5 motivos para você ter uma equipe de vendas na sua empresa

Abrir uma empresa não é uma decisão fácil. Um novo empresário enfrenta todos os dias uma série incontável de desafios para garantir que seu sonho se torne realidade. E um dos obstáculos dessa caminhada (ou corrida) é ter sua própria equipe comercial, uma vez que, geralmente, os microempreendedores assumem esse papel totalmente para si por diversas razões, que podem ou não ser financeiras.

Entretanto, essa é uma questão vital em um novo negócio. Não importa quantas pessoas farão parte da sua equipe, se nasceram com o dom da venda ou mesmo se têm ou não alguma experiência. O que garantirá o sucesso das suas escolhas é a dedicação, a disciplina e o comprometimento, tanto seu como do time.

Ainda assim você pode não estar convencido de que ter uma equipe de vendas na sua empresa é essencial para o sucesso. Por isso, vamos apresentar alguns motivos para que você repense esse assunto:

Você terá novas visões sobre seu negócio 

Como empreendedor, sua visão provavelmente seja a mais completa (e complexa) acerca do seu negócio. Entretanto, em alguns momentos a chave para o sucesso pode ser a mudança. Quantas vezes você deve ter ouvido falar em “pensar fora da caixa”? Pois bem, a melhor forma de ter novos olhares é tendo outras pessoas para compartilhar ideias.

E não se trata apenas de um novo olhar. Estamos falando de pessoas que estão diariamente em contato com os clientes e que têm o poder de extrair as melhores informações do público-alvo da empresa, que podem ser estratégicas para a definição dos rumos a serem tomados. De posse desse conhecimento, as ideias serão muito mais coerentes com a realidade do negócio.

A melhor forma de alinhar uma equipe aos objetivos da empresa é reunir-se com ela periodicamente. Direcionar os vendedores para suas missões e desafios dará o alinhamento necessário, mas também poderá promover a troca de informações, permitindo o acesso a novas ideias e opiniões.

Você conhecerá muito melhor os desejos dos seus clientes 

Tendo um time alinhado com suas expectativas, você entenderá muito melhor os desejos e necessidades de seus clientes, já que poderá estar presente não somente no momento da venda, mas também na prospecção e no pós-venda. Além disso, vendedores criam uma intimidade com os consumidores, gerando maior abertura para interação.

No entanto, para que isso ocorra é necessário que a equipe esteja bem alinhada aos objetivos da empresa, bem treinada e com os processos definidos. Não adianta simplesmente fazer a venda, o importante é manter o cliente ativo e fidelizado, criando um vínculo duradouro.

A dica para ter clientes satisfeitos e cativados é orientar o time para que seja solícito, conheça profundamente os produtos ou serviços prestados e sempre preste informações detalhadas ou faça demonstrações quando for o caso. Cada vendedor deve tratar o cliente como seu, isto é, dar toda a atenção possível.

Você divulgará uma imagem muito mais positiva da sua empresa 

É muito importante que o cliente tenha uma referência de atendimento em sua empresa. Geralmente, ela é transmitida pelo time de vendas, que é o primeiro elo da cadeia comercial. A imagem da equipe está diretamente ligada à percepção que o consumidor tem da empresa, e, se ela for positiva, melhores as chances de fechamento de negócios.

Para que a equipe de vendas possa tornar-se um modelo da imagem da empresa, é necessário que haja o alinhamento de processos, padrões e comportamentos de cada indivíduo, além da estruturação de controles adequados ao negócio.

A dica é que, além de uma equipe de vendas estruturada e engajada aos objetivos da empresa, o cliente possa ter acesso a materiais institucionais que divulguem uma imagem favorável do negócio e que apoiarão a construção dessa imagem na mente deles. No artigo Material gráfico: Agência x Gráfica x Concorrência Criativa x Freelancer você confere mais dicas sobre esse assunto!

Você poderá implementar um processo de vendas mais eficiente 

Muito se fala sobre metodologias de vendas. Entretanto, assim como ter um time, é fundamental adotar ferramentas para que o desempenho comercial possa ser otimizado. Mais do que isso: tendo etapas de venda definidas é possível identificar e reparar com sucesso possíveis erros do processo.

Para escolher a metodologia ideal, você deverá avaliar o tipo de venda que realiza — simples ou complexa, a aderência do seu produto ou serviço, o comportamento de seu consumidor, entre vários outros fatores dependendo do seu objetivo e negócio. Uma dica é mapear o caminho do seu processo comercial, desde a busca pelo potencial cliente até o fechamento da venda e pós-venda. Essas informações servirão de base para o desenho do processo mais adequado.

montar equipe de vendas

Você poderá se surpreender com os resultados 

A escolha de bons profissionais para assumir uma posição de vendas é um processo complexo. Contudo, escolher a equipe ideal e mantê-la pode trazer muitos resultados positivos, que impactarão no seu processo de vendas, gerando maior retorno para o seu investimento.

Observe que os melhores resultados poderão ser obtidos de pessoas engajadas, bastando estarem corretamente motivadas e recebendo treinamento e apoio constantes. Esse é um papel fundamental do gestor, responsável pela estratégia a ser utilizada pela equipe.

Para incentivá-lo na estruturação de sua equipe de vendas, vamos dar algumas dicas sobre como organizar seus vendedores:

  • Reúna o time todos os dias para trocar experiências, alinhar objetivos e metas e conversar sobre os desafios enfrentados.

 

  • Acompanhe o desempenho de sua equipe, sempre lembrando de parabenizar pelos resultados positivos alcançados.

 

  • Estabeleça metas possíveis de ser alcançadas para que a equipe mantenha-se motivada.

 

  • Estimule que os vendedores utilizem uma agenda diária com os clientes, pois nem sempre é possível lembrar-se de todos os compromissos.

 

  • Invista em treinamentos que desenvolvam as capacidades técnicas de todos os indivíduos que têm contato direto com os clientes.

Considere sempre a possibilidade de aprimorar os processos em seu negócio. O time pode ser pequeno ou grande, mas é imprescindível que seja engajado e coeso para ter sucesso!

Quer aprimorar o seu processo de vendas? Aproveite para conferir também nosso artigo Como vender produtos: venda valor, não produtos!

Dica importante!

Além do time de vendas, é preciso investir também no design da sua empresa. Quanto a isso, você pode contar com a We Do Logos, a maior empresa de criação da América Latina! São mais de 80.000 profissionais prontos para criar uma Logo, Embalagem, Cartão, Papelaria e muito mais que a sua empresa precisar!

montar equipe de vendas

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.