Trabalho freelancer também exige muita autonomia

Poucas pessoas encaram o trabalho freelance como uma atividade de empreendedorismo, seja porque ela atende a demandas específicas de outros profissionais, seja porque o trabalho é eventual, geralmente sem qualquer regularidade.

No entanto, é possível sim encontrar algumas características próprias de empreendedores em freelancers.

Quer saber quais são? Confira:

Trabalho freelancer também exige muita autonomia

Trabalhar como freelancer, assim como qualquer atividade de empreendedorismo, depende muito de você.

É preciso ter autonomia suficiente para tomar suas próprias decisões, estabelecer as diretrizes de seus projetos e trabalhos, escolher o mercado no qual você tem mais chances de sucesso, entre outros aspectos.

E essa é uma característica que muitos profissionais não possuem, por isso preferem trabalhar em empresas, subordinados a uma estrutura e carreira mais limitada.

Empreendedores e freelancers, ao contrário, são mais receptivos à autonomia que esse estilo de vida os proporciona.

01 - eBook-Dicas Fantásticas de Marketing para Micro e Pequenos Negócios-CTA-600x200px

Iniciativa e pró-atividade como essenciais à profissão

Outro aspecto em comum entre a carreira de um freelancer e um empreendedor é a necessidade de ter iniciativa e pró-atividade no dia a dia da profissão.

Sem iniciativa, um freelancer dificilmente conseguirá novos trabalhos, exceto se já for extremamente consagrado no mercado de trabalho.

O mesmo ocorre com o empreendedor no sentido clássico, que precisa recorrer às mais variadas ferramentas para desenvolver seu negócio: prospecção de clientes, networking, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, estudos de mercado, etc.

Todas essas atitudes estão também presentes na rotina de um freelancer, que simplesmente não pode esperar que o trabalho e as oportunidades apareçam em sua frente.

Empreendedorismo e flexibilidade de horários

Uma das características do empreendedorismo é a flexibilidade de horários. Claro que isso também pode significar mais horas de trabalho durante a semana, ou até mesmo no final de semana.

Afinal, para consolidar seu empreendimento, esses profissionais devem aproveitar ao máximo as oportunidades de venda e prestação de serviços.

Nem sempre essas oportunidades ocorrem em horário comercial e em dias úteis. Por isso é tão importante ter flexibilidade na forma com que você encara seus horários de trabalho.

A mesma lógica se aplica aos trabalhadores freelancers. Seus horários variam muito de acordo com a demanda por seus serviços. Pode ser que haja muito trabalho em uma mesma semana, fazendo que você trabalhe até altas horas da noite.

No entanto, pode ser que em outras semanas seus horários sejam extremamente tranquilos e manejáveis. Ou seja, muito similar ao que ocorre com empreendedores de outras áreas do mercado econômico.

A possibilidade de construir seu próprio trajeto profissional

Sim! Tanto o freelancer, quanto o empreendedor, tem o futuro de suas carreiras em suas mãos. Claro que um pouco de sorte e alta demanda no mercado ajudam.

Mas, basicamente, o profissional é quem constrói seu próprio trajeto profissional. Suas escolhas de trabalhos e empreendimentos definem o futuro próximo em termos profissionais, pessoais e financeiros.

Assim, como consequência natural da autonomia nesse ramo, freelancers empreendem ao determinar qual tipo de trabalho desejam ou não realizar, para quem querem trabalhar, quais serão suas especialidades, que tipo de serviço você realmente não quer mais prestar, entre outros aspectos.

07 - Ebook Trello WDL

Networking como a chave para aumentar seus rendimentos

Freelancers, assim como qualquer outro empreendedor, precisam estar atentos à necessidade de explorar o networking profissional como ferramenta imprescindível de sucesso profissional.

Afinal, grande parte da demanda por seus serviços decorre justamente da indicação de outros profissionais, clientes e contatos que você venha a estabelecer no curso da profissão.

Por essa razão, desenvolver suas habilidades de networking é medida essencial para o freelancer. Você deverá ter um portfólio atualizado com seus trabalhos, cartões de visita, checar constantemente seu e-mail e acionar suas redes de contatos quando for necessário buscar mais serviços.

Conhecer o mercado e se adaptar constantemente a ele

Outra realidade com a qual freelancers devem se acostumar é a mudança constante do mercado, bem como a constante necessidade de se adaptar a ela.

Afinal, as demandas de seus clientes evoluem, as tecnologias são cada vez mais inovadoras, é preciso oferecer serviços mais arrojados para clientes exigentes, entre outras tendências que é preciso acompanhar.

Essa é exatamente a rotina de um empreendedor. Ele deve conhecer a fundo as tendências de consumo em seu mercado de atuação, caso contrário será ultrapassado pela concorrência.

Assim como o freelancer deverá acompanhar – muitas vezes juntamente com o próprio mercado – todas essas evoluções e transformações.

Você é sua própria marca

Tanto o freelancer, quanto o empreendedor, carregam em seu nome muito da confiabilidade que seus negócios representam. Caso seus produtos e serviços ainda não estejam consolidados no mercado, essa característica fica ainda mais visível, porque é justamente sobre seu nome que será construída uma reputação profissional.

Além disso,  a qualidade, o compromisso e a confiabilidade de um freelancer garantem maior constância na demanda por seus serviços no futuro. Não é possível esconder-se atrás do nome da empresa, ou sob a figura do chefe de equipe. Assim como o empreendedor, a responsabilidade pelo sucesso do negócio é toda sua.

Plano de negócios e organização pessoal do trabalho

Quem faz seu plano de negócios e organiza suas atividades é você, seja como freelancer, seja como empreendedor.

Você deverá organizar suas tarefas, seu tempo livre, suas contas e rendimentos, além de outros aspectos mais burocráticos da rotina profissional, como cobrança de pagamentos em aberto e questões fiscais.

O processo de valoração de seus serviços

O mercado pratica alguns preços-padrão, seja para os serviços e produtos ofertados por empreendedores, seja para o trabalho de um freelancer.

No entanto, com o tempo, a tendência é que você encontre demandas que valorizem melhor seu trabalho como freelancer, pessoas que reconheçam suas melhores capacidades. Consequentemente, você terá mais oportunidades para valorar seus serviços de forma adequada.

O mesmo ocorre com empreendedores, que podem praticar preços de venda mais vantajosos na medida em que se consolidam no mercado.

O que achou dessas informações sobre trabalho freelancer e empreendedorismo? Você concorda que essa é também uma forma de empreender?

Esse texto foi escrito pela equipe do Saia do Lugar.

Creditos da imagem: shutterstock.