Por que fazer um planejamento estratégico na sua empresa?

Você sabe por que fazer um planejamento estratégico pode ser bom para o seu negócio?

Planejar é um processo que define os caminhos a serem seguidos da forma mais eficiente possível. De acordo com o professor de História da Gestão em Harvard, Alfred Chandler, uma estratégia pode ser definida como “a determinação de metas e objetivos básicos, em longo prazo, assim como a adoção de cursos de ação e alocação de recursos para atingir as metas”.

Em outras palavras, o planejamento estratégico no âmbito empresarial significa saber definir uma metodologia de gestão de esforços e de recursos disponíveis a fim de alcançar objetivos estabelecidos.

Ou seja, planejar de forma estratégica é determinar as metas da empresa e desenvolver ações capazes de alcançá-las, mantendo o foco e a atenção naquilo que se almeja conquistar.

Mas afinal: por que fazer um planejamento estratégico é tão importante para o sucesso de qualquer negócio? Vem que a gente te explica como ter uma empresa de sucesso com ajuda do planejamento estratégico!

Por que fazer um planejamento estratégico é tão importante?

Pense no planejamento estratégico como um fio condutor. É ele que determina como melhorar o desempenho da empresa por meio das ações certas. Por isso, pensar estrategicamente é fundamental para que o seu empreendimento seja bem sucedido.

As estratégias definidas garantem o direcionamento específico para diversos setores, como o financeiro, o marketing e o de recursos humanos, por exemplo. É por meio desse planejamento que a sua empresa saberá quais caminhos seguir. É assim que as ideias serão transformadas em resultados.

Dessa forma, o planejamento estratégico mostra-se fundamental para as empresas que querem alcançar bons resultados e se destacar no mercado. Além de traçar metas de maneira coerente, ele possibilita maior integração e coesão entre empresa, colaboradores e clientes, garantindo mais agilidade nas tomadas de decisões.

Como elaborar um planejamento estratégico?

Agora que você já sabe por que fazer um planejamento estratégico é tão importante para sua empresa, que tal descobrir como elaborar um bom planejamento estratégico?

Quando feito de forma consistente e eficiente, o planejamento estratégico pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Porém, não se trata de uma tarefa fácil, pois demanda muito esforço e engajamento.

Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegar? Essas são as três perguntas básicas que devem ser feitas e respondidas durante a construção do planejamento. Mas não é só isso.

6 dicas valiosas para montar um planejamento estratégico

1- Determine a missão, a visão e os valores da empresa

Esses são os três pilares fundamentais de toda organização. Defini-los é ponto de partida do seu planejamento e precisa estar sempre na cabeça de todos os membros da empresa.

A missão nada mais é que a razão pela qual a empresa existe. Já a visão é onde a empresa quer chegar a longo prazo. Os valores, por sua vez, são os princípios inegociáveis, aqueles dos quais a empresa não abre mão.

Ter essa tríade bem definida permite que o planejamento seja elaborado em consonância com as políticas e com as crenças da empresa.

2- Estabeleça metas e objetivos

Muita gente não sabe, mas metas e objetivos são coisas diferentes. Os objetivos são resultados maiores, como se fossem a linha de chegada. Já as metas são resultados alcançados a curto prazo e funcionam como degraus para alcançar os objetivos.

As metas precisam ser inteligentes e seguir o padrão SMART: específicas (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Achievable), relevantes (Relevant) e com prazo bem definido (Time-based).

3- Analise o ambiente interno da empresa

Aqui você precisará conhecer os recursos de que a sua empresa dispõe para determinar quais serão necessários para alcançar as metas e os objetivos

Nesse momento é necessário colocar no papel os pontos fortes e os pontos fracos da empresa. Ou seja, identifique todos os fatores que são benéficos (funcionários motivados, setor de logística, etc) e os fatores que podem prejudicar o seu negócio (burocracia, profissionais desqualificados, tecnologia obsoleta).

4- Analise o ambiente externo da empresa

Por que fazer um planejamento estratégico sem considerar fatores externos? Não faz sentido. Por isso, questões relacionadas a crises políticas e financeiras, criação de novas leis e mudanças nas formas de consumo devem ser levados em consideração.

Analise e tenha sempre em vista as oportunidades e as ameaças que cercam a sua empresa.

5- Conheça seu público-alvo

O público-alvo, na maioria das vezes, são os consumidores finais e, por isso, necessitam de atenção especial. É preciso saber segmentá-los e entender seus hábitos de consumo.

O público-alvo pode ser dividido em quatro aspectos principais:

  • geográfico (cidade, estado, país);
  • demográfico (idade, sexo, raça, classe social);
  • psicográfico (estilo de vida, valores);
  • comportamental (atitudes).

Conhecer o público-alvo da sua empresa permitirá traçar uma estratégia eficaz de engajamento.

6- Monitore seus resultados

Essa é uma maneira de observar se as estratégias estão funcionamento de acordo com o que foi planejado. Existem inúmeras ferramentas que medem, por exemplo, o nível de satisfação dos clientes, o retorno do investimento, a evasão de clientes, etc.

Conseguiu entender por que fazer um planejamento estratégico é fundamental para sua empresa? Mais que isso, ficou claro como elaborar esse planejamento? Espero que esse artigo tenha te ajudado!

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.