A origem de alguns nomes de empresas de sucesso

Escolher o nome de uma empresa é uma tarefa muito difícil, mas para ajudar em seu processo criativo, selecionamos algumas empresas de grande sucesso mundial e agora entenderemos como seus nomes surgiram.

nomes de empresas de sucesso

Origem do nome da empresa de sucesso: Microsoft

nomes de empresas de sucesso

Apesar de ter buscado uma ideia menos “criativa” do que os seus eternos concorrentes da Apple, Bill Gates também conseguiu criar uma marca de sucesso – com um nome que ficou fixado na mente de praticamente toda a população mundial.
O nome da empresa vem da junção de duas palavras: “Microcomputer” e “Software”. Dessa forma, Microsoft diz, mesmo que indiretamente, qual a principal atividade praticada.

Origem do nome da empresa de sucesso: Yahoo!

nomes de empresas de sucesso

Ao contrário do que se imagina o nome da empresa não veio da expressão “Yahoo” que pode significar uma exclamação verbal de aventura ou alegria. Os fundadores Jerry Yang e David Filo escolheram a palavra por causa de sua definição literária, mais precisamente do livro de Jonathan Swift “As viagens de Gulliver”. Segundo a história, os “Yahoos” eram espécies de criaturas selvagens.

Origem do nome da empresa de sucesso: Nokia

nomes de empresas de sucesso

Se você procurar no Google Maps por uma cidade chamada Nokia, vai acabar achando na Finlândia, país no qual surgiu uma das mais famosas e importantes fabricantes de equipamentos eletrônicos (em especial, celulares).
Sim, a empresa em questão é a Nokia. A companhia, fundada em 1965 por Frederik Idestam, recebeu esse nome para que a pequena cidade finlandesa saísse do anonimato e ficasse mundialmente famosa. Bem, parece que o objetivo foi alcançado.

Origem do nome da empresa de sucesso: Toshiba

nomes de empresas de sucesso

Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho, até então dois cidadãos comuns japoneses, fundaram uma empresa que hoje leva os seus respectivos nomes para todos os cantos do planeta. Com um certo “bloqueio criativo” para batizar a empresa, os dois sócios decidiram unir seus nomes e formar o nome da empresa: Toshiba. Uma solução simples e eficiente.

Origem do nome da empresa de sucesso: Google

nomes de empresas de sucesso

Para entender o nome Google é preciso conhecer um pouco de matemática. Isso porque a palavra veio de um termo matemático utilizado para expressar o número 1  seguido de 100 zeros: “Googol”.

Se a ideia era buscar algo que representasse “toneladas” de informação, o primeiro passo já tinha sido dado . Todavia, a variação dessa palavra (a marca conhecida como Google) surgiu, segundo boatos, de um simples erro de digitação na hora em que foram buscar pelo domínio desejado.

Já outras pessoas afirmam que os fundadores da empresa não contaram com o “acaso” e simplesmente quiseram brincar com a palavra “Googol”, encontrando assim, a alternativa: Google.

Origem do nome da empresa de sucesso: Apple

nomes de empresas de sucesso

Existem duas histórias para o nome escolhido. A primeira conta que, um dia, enquanto os fundadores da empresa viajavam por uma estrada, Steve Jobs virou para Steven Wozniak e falou: “Eu tenho um nome para a companhia: Apple”.
Já na segunda versão, essa um pouco mais elaborada, os dois não escolheram o nome à toa.

Apple começa com a letra ‘A’ e isso faz com que ela apareça na frente da maioria das marcas concorrentes em uma lista alfabeticamente ordenada. Além disso, frutas passam uma imagem de vida saudável. Com a escolha da maçã, Jobs e Wozniak queriam dizer às pessoas que a utilização de computadores é algo que não prejudica a saúde.

E porque todos os produtos trazem um “i” em seu nome? A ideia é passar, de forma minimalista e elegante, a postura da empresa: aparelhos criados para usuários pessoais (“i” de individual) e com total acessibilidade (“i” de internet).
empresa.

Origem do nome da empresa de sucesso: IBM

nomes de empresas de sucesso

O nome IBM é, na verdade, simples e direto: International Business Machines. Mais interessante do que a história original é outra, já desmentida pela empresa, cuja sigla IBM seria, na verdade, uma brincadeira de seus fundadores com o computador “HAL” do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Isso porque as letras que formam “HAL” são exatamente as anteriores àquelas que do nome IBM.

Origem do nome da empresa de sucesso: Twitter

nomes de empresas de sucesso

O primeiro nome escolhido para o serviço tinha sido “twitch” que, em inglês, significa algo como “estremeção” – o que lembraria a vibração do celular no seu bolso quando você recebe alguma SMS.

Apesar de ser considerada como uma boa alternativa, o termo não trazia o apelo comercial desejado pelos seus criadores. Então, vagando pelo dicionário em busca de alternativas, surgiu a ideia que permanece até hoje: Twitter.

Uma definição perfeita para pequenas quantidades de informação e, também, para pios de aves – símbolos da empresa.

Origem do nome da empresa de sucesso: Hotmail

nomes de empresas de sucesso

O nome Hotmail surgiu de brincadeiras com as palavras “hot” (quente) e “mail” (correio). Além disso, havia também a inserção das letras “HTML” em destaque. Assim, antigamente, quando você acessava o seu email, visualizava o site como “HoTMaiL” – uma forma de destacar o código de programação utilizado para se desenvolver páginas na internet.

O processo criativo de cada um acontece de forma muito interessante e esperamos que você tenha tido muitos insights para criar o seu nome de empresa de sucesso.

Veja também

nomes de empresas de sucesso

DICA IMPORTANTE!

Para definir o melhor nome e o logotipo de sua empresa de sucesso utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de um nome para sua empresa, vários redatores irão enviar propostas para seu projeto, de acordo com as suas exigências.

Você pode interagir com os redatores (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e depois de um certo tempo (de 4 a 14 dias em média), você pode escolher o nome que mais gostou para seu negócio dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!

Gostou da ideia? A We Do Logos conta com 80.000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e donos de empresa.

nomes de empresas de sucesso

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.