Não se trata só de venda, preço, produto ou tempo de entrega. É claro que tudo isso é muito importante, mas também é fundamental que o cliente se sinta bem enquanto navega pela loja e escolhe os itens que deseja. É tão importante que tem até nome próprio: experiência de compra. Mas como tornar essa experiência mais agradável e completa para o público do seu e-commerce? Descubra a seguir:
Pense no mercado mobile
Hoje em dia é simplesmente impossível oferecer uma experiência de compra de qualidade sem se concentrar no suporte aos dispositivos móveis. Afinal de contas, eles são parte integral do cotidiano das pessoas. É bastante provável, aliás, que mesmo aqueles que possuem um desktop ou um notebook, em determinado ponto da jornada de compra, pesquisem usando seus smartphones e tablets. Já conhece o design responsivo?
Ofereça atendimento integrado
Para atender bem aos consumidores, que vivem conectados a uma grande quantidade de canais, é preciso apostar no atendimento integrado. Como assim? Isso significa, basicamente, ir até onde o cliente está. Se ele está nas redes sociais, tenha um canal de suporte nesse ambiente. O comprador prefere e-mail? Telefone? Providencie o apoio adequado. Descubra qual é o meio favorito da sua clientela e faça bom uso dele na prestação de suporte. Esse tipo de preocupação faz toda a diferença para o cliente na experiência de compra.
Facilite o pagamento
São muitas as lojas virtuais que se preocupam tanto com o design do site, mantendo o foco na atração de usuários, que até conseguem fazer um bom trabalho ao convencê-los a encherem o carrinho. Mas é preciso se lembrar de que a venda só vale mesmo depois que o pagamento é efetuado. Logo, se essa etapa do processo for difícil, confusa ou restritiva demais, a tendência é que o cliente acabe abandonando a compra. Para evitar esse prejuízo, escolha uma solução de pagamento que ofereça flexibilidade, facilidade e tenha bons índices de conversão. Assim os consumidores não terão motivos para deixarem de completar a operação.
Além de facilitar o pagamento você também deve possuir uma política de reembolso. Ela vai ser essencial para seu e-commerce e vai ser um dos fatores que vão te dar mais credibilidade e alavancar suas vendas.
Torne a navegação clara e acessível
Lojas virtuais normalmente contam com um grande volume de produtos, que precisam ser devidamente divididos em categorias e separados por uma série de outros filtros — como tamanho, gênero, estilo e assim por diante. São tantos os detalhes que não é nada difícil confundir o usuário, seja pela falta ou mesmo pelo excesso de informações. Pensando nisso, o ideal é apostar em uma navegação simples, permitindo o acesso a qualquer categoria com facilidade, sem exigir habilidades específicas ou um esforço grande demais por parte do público.
Dê opções ao cliente
É sempre melhor comprar quando os produtos são variados, já que isso indica que a loja tem mais valor a oferecer e está bem preparada para atender a todas as expectativas dos clientes. Com isso em mente, faça seu máximo para dar opções ao cliente com relação a modelos, cores e tamanhos dos artigos — ou quaisquer outros detalhes que se enquadrarem no que você vende.
Automatize o processo de compra
Recomendar produtos se baseando no histórico de compra do cliente e de outras pessoas que têm o mesmo gosto, possibilitar que o usuário continue navegando mesmo depois de colocar algo no carrinho, concluir o negócio com apenas um clique e tantas outras facilidades fazem a maior diferença na experiência de compra. Então invista logo na automatização de seus processos e veja como os resultados do seu e-commerce acompanharão seus esforços.
À medida que os consumidores percebem a melhora na experiência de compra, a tendência é que continuem consumindo com frequência, além de ainda recomendarem a loja para seus amigos e conhecidos. Com o tempo, esse ciclo de uso contínuo e recomendação será marca registrada da sua loja. Não parece ótimo? Então mãos à obra!
E você, o que mais tem usado para melhorar a experiência de compra no seu e-commerce? Compartilhe suas experiências e dicas conosco!
Sobre o autor: este texto foi escrito pelos nossos parceiros do Moip, solução de pagamentos para lojas virtuais e físicas, assinaturas online e marketplaces. Baseado na cultura da inovação e da flexibilidade, a empresa oferece aos seus clientes mais de 15 opções de meios de pagamento, ferramentas de gestão de risco e disputa, além de uma adesão simplificada. Conferido com o certificado de segurança PCI DSS (reconhecido mundialmente), o Moip é utilizado por mais de 50 mil negócios, desde startups até empresas estabelecidas, e processa mais de 1 milhão de transações online a cada mês. Lançado em 2008, o Moip faz parte do grupo Ideiasnet e Arpex Capital. Mais informações em moip.com.br.
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