É muito comum sentir uma motivação quando estamos falando de conquistar novos clientes, não é? A grande razão disso vem do fato de que iniciar um novo negócio é uma aventura. E saber uma boa estratégia para aumentar vendas é fundamental!
Também, conquistar os primeiros clientes significa realizar o primeiro passo em direção ao sucesso que é obter um retorno monetário sobre o que está criando. É basicamente mostrar que o seu produto ou também, um serviço, possui um valor para uma parte da população.
A verdade é que o fato de conquistar novos clientes, põe muitas coisas em jogo. Então juntamente com essa sensação de motivação, vem um frio na barriga, devido ao novo e portanto desconhecido.
É só você imaginar a seguinte situação: Imagine um lutador do UFC entrando dentro da octógono durante uma luta pelo cinturão. Conforme dá os primeiros passos, ele escuta a música que escolheu para a sua entrada estilosa. Independente do estilo da música, a motivação corre pelas suas veias, juntamente com a adrenalina.
Em um momento seguinte, a torcida começa a gritar pelo seu nome ou talvez o nome do seu adversário. Nesse ponto, ele começar a pensar em todos os pontos e dificuldades que passou para chegar até ali.
A incansável rotina de treino começando antes do sol nascer e ficando até um pouco mais tarde, alguns dias saindo depois que o próprio treinador ou sendo expulso pelo dono do ginásio que não tinha tanta disposição para esperá-lo sair.
Ele pensa nos dias que sofreu pequenas perdas, por exemplo, aquela luta durante o treino que, mesmo não valendo nada, deixou o seu ego ferido, pois sabia que podia ter feito melhor.
Nesse momento, pode ser que ele sinta o frio na barriga, sabendo que do outro lado também tem um atleta bem treinado e que o público também confia.
Talvez, seja dessa forma que você empreendedor se sinta. Fica bem claro que você é o atleta, mas quem será o cliente? O cliente é o público/espectador que você tem conquistar, ao provar que é capaz de entregar aquilo tudo que você aparenta ser. E para isso, é preciso ter uma estratégia para aumentar vendas.
Ou seja, de nada adianta você dizer que é o melhor sendo que não entrega aquilo que promete. É dentro do octógono que a luta acontece. É o resultado final que importa.
Se na luta o que conta é quem fica mais tempo em pé, quem não é nocauteado e etc, no fim do mês em um negócio, o que conta é quantos clientes entraram.
Exatamente por isso, vamos compartilhar esse artigo com você. Como é possível vender mais e ganhar novos clientes? Ora, definino sua estratégia para aumentar vendas!
Dicas essenciais para definir uma estratégia para aumentar vendas
Se a vitória para um empreendedor é ter o seu produto/serviço vendendo mais, o que será preciso para fazer isso acontecer? Antes de responder essa pergunta, o primeiro ponto que é preciso ressaltar é o caso de ética em vendas. Por que isso é importante?
A última coisa que você quer é vender fumaça para o seu cliente. Vender algo que não existe ou não acrescenta valor para o mesmo, definitivamente, não é uma estratégia para aumentar vendas válida. O ponto mais claro que podemos citar para o cenário de vendas são os esquemas de pirâmides, como o famoso esquema Ponzi.
O longo prazo, para negócios sem ética, sempre desmascara organizações desse tipo.
Em adição a isso, temos o fato de que gerir um negócio não é só vender. É preciso ter todo um aparato para se construir algo de sucesso. Você tem que pensar em atendimento, pós venda, criação de uma marca de sucesso e etc.
Dito tudo isso, vamos entrar de forma prática no tópico desse texto. Como definir estratégias para aumentar as vendas.
1- Estruturação de um processo de vendas escalável e repetível
Confesso qu, existe um caso que isso pode não ser interessante para você. Em negócios muito novos e de tecnologia, também conhecidos como startups, não é uma boa alternativa você buscar escalar cedo.
É preciso antes falar, e aqui você pode ler com a voz da sua mãe que já te disse mil vezes para lavar atrás da orelha, que você precisa validar as hipóteses de seu negócio.
Agora, já para todas as outras possibilidades, estruturar um processo de vendas escalável e repetível se faz extremamente necessário.
A verdade é que:
A crise sempre desmascara os negócios ruins e seca aqueles que dependem de indicação de novos clientes.
Para lidar com a crise, é preciso ter uma postura proativa para a captação de clientes. E é exatamente esse tipo de postura que além de te ajudar durante a crise, vai fazer o seu negócio deslanchar quando o mercado estiver favorável, esta é a primeira estratégia para aumentar vendas.
2- Estruturar um time de vendas excepcional
Dado que você já tem um processo de vendas escalável e repetível, considerando também que o treinamento segue a mesma linha, você já pode pensar em estruturar um time.
É neste ponto desta estratégia para aumentar vendas que se faz necessário um processo seletivo de qualidade. Se pensar que estamos na crise, você consegue inferir que muitas empresas não estão contratando, não é? Mas quando você tem um processo de vendas bem definido, fica claro que você não é a maioria e, portanto, tem capacidade de contratar.
Então, somos capazes de concluir que você está em um oceano azul de currículos. Gostaria de fazer uma abertura nesse ponto, pois tenho feito triagem de currículos para alguns dos nossos clientes e é importante ressaltar a qualidade de candidatos que é possível encontrar hoje.
É exatamente essa qualidade que você deve buscar nos membros do seu time. Mas não se atenha somente na leitura do currículo:
Procure ver como é o comportamento do futuro membro durante uma dinâmica em grupo e quanto “sangue no olho” ele aparenta ao querer entrar para seu time.
Também é muito importante ver se ele se adequa ao perfil do time atual.
Tente pensar em que é importante para esse novo membro se encaixar na equipe.
E por último, e extremamente importante, faça uma simulação de venda. Peça para ele vender uma caneta, uma garrafa d’água ou qualquer item que esteja perto no momento da entrevista.
3- Como conquistar os primeiros clientes
Quando falamos em conquistar os primeiros clientes é que as estratégias para aumentar as vendas começam a fazer mais sentido. Além disso, é preciso ressaltar a importância de um processo escalável. Fazer um misto entre a estratégia Inbound e Outbound é o mais aconselhável.
A verdade é que dependendo do negócio existem ainda outras alternativas.
Gostaria de citar com vocês alguns possibilidades para você conquistar novos clientes:
É possível vender um novo produto através de uma base já existente de clientes vindo de outra solução por exemplo.
Talvez adotar algum tipo de postura não escalável, somente no início do negócio para validar um produto ou simplesmente tentar mostrar que seu produto tem aderência no mercado.
Ou talvez, se você tiver uma lista com um bom número de contatos, você pode unir uma estratégia de cold call e cold mail, colocando todos os leads em um fluxo de cadência.
É possível gerar resultados surpreendentes, através de email marketing de resultados. Automatizar uma parte do processo te dará espaço para atentar para outras coisas.
Só nos últimos 4 tópicos citei 4 formas para você começar, mas ainda existem diversas outras.
4- Um última estratégia para aumentar vendas
Se você trabalha com vendas no modelo B2B, ou seja, vendendo para uma outra empresa, é primordial que você leia, reflita e aplique o SPIN Selling. Para aqueles que não conhecem, essa é a técnica de vendas que mudou profundamente a forma como todos nós vendemos.
Se você não entende nada sobre isso, confira nosso guia completo sobre SPIN Selling.
Veja também: Como fazer pós-venda: estar sempre presente!
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Esse post foi escrito por nossos parceiros da Outbound Marketing.