24 exemplos de identidade visual novas que deram certo

Antes de tudo, a identidade visual de uma marca é como um resumo de toda a sua história: ela representa o que a empresa faz, como faz, e qual é a “personalidade” do empreendimento. Ademais, é por isso que os melhores logos são tão memoráveis. Sendo assim, veremos 24 exemplos de identidade visual novas que deram certo.

Isso porque a medida que uma empresa cresce, até mesmo para as grandes marcas, é preciso fazer uma ou outra reformulação na identidade visual, para adequar a nova imagem ao crescimento e as consequentes mudanças.

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Veja também: Como criar um manual de identidade visual

Agora, vamos começar analisando, em mais detalhes, 3 exemplos de identidade visual que se renovou com muito sucesso e seguir citando muitos outros, para você conferir e se inspirar.

24 exemplos de identidade visual que foi repaginada

1 – Identidade Visual – Starbucks


Starbucks-I.V.-WeDoLogos

Primeiramente, em 2011, a conhecida franquia de cafés Starbucks fez mudanças significativas na identidade visual de seus produtos. A empresa passava por um período de recessão, e consequentemente, diminuição no número de vendas.

Dessa maneira, a empresa tomou a decisão de explorar outros mercados , vendendo diferentes produtos (canecas, camisetas, sorvetes…) inclusive fora de suas lojas. Por conta dessa decisão, a palavra coffee (café) foi removida do logo. Outrossim, uma equipe criativa teve a missão de renovar a imagem da marca, repaginando também sites, embalagens, e todos os canais de comunicação. O resultado? Um aumento progressivo no número de vendas, expansão de mercado, e estabelecimento dela como umas das top of mind no segmento de cafeterias.

2 – Identidade Visual – Pabst Blue Ribbon

PabstBlueRibbon-I.V.-WeDoLogos

A bebida não é muito conhecida aqui, mas para você entender do que se trata, até algum tempo atrás a Pabst Blue Ribbon (PBR) era sinônimo de bebida americana perfeita para aquelas pessoas que dão duro no trabalho e querem uma cerveja barata no final do dia.

Quando lançada na China, a identidade visual foi reformulada, e, diferente da versão americana, sua embalagem e logomarca ganharam ares mais sofisticados.

Afinal, para você se situar melhor, a China é o maior mercado cervejeiro do mundo, de acordo com o Euromonitor, e é por lá, a maior procura é por bebidas alcoólicas de alto padrão. Nesse âmbito, a reformulação da Pabst Blue Ribbon colocou a marca em um posicionamento favorável ao gosto chinês para cervejas caras. Desse modo, se, nos EUA, elas eram vendidas por não mais que 2 dólares, lá na china, o preço é, no mínimo, U$44. Excelente exemplo de identidade visual que soube se adaptar a um novo público!

3 – Identidade Visual – Natura


Natura-I.V.-WeDoLogos

Saiba mais: Como criar uma identidade visual de empresa em 5 passos

De antemão, para não dizer que só falamos de marcas estrangeiras, um case antigo, mas de sucesso é o da marca brasileira Natura. Nesse sentido, em meados dos anos 2000, a marca resolveu que iria investir pesado em pesquisa e desenvolvimento, novas instalações das suas sedes, no e-commerce, e, também, no mercado exterior.

Dessa forma, para este novo momento, a empresa fez pesquisas com colaboradores, consultoras e consumidores que apontavam que a imagem da Natura ideal era de uma personalidade elegante, ativa e atualizada, diferente da passada pela logomarca antiga, com um traço pesado que dava a ideia de algo estático, e tradicional. Logo, a imagem antiga não combinava com a proposta de maior investimento em expansão de negócios e nem com a audiência da marca.

A partir daí, a empresa passou por um processo de reformulação da identidade visual. O resultado foi um logo com mais movimento, leveza e clareza, adequado a proposta de crescimento da empresa, e mais atrativo ao público alvo da marca. Consequentemente, a marca fidelizou o seu público antigo, e passou a ser melhor reconhecida entre seus prospectos.

O que concluir com isso tudo? As empresas mudam e a imagem dela deve acompanhar estes processos. Se a sua empresa tem a oportunidade renovar o posicionamento da imagem da marca, readequar as atualizações de interesses e público-alvo, e ainda melhorar o relacionamento com a base de clientes, por que não?

Uma empresa que soube construir toda sua identidade visual via online foi nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão. Confira o Vídeo CASE Point do Macarrão com o depoimento de sues proprietários.

Mais 9 exemplos de identidade visual que mereceu uma boa mudança

Antes de mais nada, em alguns casos, a empresa não tem interesse em mudar o posicionamento da marca, apenas atualizar o logo. Sendo assim, é sobre esses casos que trouxemos estes novos exemplos de identidade visual.

Como você sabe, o posicionamento de uma empresa deve ser traduzido em todos os pontos de contato entre a marca e o consumidor. Nesse sentido, é por isso que o logotipo é tão importante: ele é o rosto, a face, a representação da personalidade de uma marca porém, em alguns momentos, o logotipo pode ficar desatualizado e o posicionamento da marca ou o próprio mercado podem mudar.

Além disso, o que é importante saber é que, um redesign de logotipo pode ir de uma revolução total na identidade visual até apenas alguns pequenos ajustes. Nesse caso, depende de cada projeto, do objetivo que a empresa tem e do posicionamento. Dessa maneira, essas mudanças podem trazer vantagens significativas para seu negócio, fazendo com que fique melhor posicionado no mercado e com isso lucre mais.

Veja mais: 10 dicas importantes para a identidade visual da sua empresa

Vamos ver agora algumas marcas que mudaram seus logos ao longo dos últimos anos e estão ganhando mais!

4 – Galvão

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5 – Carrefour

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6 – Citroen

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7 – Coral

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8 – Pão de Açúcar

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9 – Walmart

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10 – Vale

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11 – Audi

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Depois destes cases, vamos apresentar agora alguns casos em que era necessário modernizar a identidade visual, principalmente porque estava havendo uma moda de logos “flat”, com menos sobras e volumes.

Que ver mais alguns exemplos de logos? Dê uma olhada neste projeto em que nossos designers criaram 16 exemplos de logo para a empresa Carrossel da  Ortopedia.

12 exemplos de identidade visual modernizada

Antes de mais nada, vale ressaltar que muitas empresas vêm reformulando a sua identidade visual, deixando-a mais moderna e com uma visualização mais clara, principalmente, pelo fato de estarem agregando seus produtos ou serviços a internet. Desta forma, podem utilizar em suas campanhas de marketing um logo que alcance o público online e offline sem interferir a mensagem que deseja passar.

Porém, ao redesenhar seu logo, leve em consideração o reconhecimento que ele já possui no mercado e o objetivo desta modificação. Além disso, a opinião do público deve ser pesquisada, pois o mesmo, geralmente, possui uma carga emocional com a marca e uma mudança brusca pode interferir essa relação. Isto também vale para colaboradores e parceiros.

Veja abaixo exemplos de identidade visual que mudou, em alguns casos como o primeiro, radicalmente!

12 – Discovery KIDSDiscoveryKIDS-Identidade-Visual-WeDoLogos

13 – ArgosArgos-Identidade-Visual-WeDoLogos

14 – Animal Planet
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15 – AT&T
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16 – BigTen
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17 – Cisco System
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18 – Delta
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19 – GAP
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20 – Google
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21 – KFC
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22 – Kraft
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23 – MSN
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24 – Technicolor

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DICA: Identidade visual: um conceito fundamental para o seu negócio

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Por fim, e sua empresa, está na hora de renovar sua identidade visual, como nesses exemplos? Seja para criar ou redesenhar logotipos, pensar em slogans, fazer folders, embalagens ou layout de sites, entre muitos outros materiais, pode contar com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina.

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