GUIA: O que é empreendedorismo, tudo que você queria saber

O que é empreendedorismo? Confira dicas de especialistas, como o consultor Cézar Souza e o empresário Reid Hoffman, da Endeavor. Para ser empreendedor é preciso ser alguém que sempre pensa grande, não tenha medo de romper barreiras, seja seja inovadora e também ousada. Mas com responsabilidade e planejamento! Quem não pensa em alçar voos mais altos, corre o risco de não ter muito progresso em sua carreira empresarial e não sabe exatamente o que é ser empreendedor.

o que é empreendedorismo

“Sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho. Então, sonhe grande ”. Esta é a filosofia e dica do consultor em gestão, César Souza, que ainda comentou, em uma entrevista à revista Exame, que os grandes executivos que conhece são aqueles que começaram pequenos, pensam grande e crescem rápido.

Dica: quer empreender? Você precisa conhecer o Guru PME.

As startups mais conhecidas e admiradas da atualidade, como o Facebook, por exemplo, começaram em mercados locais e se expandiram rapidamente. Reid Hoffman, membro do conselho global da Endeavor e fundador e presidente do LinkedIn, fala sobre o que é ser um empreendedor e afirma que o empreendedor deve mirar em um alvo maior, pois pode acabar com algo menor de qualquer forma, então, se não se mira em algo mais alto, é quase impossível conseguir chegar lá. Ele continua dizendo que todas as empresas de alto impacto devem pensar em escala global hoje em dia, por causa da forma como o ecossistema do mercado funciona.

11 - eBook - Guia definitivo marketing startups-CTA-600x200px

Saiba mais: O que é marketing empreendedor?

Um dos maiores desafios, segundo Hoffman, é construir algo muito forte com o foco local e então partir para o jogo global. “Por exemplo, nós lançamos o LinkedIn com 13 países na lista, e acho que completamos todos os países em 4 meses, porque para cada pessoa que reclamava que seu país não estava na lista, nós o adicionávamos.”

Uma pesquisa do Endeavor’s Center for High-Impact Entrepreneurship mostra que a maioria dos empreendedores de sucesso começou localmente, mas planejou em escala global. Entre os melhores empreendedores entrevistados, 74% disseram ter focado no sucesso local no começo, para então conseguirem aperfeiçoar os aspectos mais fundamentais dos seus modelos de negócios. Entretanto, almejavam tornar suas empresas globais e desenharam seus negócios de forma que fosse possível expandir globalmente no futuro.

Em outras palavras: o que é ser empreendedor? Começar pequeno, mas sonhar grande!

Para que você saiba ainda mais sobre o que é empreendedorismo, separamos uma série de dicas, incluindo o perfil de um empreendedor, onde procurar inspiração, dicas de livros e sugestões de cursos gratuitos. Confira!

O que é empreendedorismo

O que é ser um empreendedor

Todo mundo deseja saber a diferença entre o bem sucedido e o fracassado, afinal, todos esperam alcançar o sucesso em suas empreitadas. Isto é: todos querem saber o que é ser empreendedor.

o que é empreendedorismo

Mas, afinal, será que existe alguma receita para o sucesso ou tudo depende apenas de estar no lugar certo, na hora certa? É evidente que um pouco de sorte sempre desempenha um importante papel, porém, é possível notar alguns atributos em comum entre os empreendedores de sucesso. Confira 5 deles abaixo.

Paixão inabalável

Todos falam que você deve fazer o que você ama, porém, isso não é tão simples quanto parece.

Quem sabe o que é empreendedorismo sabe que quando se é empreendedor, o empenho e dedicação exigidos são maiores que na maioria dos outros empregos, por isso, se o entusiasmo por seu produto ou serviço não é tão grande, isso poderá não sustentá-lo através das dificuldades que virão.

Então, você precisa encontrar algo que goste o suficiente para compartilhar com as pessoas, pois muitas vezes o amor é o que estimula o empreendedor a chegar onde é preciso.

Mente aberta para novas ideias

Aprender coisas novas com outras pessoas nos torna cada vez melhores no que fazemos, pois ouvir novas ideias nos abre a mente.

Pedir conselhos, ser flexível e absorver as melhores qualidades dos outros nos faz mais sábios e nos mostra saídas que talvez não enxergássemos se seguíssemos apenas nossos planos.

Vontade de se especializar

Os empreendedores de sucesso sabem que se focar em seu negócio pode ser o melhor a se fazer para que o sucesso seja garantido.

Isso acontece porque ao permanecer em um mercado por mais tempo, aprende-se cada vez mais sobre ele, sua história e peculiaridades.

Abordagem prospectiva

Os empreendedores bem sucedidos sempre pensam à frente e têm um planejamento bem definido em mente. Afinal, o que é ser um empreendedor se não ter um olhar visionário sobre o futuro e se preparar para alcançá-lo?

Ter metas claras irá levar o empreendedor a alcançar seus objetivos, pois se não se sabe para onde ir, não é possível chegar a lugar nenhum.

Não parar de buscar novas ideias

As conquistas não devem ser motivo para parar de avançar e crescer. Os grandes empreendedores, aqueles que sabem mesmo o que é empreendedorismo, estão sempre procurando novos desafios.

Ser um empreendedor de sucesso depende não apenas de sorte ou boas ideias, mas também de força de vontade e objetivos claros. Abrace essas ideias e você se dará bem em todos os seus negócios.

Veja também: Como abrir minha própria empresa e empreender? São 3 passos!

Um bom exemplo do que é ser empreendedor é o restaurante carioca Point do Macarrão. Seus sócios logo perceberam que não poderiam prosseguir com seu negócio sem definir uma identidade visual consistente. Depois de procurarem um fornecedor de qualidade e com preço acessível, encontraram a We Do Logos, de quem solicitaram a criação de seu logotipo. O resultado foi tão positivo que logo estavam fazendo também cardápio, embalagens, fachada de loja e outros materiais, o que alavancou as vendas e trouxe até propostas de franquear seu negócio.

Assista a este vídeo narrado por estes empreendedores de sucesso:

Confira também: Identidade visual de uma empresa: como ajudamos o empreendedor

Buscando inspirações para empreender

Para entender o que é ser um empreendedor, fomos buscar as palavras da professora Cynthia Serva, coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo do Insper, em entrevista que concedeu a revista Exame, com o título: Onde procurar inspiração para empreender.

Para a ciência, inspiração é o processo de se fazer novas conexões com conhecimentos já existentes. Ou seja, é a capacidade de perceber, de ficar atento a todas as influências externas que nos rodeiam, como informações, pessoas, lugares, situações e necessidades.
A busca por inspiração para empreender pode vir de cases de empresas, biografias e histórias de empreendedores de sucesso, e também, claro, de histórias de insucesso.
Ao ler e se imaginar na situação do empreendedor, mais do que conhecer o percurso que foi trilhado com todas as dificuldades e desafios, o importante é se colocar no lugar do outro e pensar o que você faria na mesma situação.
Outras formas de inspiração podem ser suas próprias experiências adquiridas ao longo da vida, pesquisas e estudos para acompanhar tendências, mudanças demográficas e sociais e ideias que deram certo em outros lugares. Empreendedor precisa ser pesquisador também.
Momentos inspiradores podem vir com maior frequência para aqueles que têm a capacidade da observação. As pessoas enxergam o mundo de maneiras diferentes, mas os empreendedores demonstram uma capacidade superior de ficarem atentos às informações ao seu redor.
E são essas informações, ou insights, que são fundamentais na resolução de problemas ou identificação de oportunidades de inovação. Ser empreendedor é ter a capacidade de imaginar, desenvolver e realizar visões.
Sua inspiração pode estar te “rodeando” todos os dias, nas tarefas ou situações mais simples e triviais possíveis. Cabe a você perceber e ver além. Lembre-se: faça o que você ama. Nada pode ser mais inspirador do que trabalhar com o que se gosta. 

Está ficando mais claro para você o que é empreendedorismo? Então confira nossas próximas dicas, com sugestões de leituras e até de cursos de empreendedorismo gratuitos.

Mas, antes disso, confira este projeto de criação de logotipo que um empreendedor solicitou à We Do Logos para poder ver seu negócio, a empresa Açaí A+, funcionando e utilizando um logotipo de qualidade. Para que isso se concretizasse, 28 de nossos designers enviaram 90 opções de logotipos para que ele escolhesse!

O que é empreendedorismo na visão de empreendedores!

Todos nós temos alguém em quem nos espelhamos em nossas vidas. Quando se é empreendedor, existem também aquelas figuras que servem de exemplo na hora de começar um negócio e mesmo depois, quando é necessária a presença de inspiração para continuar perseverando e não desistir, seja alguém da família, um empresário de sucesso ou mesmo uma figura política. Alguns dos retratados nestes livros tem vidas que inspiraram os títulos para autobiografia que escreveram.

Nada melhor do que ouvir nas palavras dessas pessoas, ou de seus biógrafos, o que é ser empreendedor. Confira abaixo 16 dicas de títulos de autobiografias e biografias que podem trazer a inspiração necessária aos empreendedores para lidarem com os obstáculos todos os dias.

Veja mais:

CTA08-Blog2016-600x200px-Logo

3 cursos para aprender o que é empreendedorismo

Para ser um empreendedor é necessário estar pronto para inovar. Se arriscar, criar, programar e pesquisar em busca de algo novo são características de um verdadeiro empreendedor. Porém, para obter sucesso, é interessante que a pessoa que já tem essa característica se aprimore, estudo e aprenda a colocar as suas ideias em ação.

Quer saber o que é ser um empreendedor? Para isso, existe o curso de empreendedorismo. Você já fez um?
Fazendo um desses cursos você aprenderá mais sobre planos de negócios, estratégias empresariais dentre outras dicas importantes para quem quer montar a própria empresa. Para que a realização desse curso seja mais fácil para você, separamos uma lista de curso de empreendedorismo grátis. Confira!

IPED: Curso Online O que é Empreendedorismo grátis

Através de uma plataforma virtual, o IPED oferece dezenas de cursos gratuitos, dentre eles, o curso de empreendedorismo. Para estudar, a pessoa contará com vídeos, materiais escritos de apoio, tutores online, fórum, dentre outros.

Quem for se inscrever nesse curso terá as seguintes disciplinas:

  • Conceito de Empreendedorismo;
  • O(a) Empreendedor(a);
  • Diferenças e Similaridade Entre o Administrador e o Empreendedor;
  • Por Que Ser Empresário?;
  • Fatores Inibidores do Potencial Empreendedor;
  • Fórmulas Para Identificar Oportunidades;
  • Dependência de Elementos de Disponibilidade e Custo Incerto;
  • Constituição da empresa; Empresas Prestadoras de Serviços;
  • Sociedade Empresária;
  • Registro de Empresas;
  • Conceito de plano de negócios;
  • Por que planejar?;
  • Descrição da Empresa;
  • Análise da indústria;
  • Análise da Concorrência;
  • Marketing e Vendas;
  • Plano Financeiro;
  • Fluxo de Caixa;
  • Objetivos de Mercado.

Link: http://www.iped.com.br/gestao-e-lideranca/curso/empreendedorismo

SEBRAE: curso de empreendedorismo grátis

O Sebrae tem dezenas de cursos para quem quer saber o que é empreendedorismo e aplicar na prática. Todos são disponibilizados online e sem custo algum. Embora o aluno possa fazer todos os cursos, ele só está autorizado a se matricular em um por vez. Quando terminar o primeiro pode se inscrever em outro em seguida.

Dentre os cursos de empreendedorismo grátis do Sebrae, estão:

  • APF – Análise e Planejamento Financeiro;
  • CVMM – Como Vender Mais e Melhor;
  • BPSA – Boas práticas nos serviços de alimentação;
  • EI – Empreendedor Individual;
  • MEG – Primeiros Passos para a Excelência;
  • GQVE –Gestão da Qualidade: Visão Estratégica;
  • FPV – Formação do Preço de Venda;
  • GCC – Gestão de Cooperativas de Crédito;
  • D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios;
  • IPN – Internet para Pequenos Negócios;
  • AE – Aprender a Empreender;
  • AC – Atendimento ao Cliente;
  • IPGN – Iniciando um Pequeno e Grande Negócio;
  • GI – Gestão da Inovação: Inovar para Competir;
  • Programa Varejo Fácil – Técnicas de Vendas;
  • Programa Varejo Fácil – Gestão do Visual de Loja;
  • Programa Varejo Fácil – Gestão de Pessoas;
  • Programa Varejo Fácil – Formação do Preço de Venda;
  • Programa Varejo Fácil – Controles Financeiros;
  • Programa Varejo Fácil: Atendimento ao Cliente.

Link: Sebrae

Prime: curso o que é emprendedorismo grátis

Essa empresa oferece o curso virtual gratuitamente, com 35 horas de duração. Quem for realizar o curso, além de aprender o que é empreendedorismo, terá o seguinte conteúdo programático:

  • O Empreendedorismo;
  • O Empreendedor;
  • O Plano de Negócios;
  • A Pesquisa de Mercado;
  • O Conceito do Negócio;
  • O Plano de Marketing; Os Fundamentos Financeiros;
  • Os Fundamentos de Negócios.

Link: http://www.primecursos.com.br/empreendedorismo/

Depois de tudo que falamos, temos certeza que você já sabe o que é empreendedorismo. E, como bom empreendedor, você já está pensando em investir na comunicação de sua empresa. Precisa criar logo, papelaria ou até mesmo slogan? Pode contar com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Você faz seu pedido de material de comunicação e em 24 horas já está recebendo dezenas de propostas para avaliar, pedir ajustes e escolher a melhor para suab empresa. Tudo online, muito ágil e com ótimos preços.

We Do Logos