Nomes de empresas multinacionais: dicas para criar e exemplos criativos

Se o mercado brasileiro ficou pequeno pra você ou se a ideia da sua empresa é vender também fora do Brasil, pensar em um nome adequado é o primeiro passo para ser visto com bons olhos nesta nova etapa de negócio.

Criar nomes de empresas multinacionais é um processo estratégico, portanto o cuidado ao escolher o nome certo para uma empresa desse porte é de importância é determinante para o sucesso.

Separamos 5 dicas para ajudar na criação de nomes de empresas multinacionais. No Brasil, segundo a revista Forbes, há 30 grandes empresas nacionais que se internacionalizaram e conquistaram o mercado externo.

Ou seja, são empreendimentos que ampliaram seu mercado de vendas e aproveitam para crescer longe de seu país de origem. Todas com nomes apropriados para essa etapa da vida da empresa.

Inspiradas nessas e outras marcas, acompanhe as dicas para colocar em prática as técnicas para que sua multinacional ganhe um nome à altura do seu negócio e obtenha sucesso no mercado.

Saiba mais: Dicas para criar nomes criativos para empresas

5 dicas para criação de nomes de empresas multinacionais

1- Precisa retratar seu posicionamento

Relacionar o nome do negócio ao seu segmento no mercado é a dica número 1 para dar nomes de empresas multinacionais. A empresa de alimentos Sadia e a empresa de petróleo e gás do Brasil, Petrobras, são exemplos disso.

O nome, então, precisa retratar os diferenciais da marca. Fazer com que o cliente e o mercado tenham uma rápida compreensão da identidade e do posicionamento do empreendimento no setor em que atua.

2- Nome impactante para seu público

Nem sempre o nome de uma multinacional está relacionado à atividade do seu negócio. A Ferrari, empresa automotiva famosa por fabricar carros esportivos altamente potentes e de luxo, foi batizada com o sobrenome do dono e fundador da marca, o italiano Enzo Ferrari.

Mas por que o nome pegou? Por causa da força e da tradição dos negócios. Desde 1939, a marca, de nome Scuderia Ferrari, já patrocinava eventos de corrida e passou a fabricar os próprios carros em 1946.

O nome já era conhecido, ficou mais conhecido e marcante com o passar do tempo e se tornou sinônimo de esporte e velocidade.

Outro exemplo é a Ford, fabricante de automóveis fundada por Henry Ford, nos Estados Unidos, em 1903. A empresa implementou sua primeira instalação no Brasil em 1919, ou seja, pouco tempo após sua fundação.

Pense fora da caixa, seja uma pessoa criativa e aposte em nomes potentes. Nem sempre a atividade comercial precisa estar estampada no nome da marca. Outras características também fazem a diferença para que o nome se sobressaia:

  • Nome que se identifica com seu mercado;
  • Seja de fácil compreensão;
  • Simples e objetivo;
  • Fácil de se recordar, gerando lembrança de marca.

3- Use o storytelling

Faça um exercício para encontrar significados importantes no nome escolhido para a sua multinacional. Um nome que tem uma boa história para contar agrega importantes valores.

Wolks Vagen significa carrodo povo, pense no que isso sucitava na mente do público quando a marca foi lançada.

4- Faça diferente

Faça uma pesquisa mais profunda sobre as marcas multinacionais que existem no mercado e tente se diferenciar.

É muito importante que sua marca não se confunda com outras, com nomes parecidos, causando erros de interpretação sobre seu posicionamento.

5- Simplifique

Seja direto, objetivo e descomplicado. Criar nomes de empresas multinacionais é uma tarefa difícil e demorada. O recomendado é testar possibilidades antes de escolher a melhor opção.

A melhor delas, conforme apontam os exemplos abaixo, são escolhas simples, que falam diretamente com o consumidor, e fáceis de pronunciar, de escrever e de ouvir.

Tente se perguntar? Esse nome soa bem aos ouvidos? E lembre-se:pessoas que falam diferentes idiomas irão usá-lo, é preciso que funciona para todas essas pessoas.

Já pensou em criar um personagem para sua marca? 10 dicas para criar nomes de mascotes para empresas

20 exemplos de empresas multinacionais no Brasil

Atuantes e tradicionais no Brasil, a lista traz 20 exemplos de nomes de empresas multinacionais com destaque no mercado mundial.

As áreas de atuação são as mais variadas, indo desde empreendimentos do ramo de alimentação, até bancos, petróleo, seguros e automotivos. Inspire-se!

  • Vale
  • Weg
  • Marcopolo
  • Gerdau
  • BRF
  • Itaú – Unibanco
  • Microsoft
  • Sadia
  • Perdigão
  • Alpargatas
  • Marfrig
  • Votorantim
  • Petrobras
  • IBM
  • Ford
  • Procter and Gamble
  • Banco Santander
  • Nestlé
  • Allianz
  • WallMart

Precisando criar um nome de empresa multinacional com agilidade, qualidade e preço justo? A We Do Logos é a solução para você.

Você envia seu pedido de nome para o site e rapidamente começa a receber sugestões de um time de redatores. Você pode dar sua opinião e pedir ajustes, até escolher o melhor de todos os nomes para usar em seu negócio.

Conheça mais sobre como funciona a We Do Logos:

We Do Logos