20 exemplos e 5 dicas para criar nomes de empresas de design gráfico e de interiores

Digite em qualquer buscador da internet nomes para empresas de design, sejam elas design gráfico ou design de interiores, e o que você vai encontrar nos resultados são dezenas de empreendimentos com os nomes de seus donos.

Se quiser fugir à regra e fazer diferente, há outras alternativas mais criativas para elaborar nomes para empresas de design gráfico ou design de interiores. Esse é o objetivo desse post.

Antes de qualquer coisa, deixe a sua mente livre para compreender princípios que podem ser novidades para você. Listamos aqui 5 dicas importantes envolvidas em estratégias do processo de criação que faz um nome virar uma marca.

Saiba mais: Descubra o segredo para criar nomes criativos para empresas

Como criar nomes para empresas de design

1- Posicione-se no mercado

O posicionamento de mercado marca o lugar que uma empresa está diante de outras do mesmo segmento, ou seja, de suas concorrentes. Para o consumidor, é o jeito que ele olha uma marca em relação a outra, descobrindo o seu diferencial.

O que a sua empresa faz e onde ela quer chegar? Ponto de partida de qualquer processo criativo para criar nomes de empresas de design ou de qualquer outra natureza, é importante conhecer a fundo a identidade do empreendimento.

Então, qual o seu diferencial? Ser conhecido pela qualidade, rapidez no atendimento, por elaborar projetos arrojados, clássicos ou atender a um determinado público?

Na hora de elaborar nomes de empresa de design gráfico ou de interiores, é recomendado que esse diferencial apareça. Mas como? A próxima dica responde a essa pergunta.

2- Quem são os seus clientes?

Entenda quem é o seu público-alvo para criar um nome interessante para sua empresa. Se a ideia de um empreendimento é focar no público AA, o nome precisa corresponder à demanda desse público.

É importante descobrir se sofisticação e objetividade fazem parte da desses interesses. Portanto, escolher um nome sofisticado e objetivo fará sentido e vai atrair tais clientes para o negócio.

O mesmo vale se uma empresa deseja se diferenciar no mercado oferecendo serviços para a classe média. Atrair esse público com um nome adequado – a fim de gerar uma identificação – aproxima a marca de seus consumidores.

3- Use o bom senso

Muitos empreendedores apostam na união de nomes, inclusive em casos de sociedade, ou colocar o próprio nome na marca.

Às vezes pode dar certo, como é o caso do Escritório Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro morto em 2012 e icônico por suas premiadas obras curvilíneas, ondulantes e delicadas.

Mas, muitas vezes, apostar em junção de nomes ou siglas apáticas pode não trazer a força que uma marca precisa e acabar gerando o efeito contrário do sucesso.

O caminho mais seguro é usar o bom senso para influenciar na decisão de criar nomes para empresas de design ou de qualquer tipo.

Já pensou nisso? Por que criar nomes de mascotes criativos para a minha empresa?

4- Crie nomes que emplacam

Papel e lápis na mão! É hora de começar a pensar em nomes de empresa de design. Qualquer nome? Não! Pense em um que realmente emplaque, que seja lembrado e marcante para trazer bons negócios.

Nike, Adidas, New Balance, Chevrolet, Nestlé e Sadia são marcas fortes e não é à toa. Os nomes foram escolhidos porque emplacam e seguem três princípios básicos do que é chamado de naming, processo criativo da criação de uma marca:

  • Pronúncia forte;
  • Nome objetivo;
  • Escrita e fala simples, descomplicada.

Pensar nesses princípios vai ajudar na elaboração de nomes para empresas de design para a sua marca, seja ela na área de design gráfico ou de design de interiores.

5- O nome já existe?

Antes de sair por aí acreditando que encontrou o nome certo, cheque no site do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), responsável por marcas e patentes, se o nome não existe e pode ser registrado como marca.

A consulta de marca no INPI é grátis e não precisa de cadastro prévio.

10 exemplos de nome de empresas de design gráfico

Para servir de inspiração, veja abaixo 10 exemplos de nomes de empresas de design gráfico que já existem no mercado brasileiro:

  • Visual Marcas
  • DG Mark Estúdio de Design
  • Pólo Design
  • Ateliê Office
  • LogoMídia
  • LabCriativo
  • Midiamatic
  • 1Click
  • Interativa
  • Agência Webi

Se a ideia é dedicar a tarefa de criação de nome para uma equipe profissional, vale observar o projeto de uma empresa de design gráfico que pediu ajuda a um time de redatores para elaborar um nome para o seu empreendimento.

O projeto recebeu a participação de 44 profissionais, que sugeriram 227 opções de nomes. Veja aqui mais exemplos de nomes para empresas de design gráfico.

10 exemplos de nome de empresas de design de interiores

De olho em montar negócio na área de design de interiores, um nome forte ajuda a alavancar qualquer empresa. Confira abaixo 10 empresas que já existem no setor.

  • Fina Estampa
  • Vision Design
  • Art Design Rio
  • Terra Design de Interiores
  • Inovart Edificações
  • Aleggra
  • Angra Design
  • A4 Interiores
  • Prime
  • Inside

Empresas iniciantes em design de interiores optaram em dar a uma equipe profissional a tarefa de criar um nome para as suas marcas encontraram boas soluções no projeto do link abaixo.

Foram 26 profissionais participantes, com 226 sugestões de nomes enviadas.

Veja aqui mais exemplos de nomes para empresas de design de interiores.

Que tal criar agora mesmo o nome de sua empresa de design?

Envie seu briefing para a We Do Logos e rapidamente você receberá diversas opções de nomes para pedir ajustes e alterações até conseguir escolher o melhor nome para sua empresa.

Entenda como funciona a We Do Logos:

We Do Logos