O Hotel & Resort Costão do Santinho fica localizado na Praia do Santinho, em Florianópolis/SC.
  • Público: Aqui o foco passa a ser o público-alvo, seus desejos e preferências de laser e compra. Ex: O e-commerce especializado em enviar produtos de beleza mensalmente aos consumidores levou o nome de The Beauty Box.
  • Produto: Nesse modelo você já pode ir direto ao ponto mostrando a ideia exata ou produto do seu negócio através de branding, facilitando a compreensão do consumidor. Ex: A loja de itens para reformar e construir cozinhas, banheiros e áreas externas que se chama Casas da Água;
  • Inovação: Ideal para quem está lançando serviços e produtos inovadores e quer um nome forte, de impacto. Exemplos: Facebook e Instagram, duas das redes sociais de maior sucesso no mundo.

5- Evite nomes longos e repetitivos

Nomes longos e difíceis de serem pronunciados ou escritos são capazes de gerar grandes inconveniências entre marca, consumidor e distribuidor, pois geram estranheza, medo e insegurança.

E essa é uma das dicas de nomes para empresa que muitos esquecem: Já pensou estar numa reunião e perceber que um dos seus fornecedores tem medo de pronunciar o nome da empresa da maneira incorreta?

Outra atitude que pode dar muita confusão na mente do consumidor é escolher um nome que seja similar ao do concorrente. Sem contar que, se a concorrência se sentir prejudicada ou imitada de alguma forma com a semelhança, ela tem o direito de entrar com uma ação judicial contra a sua empresa.

Info 01 - Infog - A jornada de uma marca de sucesso - CTABlog2

Veja também: Aprenda como escolher uma boa empresa que cria logomarca

6- Prime pela simplicidade

Nomes e siglas curtas também são ótimas opções para ser certeiro na escolha. Elas são fáceis de memorizar, simples de falar, podem ser escritas em qualquer lugar e facilitam a aplicabilidade do logotipo.

Um jeito simples de criar nomes curtos é usar as iniciais do produto, nome dos sócios ou do serviço oferecido.

Lembre-se que mesmo que o nome escolhido seja longo, você pode criar uma marca que use siglas, como a P&G (Procter & Gamble) e a GM (General Motors), por exemplo.

7- Analise sites que geram nome para empresa

Nós já trouxemos sugestões de nomes para empresas, mas para dar mais uma ajuda, existem alguns sites que são especializados em como elaborar um nome para empresa de forma automática.

Lembre que mesmo que as opções não sejam das mais agradáveis, você pode usá-las como referência para criar outras sugestões até chegar no nome ideal.

  1. Gerador de Nomes: clique no botão para conferir as ideias. Permite criar quantas sugestões você desejar, inclusive opções aleatórias que poderão ser úteis no brainstorm;
  2. Nome.me: ajuda com ideias para o nome da empresa, assim como dos produtos e serviços oferecidos. Permite pesquisar a origem de determinadas palavras e verificar a disponibilidade do termo escolhido;
  3. Novo Negócio: de acordo com o segmento do público, gera diversas ideias para nomes com apenas um clique. Além de trazer dicas, da ideias de nomes para empresas de roupas, beleza, informática e tecnologia;
  4. Nomes para empresas: mostra opções de nomes aleatórios de acordo com os tempos e também verifica a disponibilidade do nome para registro do domínio do site da empresa.

Agora que você sabe todas as dicas de nomes para empresa, quais regras seguir e quais erros evitar na hora de escolher o nome para sua marca, que tal elaborar o nome de sua empresa agora mesmo, com ajuda da We Do Logos?

CTA05-Blog2016-600x200px-Nome-Zappin

Veja algumas boas razões que estão atraindo cada vez mais empresários para esta solução na hora de criar materiais de comunicação e marketing com preço justo, agilidade e qualidade:

We Do Logos

Creditos da imagem: shutterstock