Experiência de pagamentos: o que é e como impacta as marcas?

Os hábitos de consumo mudaram drasticamente nos últimos dez anos. Se antes se comprava por comodidade ou bons preços, hoje o cenário é completamente diferente. Em meio às grandes transformações tecnológicas, conseguimos entender como a experiência de pagamentos impacta as marcas, seja de forma positiva ou negativa.

 

E a importância de uma experiência cada vez mais digital já se reflete nas pesquisas. De acordo com o estudo Mentalidade do Consumidor (Consumer Mindset), conduzida pela Visa na América Latina e Caribe, o consumidor moderno anseia por soluções 1D3A1H (digitais first, fácil acesso, ágil, assertiva e humanizada).

 

Essa mentalidade foi impulsionada, também, pela pandemia de COVID-19, que deu ainda mais destaque aos pagamentos contactless

 

No entanto, essa mudança de comportamento e a preferência por meios digitais e ágeis continuam mesmo após a reabertura do comércio e a volta das atividades.

 

Diante desse panorama, não dá para ignorar a importância da experiência de pagamentos na jornada de compra do consumidor. 

 

Afinal, ela tem um grande impacto na percepção da marca, levando um cliente a considerar ou recusar compras futuras.

 

No post de hoje, vamos explicar o que é a experiência de pagamento, seus impactos para as marcas e ainda oferecer dicas para que você possa otimizar a jornada no seu negócio.

 

Vamos lá?

O que é a experiência de pagamento?

A experiência de pagamento é o processo pelo qual o consumidor passa ao efetuar uma compra, seja em uma loja física ou pela internet, e a forma como ele se sente durante as etapas.

 

Com a mudança dos hábitos de consumo e a explosão do e-commerce, ela tem se tornado uma métrica cada vez mais importante, já que impacta diretamente o faturamento das empresas.

 

As más experiências durante as etapas de pagamento podem, inclusive, levar a um abandono de carrinho, e afastar o consumidor permanentemente do site de uma marca.

 

As principais razões para essa taxa de desistência são:

 

  • Falta de diversidade em meios de pagamento;

  • Falta de certificados de segurança que garantem proteção ao consumidor;

  • Problemas técnicos;

  • Checkout lento ou com muitas etapas.

 

Ao se tornarem recorrentes, essas más experiências podem impactar negativamente a saúde financeira do negócio, uma vez que há desistências e perda de vendas.

Quais são as vantagens de investir em tecnologia e diversificação dos meios de pagamento?

O consumidor moderno deseja soluções de pagamento ágeis e que combinem com o seu estilo de vida. 

 

Com as recentes inovações tecnológicas, como smartwatches e carteiras digitais, aumenta cada vez mais o interesse pela utilização de métodos práticos e fáceis de usar.

 

Ainda segundo o estudo da Visa, os consumidores possuem interesse em usar métodos de pagamento inovadores, práticos e fáceis de usar, como:

 

  • Pagamentos por aproximação (57%)

  • Carteiras digitais em lojas físicas (48%)

  • Pagamento online (45%)  

 

Além disso, a pesquisa revelou que um em cada três consumidores gosta de usar pagamentos por biometria, já que esta é uma forma segura de pagar.

 

Assim, oferecer uma experiência de pagamento transparente, ágil e sem fricção é crucial para se manter competitivo diante da concorrência, e ainda traz vantagens, como:

 

  • Fidelização dos clientes;

  • Aumento da taxa de conversão;

  • Reconhecimento da marca;

  • Aumento do faturamento.

Saiba como proporcionar um bom checkout no seu negócio

Agora que você já sabe como a experiência de pagamentos impacta as marcas, é hora de colocar a mão na massa. Veja, a seguir, 4 dicas para melhorar o checkout do seu negócio.

  1. Ofereça diversos meios de pagamento 

Como mencionamos logo acima, oferecer variedade de meios de pagamento é fundamental para os consumidores contemporâneos. 

 

Na hora de escolher uma solução de pagamentos para o seu negócio, leve em consideração o comportamento do consumidor, que preza por experiências flexíveis, personalizadas e diversas. 

 

Portanto, opte por contratar uma empresa que ofereça diferentes métodos de pagamento, como Pix, boleto, cartão de crédito, cartão de débito, QR Code, além de tecnologia robusta, segurança e flexibilidade no processamento. 

  1. Ofereça um checkout ágil e transparente

Um checkout lento e com muitas etapas pode ser um verdadeiro “tiro no pé” durante o processo de pagamento.

 

Isso porque, como mencionamos acima, os consumidores prezam por agilidade e praticidade na hora de efetuar as transações, e oferecer uma má experiência na etapa mais importante da jornada pode afastá-lo definitivamente do seu site.

 

Então, a dica é escolher uma empresa que ofereça um checkout de pagamento simples, intuitivo, responsivo e com menor número de etapas. 

  1. Integre o seu gateway de pagamento

Se, durante o checkout de pagamento, o consumidor for redirecionado para um site diferente do site da empresa, isso pode gerar suspeitas e desconfiança, o que leva ao abandono da transação.

 

Por isso, opte por um gateway ou intermediador de pagamento que ofereça integração com a sua marca e um layout white label. Assim, você poderá personalizar a etapa e garantir a confiança dos consumidores.

  1. Invista em segurança

A segurança dos dados é um ponto cada vez mais importante para o consumidor. Sendo assim, invista em certificados de segurança, como o SSL, e conte com um bom sistema antifraude.

 

Assim que você tiver toda a infraestrutura de segurança, insira as certificações no site do seu negócio. Dessa forma, os clientes se sentirão mais confiantes durante a transação.

Potencialize o seu negócio com a tecnologia

Como vimos ao longo do artigo, a agilidade, a segurança, a personalização e a transparência são fundamentais na hora de escolher um bom gateway de pagamento.  

 

E para proporcionar a melhor experiência de pagamento e encantar os clientes do seu negócio, é preciso contar com as parcerias certas.


Então, que tal potencializar ainda mais o seu negócio? Saiba como uma tecnologia robusta e a automação financeira podem otimizar o seu sistema de cobrança.