Às vezes nem nos damos conta do tempo que gastamos checando as redes sociais. Parece que elas ocupam pouco do nosso dia, mas isso está longe da realidade.
O Brasil é um dos poucos países onde a população passa em média mais de 9 horas por dia conectada a internet. De acordo com dados da “2018 Global digital”, o tempo dedicado às redes sociais é 60% maior do que o resto do mundo.
De acordo com esses dados, a primeira conclusão que se pode chegar é que a sua marca deve estar online. A segunda é que as redes sociais são parte essencial da promoção e relacionamento.
É bem provável que você já utilize as redes sociais como um canal de comunicação para seu negócio. Porém, já parou para avaliar em qual das redes sociais se encontra o maior volume de clientes interessados na sua oferta?
O Facebook e o Instagram não são as únicas redes sociais existentes, mas são as duas mais usadas pelos brasileiros. Por isso, vamos tratar delas nesse post.
Facebook x Instagram
O Facebook é a maior rede social do mundo e também uma das mais completas. É perfeita para que as marcas criem páginas para compartilhar seu conteúdo e manter o relacionamento com seus clientes. Na página é possível compartilhar fotos, vídeos, links, impulsionar publicações para alcançar um público maior e criar anúncios em todo Facebook. Apesar das páginas serem semelhantes aos perfis pessoais, elas apresentam ferramentas de monitoramento, relacionamento e informações sobre a organização.
O Instagram é voltado para imagens e nessa rede social você segue pessoas e elas podem te seguir também. Na rede é possível publicar fotos, vídeos, fazer stories, comentar em publicações e enviar mensagens diretas. Além disso, o perfil profissional libera ferramentas de monitoramento para mensurar o engajamento do seu perfil e criação de anúncios.
Adapte o conteúdo
O conteúdo de cada rede social deve ser produzido separadamente. Cada uma delas possui formatos e comunicação diferentes que devem ser pensados antes da produção.
No Facebook o tamanho do texto não importa muito, desde que sua imagem seja uma boa isca. É uma rede para postagens mais longas, com mais texto e permite o compartilhamento pelos usuários. A imagem deve gerar curiosidade e atrair o usuário para o texto que antecede a imagem. Além disso, devido ao compartilhamento, o Facebook é uma ótima opção se você deseja viralizar uma publicação.
O Instagram é mais visual e funciona de maneira mais instantânea. Fotos com muito texto e legendas muito grandes podem dispersar os seguidores e até evitar que novos usuários sigam o perfil. O Instagram é perfeito para usar as hashtags! Assim você tem a chance de atrair um público maior e encontrar postagens semelhantes a sua.
Ambas as redes possuem a opção de fazer stories, aquelas postagens que tem duração de 24 horas. Porém, o Instagram possui o recurso de destaque de stories, onde você pode tornar uma publicação permanente no seu perfil, algo que o Facebook ainda não faz. Por isso, é preciso pensar em qual conteúdo irá compartilhar e se ele deve ser temporário ou não.
Escolhendo uma rede social para seu negócio
Para escolher a principal rede social para o seu negócio, é necessário pensar um pouco sobre as características de cada uma. Ao comparar o Facebook e Instagram, é necessário pensar no público alvo. O Facebook, por exemplo, embora seja a rede social mais utilizada e democrática, possui maior popularidade com o público maduro. Enquanto isso, o Instagram é sucesso com a geração mais nova.
Além do público alvo, é necessário analisar o seu produto ou serviço. O Instagram é uma rede social muito visual e se você trabalha com, por exemplo, moda e acessórios femininos, essa rede é perfeita para você. Se seu produto possui mais especificações técnicas e você utiliza vídeos mais longos, o Facebook talvez seja a melhor opção.
Claro, nada do que foi dito aqui impede de utilizar as duas redes sociais para sua empresa. Não existe uma fórmula pronta. O importante é divulgar a sua oferta sempre pensando no seu público alvo e nas particularidades de cada rede social para adaptar o conteúdo.
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