[abaixo]
O projeto da ASSIM – Associação Instituto Movimento, é a segunda concorrência solidária criada e concluída com sucesso na WDL. O vencedor do projeto foi o Top Designer Ivancco, que nos conta em uma entrevista como foi a sua participação e os desafios de redesenhar um logo.
WDL – Há quanto tempo você atua como designer?
Ivancco. Há 14 anos.
WDL – Você já realizou trabalhos voluntários durante sua carreira?
Ivancco. Sim, para a APAE Chapecó – SC; Lar Esperança Canina, de Curitiba – PR; CAPP – Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick.
WDL – Como foi participar do projeto para o Instituto Movimento?
Ivancco. Procuro, dentro do possível, participar dos projetos voluntários do We Do Logos. Apesar de não conhecer a Associação Instituto Movimento, o briefing estava bem completo e detalhado. Além disso, os designers puderam trabalhar com liberdade de criação. isso facilita muito a elaboração do logotipo.
WDL – Qual o desafio de modernizar um logo?
Ivancco. Reinventar é sempre desafiador, pois é muito mais difícil redesenhar do que começar um logotipo do zero. Tornar uma marca existente e consolidada em algo melhor é sempre mais complicado. Por exemplo, as recentes modernizações dos logos para o Mercado Livre, Gap, StockCar e Yahoo, que não deram muito certo. As marcas receberam inúmeras reclamações dos fãs e críticos de plantão. Porém, em alguns casos, o público acaba se acostumando com a mudança na identidade visual ao longo tempo.
WDL – O que o designer deve levar em consideração na hora de redesenhar uma marca?
Ivancco. Para fazer o rebrand de uma marca, o designer deve observar as tendências atuais e atentar-se ao briefing. Prezo pelo minimalismo nesses Jobs. Fazer uma coisa pensada, simplificar e manter o que havia de mais importante no logo antigo.
Arte criada para o projeto!