Como ter boas ideias de nome para empresas

Ter boas ideias de nome para empresas não é tarefa fácil. O processo pode ser tão complexo que algumas consultorias cobram uma pequena fortuna para desenvolver uma marca vencedora para seus clientes.

Se você está passando por este processo agora, lembre-se: o nome é a marca do seu negócio. Uma empresa pode mudar o logo, o símbolo e o design de seus produtos, mas raramente irá mudar de nome.

Inspire-se com as nossas 30 incríveis sugestões de nomes diferentes para empresas.

ideias de nome para empresas

Como ter boas ideias de nome para empresas e o que o nome diz sobre seu negócio

Qualcomm é a soma de quality e communication; Verizon lembra horizon; Viagra, viril e aggressive; Intel, Intelligent e Electronics.

Os nomes também podem ser referenciais que homenageiam fundadores como Nestlé, Ford, ou cidades de origem como Evian; acrônimos como IBM, 3M, EMI; funcionais como General Motors, British Petroleum; inventados como Google, Exxon; experimentais como Fidelity para uma empresa de investimentos ou Land Rover para um veículo 4 X 4; e, ainda, evocativos como Jaguar, Mach3 (uma referência à velocidade).

Mostre o que você faz

Uma das regras de ouro para escolher um nome de sucesso para sua empresa é associar seu nome à sua atividade principal e, ao mesmo tempo, diferenciá-la dos concorrentes que atuam no mesmo ramo. E uma boa maneira de fazer isso é ressaltando os diferenciais.

 

Para ajudar você, veja também mais 6 dicas de como escolher um nome de uma empresa.

 

Acrescente os valores da empresa ao nome

Para se destacar dos concorrentes pegue a Missão, a Visão e o Valores da sua empresa (eles não foram feitos apenas para enfeitar seu site) e resuma em poucas palavras. Inclua também os diferenciais da empresa e suas inovações de produto, processo e inovação (se não sabe o que é isso consulte um especialista em marketing com urgência).

Faça um benchmarking

Pesquise empresas, de outros ramos, que tem os valores parecidos com o seu. Mas não é para copiar. Identifique o padrão. Veja quais estratégias que essas empresas usam para ressaltar suas atividades e seus diferenciais. Perceba como empresas quem tem a seriedade e profissionalismo como valores gostam de usar nomes próprios ou acrônimos. E empresas que buscam a inovação tem nomes exóticos de plantas, animais e objetos. Se inspire nesses padrões para criar nomes de empresa.

Quer mais dicas? Consulte aqui todas as postagens do blog sobre esse assunto! 

O homem que diz sou, não é

Existe uma frase de Vinicius de Moraes em Canto de Ossanha que diz “O homem que diz “sou”, não é! Porque quem é mesmo é “não sou””. Essa frase pode parecer confusa e pouco relacionada com o assunto, mas é uma dica importantíssima para criar nomes de empresa verdadeiramente único.

Se o diferencial da sua empresa é a qualidade, não chame sua empresa de “quality”, afinal, quem diz “sou”, não é. Então não diga, seja. Como a Nike que para transmitir a busca pela vitória para os atletas que usam seus equipamentos, ao invés de se chamar “victory” ou “winning”, deu seu nome o mesmo da deusa grega da vitória, Nice (ou nike, em inglês). Portanto escolha algo que seja ou seu diferencial, não apenas diz ser.

ideias de nome para empresas

Faça um brainstorming

O brainstorming é um recurso bem famoso no mundo a publicidade e do design, áreas que exigem muita criatividade. Então não é à toa que esse recurso está lá. O brainstorming é uma das melhores formas de se extrair a criatividade e a originalidade da mente humana. Apesar de ser muito famoso, o brainstorming raramente é aplicado da maneira correta. E olha que ele é provavelmente a melhor maneira de se ter boas ideias de nome para empresas.

Aprenda a fazer um brainstorming! Dá uma olhadinha nesse post.

Para isso é preciso ter as palavras-chave do seu negócio em mente e essa regrinha do canto de Ossanha. A partir daí é “soltar a mão”. Escreva tudo que vier a sua mente. Não precisa ter vergonha. Coloque tudo mesmo! Das palavras mais esdruxulas até as mais “nada a ver”. E escreva muito. Muito mesmo. Várias páginas. Acredite, depois de algum esforço (e muitas horas) você encontrará no meio daquele monte de baboseiras algumas ótimas palavras para representar sua empresa.

O que seu público iria gostar?

Agora pense no seu público-alvo. O que tem a ver com eles? Quais palavras estão na sua rede semântica? Tente pensar como seu cliente e ver quais das palavras que você tem eles iriam gostar mais, se identificar melhor. Uma mesma palavra pode trazer significados diferentes para pessoas diferentes. O ideal é ter uma palavra que traga o significado que você deseja para o máximo de pessoas possíveis, mas caso não seja possível, pelo menos faça questão de agradar quem serão seus compradores.

Pense simples

Outra dica importante a ser levada em consideração na hora de fazer brotar boas ideias de nome para empresas é simplificar as coisas. O que as empresas: Apple, Twitter, eBay, têm em comum, além de uma trajetória de tremendo sucesso? Poucas sílabas em seu nome. Os melhores nomes são curtos, fáceis de memorizar e pronunciar. Evite nomes muito longos ou complexos, que possam acabar confundindo seus clientes.

Um exemplo inspirador – ideias de nome para empresas

Quando os gurus da Lexicon, uma empresa de naming, viram o celular da RIM – Research in Motion – com seu teclado de pequenos botões, que lembrava sementes, imediatamente pensaram: Strawberry. No entanto, “straw” era uma sílaba que não apresentava a conotação de velocidade desejada para o produto; Blackberry foi o nome sugerido, pela associação do som do “b” com confiabilidade.

Ainda precisa de um empurrãozinho? Confira então 11 dicas top para criação de nome para empresa.

Não esqueça de verificar a disponibilidade do nome

Tenha opções finais de nomes, uns 4 ou 5, afinal, você precisa agora verificar quais ainda podem ser usados. Visite sites nacionais e estrangeiros de registro de domínios para verificar se já não existe na internet um endereço com o futuro nome do seu negócio, afinal, você pode querer expandir seus negócios para o exterior em algum momento. Verificar o registro vai ser uma boa maneira de eliminar ideias de nome para empresas e garantir que você terá somente nomes possíveis.

Se o domínio já foi registrado, quer dizer que alguém provavelmente chegou antes que você, tanto no mundo real quanto no virtual. Se o endereço estiver disponível, parta então para uma busca no bando de marcas do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual).

Caso a marca esteja disponível para registro, faça logo o processo. Muitas empresas vão deixando isso de lado e depois acabam tendo um prejuízo enorme. Não caia nessa armadilha. Abaixo, você tem acesso ao aplicativo realizado pela We Do Logos para verificar a disponibilidade um nome no INPI. Faça já sua consulta:

ideias de nome para empresas

O maior site de concorrência criativa da América Latina!

Agora, que tal criar nomes para empresas bem inspiradores para o seu negócio? Com a We Do Logos, são milhares de profissionais cadastrados e prontos para estruturar um nome forte para sua empresa.

Faça seu projeto com a gente! Essa empresa com um curto investimento recebeu 477 opções de nomes de 56 redatores participantes. Cadastre-se em menos de 24 horas já receba dezenas de propostas para análise, interaja com os profissionais e escolha o nome que mostra o conceito da sua marca!

ideia de nomes para empresas

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.