O que é CRM e quais os benefícios de sua implantação?

Muita gente tem dúvida sobre o que é CRM, mas com certeza você sabe o que é relacionamento com o cliente, não é mesmo? É aquele trato especial que você dá para os seus clientes, mantendo a proximidade e buscando entender quais são os desejos e necessidades para oferecer sempre o melhor.

Pois bem: CRM ou Customer Relationship Management, é uma sigla utilizada para definir um conjunto de melhores práticas focadas no seu cliente, visando compreendê-lo por completo e oferecer soluções personalizadas, estimulando o relacionamento.

CRM também pode ser visto como um software de gestão de relacionamento com o cliente, o qual traz diversas funcionalidades que ajudam sua empresa a entender o seu mercado-alvo e melhorar o relacionamento com os consumidores.

E quais são as vantagens do CRM e os benefícios que esse conjunto de melhores práticas pode trazer para sua empresa?

Automação do relacionamento com os clientes

Quando a empresa ainda é pequena, fica fácil conhecer todos os clientes, saber do que eles gostam, quando compram e como fidelizá-los. Mas à medida que os negócios crescem e o número de clientes aumenta, essa tarefa vai se tornando cada vez mais difícil.

É neste momento que você mais precisa saber o que é CRM e como utilizá-lo, pois a aquisição de um software de CRM contribui para manter a qualidade do relacionamento por meio da automação de processos.

Ao invés de resgatar fichas ou planilhas com dados de cada pessoa, você tem todas as informações centralizadas num único lugar e disponíveis para toda a sua equipe sempre que ela precisar interagir com um cliente.

Essa demonstração de conhecimento, de familiaridade com o cliente, desperta uma percepção positiva por parte dele em relação à marca e fortalece o relacionamento com a sua empresa.

Confira também: quais são os diferentes tipos de CRM?

Otimização de recursos

Ao adotar uma postura voltada à satisfação dos seus clientes e adotar um CRM para ajudar a gerenciar todas as informações, você também poderá notar uma redução de custos nos seus processos de atração e retenção de clientes.

A começar, os vendedores não perderão tanto tempo em tarefas burocráticas, pois o software de CRM dará conta da maioria delas. Com mais tempo (que também é um recurso importante) os vendedores poderão se dedicar com mais afinco ao relacionamento, personalizando o atendimento e cuidando da relação entre empresa e público-alvo com muito mais qualidade.

Integração das informações dos clientes

O marketing capta leads e os repassa para vendas, mas sem o auxílio das ferramentas adequadas, um setor não sabe como o outro conduziu o relacionamento ou pretende dar continuidade a ele. Essa ruptura no modo com que a empresa se relaciona com leads e clientes pode criar uma fissura no seu funil de vendas e deixar vários clientes escaparem.

Mas quando você tem uma cultura CRM focada em gerar valor para o seu público, isso não acontece. O software de CRM integra informações e processos de vendas de modo que o atendimento ao cliente seja único, do começo ao fim.

Desta maneira, não importa quem esteja falando com o cliente, ele se sentirá único, compreendido e atendido em todas as suas necessidades, aumentando as chances de permanência junto à sua empresa.

Quando você entende o que é CRM, entende que o atendimento ao cliente é o diferencial que faz com que muitas empresas decolem no mercado, então que tal aprender a melhorar o atendimento da sua empresa? Confira aqui o artigo Como garantir um bom atendimento aos clientes na minha empresa?