Exemplos de grandes empresas que fizeram reposicionamento de marca

Toda grande empresa preza por manter uma imagem positiva e atualizada diante de seu público. Assim, uma das características mais importantes para qualquer marca, é a cor, ou as cores que elas usam em sua identidade visual ou em seu reposicionamento de marca.

Todos que trabalham com comunicação, sabem o poder que as cores têm para transmitir mensagens e despertar reações e emoções nas pessoas. Profissionais de design ou de publicidade, por exemplo, entendem a importância do uso de cores adequadas em logos, layouts, produtos e em todas as peças de comunicação de um negócio.

Há companhias que têm tonalidades como suas marcas registradas. Desse modo, uma cor adequada é fundamental para melhorar a comunicação com a persona e para uma empresa alcançar estabilidade no mercado. 

Por isso, o reposicionamento de marca é um trabalho que precisa de uma estratégia sólida e bem desenvolvida. Somente assim, o projeto consegue obter sucesso e recolocar uma empresa em um lugar de destaque. 

Neste post, você vai saber mais sobre esse assunto. Entenda como a mudança de cor influencia na sua identidade visual e saiba tudo sobre reposicionamento de marca.

Como sei que preciso reposicionar minha marca?

Em primeiro lugar, quando se trata da forma como uma marca se apresenta para seu público, são necessárias exaustivas análises, até que tudo seja entregue sem erros. Com isso, o processo serve para o negócio repensar a sua imagem e ser visto com outros olhos pelo consumidor.

Faça o diagnóstico

A princípio, elabore pesquisas e entrevistas internas e externas para descobrir onde sua marca está falhando e onde pode se aprimorar. Há algumas questões que mostram a necessidade de uma mudança.

Por isso, reflita se seu público-alvo mudou, se há a necessidade de atualizar o envolvimento com novos serviços e produtos ou se seu modelo de negócio ainda é atrativo, diante das novas tecnologias. Assim, você saberá se realmente é necessário assumir uma mudança de postura no mercado.

Saiba a hora certa de fazer o reposicionamento de marca

O ideal é que as marcas criem uma identidade visual atemporal para que não precisem mudar. Lembre-se que consistência também é importante. Porém, em meio a tantas novas tecnologias e com cada vez mais empresas concorrentes que chegam ao mercado já ligadas às novas tendências, muitas vezes, é necessário inovar para não perder espaço.

Com isso, se realmente a mudança for necessária, é muito importante que o empresário saiba a hora certa de executá-la. Visto que esse é um trabalho que demanda tempo e paciência, para que decisões assertivas sejam tomadas.

Não tire a essência de sua marca

Muitas vezes, mudanças são necessárias, mas elas nunca podem apagar a história e essência de uma companhia. Então, você deve se atualizar, mudar a postura, expressar sentimentos diferentes, mas sem deixar as raízes da empresa. 

Exemplos de grandes empresas que fizeram reposicionamento de marca

Droga Raia

Como a mudança de cor faz um reposicionamento de marca

Além de excluir o termo “Droga” e de colocar a cruz como um símbolo mais dinâmico, a nova marca eliminou a cor vermelha do ícone e da tipografia. Agora, utilizando a cor verde, a empresa mudou sua marca para reforçar o compromisso da Raia em promover a saúde integral e serviços de saúde nas farmácias. Além disso, a nova imagem ressalta a proximidade e cuidado dos farmacêuticos com o cliente.

Natura

Como a mudança de cor faz um reposicionamento de marca

Enquanto isso, a Natura não passava por nenhuma crise quando fez seu reposicionamento. Contudo, mesmo sendo referência em qualidade e inovação, após uma pesquisa realizada com consultores, consumidores e revendedoras, a marca entendeu que não seguia as atuais tendências do seu ramo. Com isso, a cor verde tradicional foi tirada do seu logo para a empresa assumir uma imagem mais moderna, dinâmica, suave e colorida.

Yahoo!

Como a mudança de cor faz um reposicionamento de marca

Já o Yahoo!, conseguiu se consolidar na mente das pessoas ao utilizar a cor roxa. A saber, a marca já teve logos confusos e coloridos, até chegar no logotipo atual, que é mais simples e memorável.

Havaianas

Enquanto isso, quando a Havaianas surgiu, era vista como uma marca voltada a um público de mal gosto, devido ao seu baixo custo. Diante do crescimento de grandes concorrentes, como a Rider, a empresa apostou em uma nova identidade visual. 

Assim, com o slogan: “Todo mundo usa”, a Havaianas passou a contar com amplas opções de cores e com pessoas famosas em suas campanhas, o que deu uma nova aparência à marca e aumentou seu valor no mercado.

Samsung

Inicialmente, o logo da Samsung tinha várias referências coreanas e orientais. Logo, a marca adotou um design mais simples. Em seguida, após passar por um logo com três estrelas, a empresa passou a utilizar as cores azul e branca, que é totalmente atrelada a seus produtos.

Amazon

Por fim, a Amazon mudou várias vezes seus logos passando por um design com um preto sóbrio, até chegar nas tonalidades preta e amarela. Assim, a combinação clássica, virou marca registrada da empresa.

Qual a maneira certa de fazer o reposicionamento da minha marca?

Dessa forma, faça uma pesquisa de mercado detalhada;

  • Faça uma auditoria da marca para saber quais são os problemas no posicionamento atual.
  • Mantenha sempre um canal para receber avaliações de seus clientes.
  • Faça uma auditoria de marketing e confira se você está investindo, de forma correta, em suas campanhas e se sua mensagem é ressonante.
  • Descubra informações sobre seu ramo de atuação, concorrência e seu público-alvo.
  • Consulte sua equipe executiva para saber se a empresa continua com o mesmo foco ou se é necessário mudá-lo.
  • Calcule o quanto você quer investir no reposicionamento.
  • Conte com profissionais para criar uma nova estratégia de marketing.
  • Crie uma nova estratégia de branding.
  • Crie uma nova identidade visual, de acordo com as avaliações de seu público, seu mercado de atuação e que seja capaz de expressar o novo branding.
  • Redesenhe seu site, redes sociais, ponto de vendas e todas as peças de comunicação necessárias. 
  • Conte com uma campanha de comunicação integrada para mostrar sua nova forma de se comunicar.
  • Planeje a jornada de seus clientes para que eles se sintam únicos.
  • Execute de forma correta. Haja vista que o interno e o externo da empresa devem estar em sintonia.
  • Por fim, monitore seus resultados.

Quais são os tipos de reposicionamento de marca?

Diante disso, há diversos tipos de reposicionamento de marca, desde as mais bruscas alterações a pequenos ajustes na forma de se comunicar com o público. 

A saber, sua marca pode não precisar fazer tudo isso, mas aqui estão alguns itens que podem ser considerados em um bom reposicionamento:

  • Novo logotipo
  • Mudança de nome
  • Novo website
  • Novo slogan
  • Alteração do PDV
  • Mudança de tom de voz
  • Revisão de processos
  • Novo Planejamento de marketing
  • Nova organização
  • Estratégia de mídia social

Psicologia das cores no reposicionamento de marca

  • Laranja – na maioria das vezes é vista como uma cor agradável e amigável, que encoraja e passa uma ideia de acessibilidade. 
  • Azul – passa confiança e segurança e é muito utilizada por marcas que fazem parte do dia a dia das pessoas. É uma das cores mais queridinhas quando o assunto é logo.
  • Amarelo – é visto como um tom otimista e brilhante o suficiente para atrair a atenção do cliente.
  • Roxo – o roxo traz uma conotação criativa, inovadora e poderosa, mas também pode ser uma cor que acalma.
  • Rosa – se for mais escura, causa sensações boas e exala jovialidade. Já em tons mais claros, passam um ar mais delicado.
  • Vermelho – é uma cor que simboliza emoção, ousadia, paixão e intensidade. Muitas vezes é utilizada quando o assunto é promoção.
  • Preto – dá a ideia de luxo, poder, força e estilo. Se uma marca quer passar uma imagem sofisticada e forte, o preto é ideal.
  • Verde – traz a sensação de tranquilidade, saúde, serenidade e prosperidade. É bastante usada em logos de supermercados e em marcas de alimentos saudáveis.

Conclusão

Por fim, é importante saber o momento certo de fazer o reposicionamento da marca. Ao adotar o processo, a empresa mostra que se importa com seus clientes e que está em constante inovação. Nesse sentido, uma nova postura no mercado garante que um negócio não fique para trás e se mantenha de acordo com as expectativas do seu público.

Então, conheça as peças da We Do Logos e venha investir em reposicionamento de marca com quem realmente sabe fazer.

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