Se você está sem ideias para lançar um produto novo no mercado veja as dicas oferecidas por Daniela Khauaja para o site Exame. Ela é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.
– Para estimular o desenvolvimento de ideias faça reuniões informais com clientes e funcionários. Converse com a equipe de pesquisa para discutir problemas e necessidades. E por meio do chamado brainstorming – tempestade de ideias, tente encontrar soluções.
– Dê tempo para que o pessoal técnico desenvolva projetos, eles podem encontras algo relevante.
– Converse com os seus clientes e público-alvo para saber sobre demandas e necessidades. Realize pesquisas setoriais em vários países, procure informações e novidades sobre produtos.
– Participe de feiras comerciais e cheque tudo o que é novo em seu setor.
– Peça para que sua equipe técnica se reúna com a de seus fornecedores e tente descobrir novidades.
– Motive seus funcionários a oferecerem sugestões. Não critique caso haja algo que não seja relevante e sempre elogie o que for válido.
– Muitas empresas têm utilizado as inovações abertas, ações que convidam todo mundo a participar com sugestões e ideias para o seu negócio. Isso também é bom para divulgar sua marca e conseguir novos clientes.