Dicas para criar nomes criativos para empresas

Se você está procurando nomes criativos para empresas é porque tem um negócio que quer abrir em mente e quer dar um nome adequado a ele.

Realmente se você der um nome para sua empresa que transmita exatamente o que ela faz e, além disso, seu público gostar dele e achar o nome legal, você já estará saindo na frente dos concorrentes.

Antes de te passar os seis passos para criar um nome criativo para empresa, achamos melhor relembrar primeiro alguns conceitos, esclarecer exatamente quais são as funções do nome e que erros você deve evitar ao inventar um. Separamos um alista com essas dicas de nomes de empresa, dê uma olhada!

Vamos lá?

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Conheça as melhores dicas para criar nomes criativos para a sua empresa!

Dicas de nomes de empresas

Quais as principais funções do nome da empresa?

  • Bom, a primeira só poderia ser: identificar sua empresa, seus produtos ou serviços.
  • E a segunda, vamos combinar que parece um pouco óbvia também: diferenciar-se dos concorrentes. Mas diferenciar-se não é apenas mostrar que você é outra empresa, é preciso mostrar que você é melhor em algo!
  • Passar o posicionamento de sua empresa.
  • Sem nome não tem como divulgar sua marca.
  • Facilitar a lembrança de seu negócio.
  • Fazer o público se identificar com sua marca por meio de um nome que “fala a língua” dele.
  • Agregar valores intangíveis à sua marca.

Bom, agora que você relembrou algumas das funções do nome, vamos passar uma lista de erros comuns cometidos ao se tentar criar nomes criativos para empresas.

Dicas de nomes para empresas, o que evitar:

  • Nomes longos.
  • Nomes estrangeiros.
  • Nomes de difícil pronúncia.
  • Nomes complexos e difíceis de entender seu significado.
  • Nomes inspirados no gosto pessoal.
  • Nomes parecidos com de concorrentes.
  • Nomes parecidos com o de marcas famosas, mesmo que de outros seguimentos.
  • Nomes de dupla interpretação e de significado ambíguo.
  • Nomes que em outras línguas tem um significado inapropriado.
  • Esquecer de registrar o nome no INPI.
  • Esquecer de criar o domínio de sua empresa na internet.

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Saiba mais: Como registrar uma marca: 5 passos para proteger seu negócio

Te passamos 2 tipos de dicas de nomes para empresas: que funções devem cumprir e que erros evitar. Agora, vamos ver como criar esses nomes para que atendam todas essas dicas?

6 passos para criar nomes criativos para empresas

1- Conheça tudo sobre seu público

Falamos em criar identificação com seus clientes. Como fazer isso se você não conhece plenamente seu público-alvo?

É preciso conhecer seu perfil demográfico, dados como idade, sexo, profissão, onde moram, quantos filhos tem (se tem), classe social e outros dados como estes. E, talvez mais importante do que este, conhecer o perfil psicográfico e comportamental de seus clientes: quais seus valores, o que gostam de fazer, que blogueiros seguem, que livros leem, em quem votam, quem são seus ídolos e influenciadores, que tipo de músicas ouvem, quais seus hobbies e outras informações que o ajudarão a conquistá-los.

2- Defina claramente seu diferencial

Todo mundo que abre uma empresa ou ocupa um cargo na área de marketing fala muito em diferencial competitivo. No final, o conceito muitas vezes se perde em meio a reuniões e relatórios. Entenda o seguinte: diferencial competitivo é alguma coisa que sua empresa faz melhor que a concorrência e que, por isso, atrai seu público. É o motivo que faz seus clientes comprarem de você e não dos outros. Se for possível passar isso no nome de sua empresa, pode ser legal para o seu negócio.

3- Deixe claro seu posicionamento

O nome é muito importante para transparecer o posicionamento de sua empresa para o público. Posicionamento é o lugar que você quer que sua empresa ocupe nos corações e mentes de seus clientes. Posicionar corretamente uma empresa é deixar bem clara a sua oferta: quais benefícios as pessoas usufruem ao adquirirem seus produtos e serviços.

4- Pesquise a concorrência

Para não imitar ninguém sem querer, é importante pesquisar o que seus concorrentes estão fazendo. Para se diferenciar, a mesma coisa: imagine que você percebe que tem um monte de empresas fazendo exatamente o mesmo que você. Talvez tenha que repensar sua estratégia. Por isso, fique por dentro dos movimentos dos outros competidores do mercado, que nomes usam, cores, slogans, preços e tudo mais que possa ajudá-lo a tomar as decisões corretas para conseguir criar um nome criativo para sua empresa.

5- Faça um briefing detalhado

O briefing é muito importante. É nele que você vai resumir tudo que pesquisou e definiu sobre público, diferencial, posicionamento e concorrência, assim como prazos e recursos disponíveis para a criação do nome criativo para empresa que você tanto procura!

6- Contrate um profissional

Te demos dicas de nomes de empresas e passamos este passo a passo. Mas isso é uma maneira de ajudá-lo a acompanhar o processo de criação do nome para poder avaliar as propostas apresentadas. Tentar criar o nome sozinho pode ser bastante arriscado. Contratar um profissional de comunicação é um passo importante.

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E isso não precisa ser necessariamente caro. Atualmente a internet tem disponibilizado soluções ágeis e econômicas para isso na forma de sites de concorrência criativa, como o We Do Logos, o maior da América Latina, com mais de 85 mil designers cadastrados.

Basta enviar seu pedido de nome de empresa para o site, definindo um preço (segundo critérios mínimos). Em aproximadamente 24 horas, você estará recebendo dezenas de sugestões de nomes para analisar, pedir ajustes e escolher o mais criativo para sua empresa.

Em pouco tempo você terá à sua disposição o nome para sua empresa. E mais: você pode pagar em 10 vezes no cartão. E caso não goste de nenhuma das sugestões enviadas, pode pedir reembolso de seu investimento!

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