Quando se fala em ferramentas de marketing digital, podemos estar falando de muitas coisas diferentes, mas todas complementares.
Opções não faltam para você otimizar sua performance e colocar seu marketing digital no piloto automático. Divulgação, mensuração e pesquisa são as três grandes áreas em que essas ferramentas se concentram.
Ferramentas de marketing digital podem te ajudar a achar palavras-chave, podem ser usadas para Business Intelligence (BI) – te auxiliando a segmentar o público ao analisar suas ações na internet (em mídias sociais, blogs e e-mails) -, fazer automação de marketing, ou podem ser ferramentas de disparo de campanhas e-mail.
Saiba mais: 9 sinais de que sua empresa precisa de Marketing Digital
Na verdade, alguns dos softwares de marketing digital têm um pouco de cada uma dessas vantagens misturadas, com pontos fortes e fracos que você deve analisar, caso a caso.
Nesta postagem, vamos falar um pouco de cada um desses tipos de ferramentas de digital marketing, para que você possa escolher a melhor para você e sua empresa
Ferramentas de marketing digital essenciais para bombar na internet
1- Semrush
Essa badalada ferramenta de marketing digital é usada fortemente para SEO marketing. Funciona no esquema SaaS e é paga.
Mas vale a pena porque o Semrush tem 3 funcionalidades excelentes e que ajudam muito neste trabalho. Elas possibilitam a análise de 3 elementos essenciais neste tipo de campanha:
- Posicionamento de sites.
- Posicionamento de concorrentes.
- Ranqueamento das palavras-chave.
Com isso, já fica bastante facilitado seu trabalho de SEO. Mas o Semrush não para por aí, ele tem muito mais a oferecer, como dados de busca paga e orgânica, link building, comparações entre domínios, acesso a uma série de métricas específicas e até uma ferramenta de análise do SEO do seu site.
Confira o Semrush.
2- Moz
Falamos um monte do Semrush, mas não podemos deixar de falar do Moz. Com ele você também pode descobrir quais palavras-chave e métricas seus concorrentes estão tentando usar e alcançar.
Dá para pesquisar backlinks, “auditar” o SEO do seu site para corrigi-lo, ranquear palavras-chave tanto localmente quanto globalmente e muito mais. E tem um detalhe: existe um “Free Trial” de 30 dias do Moz Pro.
Que tal experimentar? Moz Pro.
3- Google Keyword Planner
Não dá para falar de ferramentas de marketing digital sem falar do Google Keyword Planner. Para começar, é gratuita!
E fácil de usar. Você utiliza uma interface simples para encontrar as palavras-chave que deseja, por meio de diversos filtros, tais como: produto ou serviço, página de destino, categoria de produto, país, cidade, idioma, o custo por clique das palavras em 5 plataformas diferentes ( Google, YouTube, Bing, Amazon e App Store, permitindo entender como cada público, em cada canal, realiza suas buscas), e muitos outros, que vão te dar dados como a média de pesquisas mensais da palavra-chave em um ano e a concorrência: alta, média ou baixa.
Clique e use: Google Keyword Planner
Veja também: O que é Marketing Digital? Explicações simples para entender melhor
4- RD Station
Agora a ferramenta de marketing digital em foco faz um trabalho que inclui desde a análise de dados até a segmentação, classificação de leads e automação de marketing. Principalmente se você souber integrá-la via API com outros aplicativos de digital marketing, ela pode ser excelente para seus negócios.
Com uma verdadeira suíte de ferramentas digitais de marketing, o RD Station permite fazer também nutrição de leads, criar landing pages, acompanhar o desempenho de campanhas de e-mail marketing, indicadores de SEO, agendamento de publicações em mídias sociais, monitoramento de leads e muito mais.
Outro benefício do RD Station são seus cursos. Eles são pagos, mas os conteúdos são bem bacanas e incluem, entre outros: “Introdução ao Inbound Marketing”, “Introdução ao Customer Success” e “Torne-se uma Agência Inbound”.
Dê uma olhada: RD Station
5- MailChimp
MailChimp é uma dessas ferramentas de marketing digital que a maioria das startups usou (ou ainda usa!) em algum momento. Isso porque ele tem um excelente plano gratuito que permite cadastrar até 2.000 e-mails e disparar 12.000 mensagens por mês!
Somado a isso, ela ainda oferece maneiras de medir seu desempenho de abertura, de cliques e outras métricas, além de templates com excelentes layouts para agilizar a criação de seus e-mails, usando uma prática ferramenta de arrasta e solta elementos.
Acesse agora! Mialchimp
6- Mandril
Este é um primo símio do MailChimp, só que focado em e-mails transacionais, isto é, aqueles e-mails mais frios, como agradecimentos por fazer uma compra, ou enviando a confirmação depois de se cadastrar em um site, ou mesmo quando o usuário se esquece de sua senha e precisa criar uma nova.
Este tipo de e-mail automatizado é excelente para melhorar a percepção do nível de atendimento pelos seus clientes, sem deixar passar nenhuma ação importante.
Veja mais aqui: Mandril
Confira também: Como organizar o financeiro de uma empresa com API e a nuvem
7- Pluga
E se você juntar tudo isso? Bom, podem não ser todos eles, mas existe uma maneira de integrar diversas ferramentas de marketing digital e conseguir muito mais produtividade em seu negócio.
Por exemplo: se você usa um meio de pagamento em seu e-commerce, a cada pagamento aprovado, este cliente pode ser incluído em uma lista do MailChimp.
Ou ainda: se você usa o RD Station, assim que um lead chegar em certo ponto do fluxo de automação, a mesma coisa: ele é incluído automaticamente em uma lista do MailChimp.
A pluga tem muitas integrações como estas prontinhas para você usar. E eles prometem que em menos de 2 minutos você consegue fazer a sua integração, sem precisar saber nada de programação.
Quer mais uma boa notícia? Tem um plano grátis!
Clique e conheça: Pluga
8- Active Campaign
Para manter um relacionamento com sua audiência, o e-mail marketing é, sem dúvida, uma das melhores opções. Principalmente com ferramentas como o Active Campaign, onde você pode criar layouts, montar seus e-mails e enviar para uma grande base de contatos, tanto usuários de desktop quanto de dispositivos mobile.
Com essa ferramenta, você tem acesso a dados pessoais e comportamentais dos seus leads e clientes, podendo segmentar sua comunicação com muito mais eficiência. E ainda ganha a integração com ferramentas de CRM e automação de marketing, gerindo suas relações comerciais em um único lugar.
A plataforma oferece planos que vão de 9 a 149 dólares mensais, dependendo da quantidade de usuários e contatos que você tem.
Outras ferramentas de e-mail marketing: Splio, Mailchimp, Sendgrid, iContact, Customer.IO
9- Instamizer
Instagram é uma das redes sociais de maior sucesso no momento, atraindo milhares de pessoas com imagens e vídeos de alta qualidade. O uso de filtros e hashtags faz dessa plataforma ainda mais interessante para formar uma audiência engajada.
Mas estar todo tempo sacando o celular para realizar uma publicação pode ficar um pouco complicado, por isso, recomendamos que você conheça o Instamizer, uma das ferramentas de marketing digital que possibilita gerir suas contas do Instagram e agendar postagens nela.
Entre outras facilidades, o Instamizer permite ainda que você compartilhe os posts no Facebook e Twitter e edite fotos colocando filtros e texto para que as publicações saiam completas.
Os planos variam de grátis a 99 reais por mês, dependendo da quantidade de postagens e perfis que você precise manter.
10- Facebook Power Editor
Tudo bem que você pode acessar sua página do Facebook e criar anúncios por ali. Mas se você quiser se aprofundar ainda mais na publicidade da maior rede social da atualidade, precisa conhecer o Facebook Power Editor.
Com mais funcionalidades e opções para criar anúncios incríveis para o Facebook, o Power Editor conta com recursos como Lookalike, onde você pode fazer upload da sua lista de clientes e criar anúncios segmentados para pessoas com o mesmo perfil.
Com essa ferramenta, você também pode direcionar melhor seus anúncios, determinando onde eles irão aparecer: se em desktops ou smartphones, no feed de notícias ou na coluna à direita, etc.
Você também pode melhorar a distribuição do seu orçamento, determinando o valor máximo a ser pago por clique, a quantidade de pessoas a serem alcançadas e o número de impressões ou ações. Para fechar com chave de ouro, você pode realizar edições em massa, poupando tempo.
11- Google Trends
O Google Trends é uma das ferramentas do Google Adwords onde você pode fazer pesquisas de palavras-chave e descobrir a frequência com que elas são buscadas na internet, em que regiões existe maior demanda por estas palavras e ainda palavras relacionadas a essas buscas.
É uma ótima maneira de fazer seu planejamento de marketing digital, já que é possível analisar a procura por estas palavras ao longo do tempo e ainda ter uma ideia dos motivos que fazem com que uma determinada palavra esteja no topo das buscas, como notícias e assuntos afins.
Basicamente, é uma ferramenta indispensável para o SEO, pois traz muitos insights a respeito do que está fazendo a cabeça dos internautas no momento. O Google Trends é gratuito, basta você ter uma conta do Google para acessá-lo.
12- Google Analytics
Já é quase um consenso de que o Google Analytics é a melhor ferramenta de mensuração no marketing digital. Isso porque você tem acesso a uma infinidade de estatísticas e dados que podem melhorar a eficácia das suas estratégias de marketing digital.
Você pode integrar o Google Analytics ao site, ao blog e até landing page da sua empresa e assim ter acesso a informações relevantes, como fontes de tráfego, volume de visitas, links mais clicados, custo por clique, número de impressões de anúncios, entre outras.
O melhor de tudo? A ferramenta é gratuita. Entretanto, fique atento, pois plataformas como o WordPress, por exemplo, exigem que você tenha conta premium (paga) para que possa realizar a integração com essa ferramenta.
13- MixPanel
Compreender o comportamento do consumidor atualmente é um dos maiores desafios do marketing digital. Mas ele pode ser bem menos impactante se você usar o MixPanel. Com essa ferramenta de marketing digital você acompanha onde seus leads são convertidos, quando se engajam e com que frequência seus consumidores compram seus produtos ou serviços.
Ele faz análise de dados na rede e fornece dados bem segmentados, como quantidade de usuários mobile que acessam seu site, por exemplo. Disponibiliza ainda relatórios intuitivos que podem trazer insights a respeito da sua estratégia, possibilitando que você faça comentários para ir construindo e fortalecendo sua atuação na internet.
A ferramenta possui diversos planos, que vão de gratuito a mais de 2000 dólares. Estabeleça seus objetivos e escolha a melhor opção!
Caramba, quanto coisa boa! Só faltava ter um site que fizesse layout de e-mail marketing, banner digital, layout de blogs e sites, capas de Facebook e outros materiais de comunicação por um preço justo e tudo online, sem complicação.
Bom, na verdade, existe. A We do Logos: Clique aqui e comece a criar seu e-mail agora mesmo!
Curtiu essas ferramentas de marketing digital? Quer conhecer outras ferramentas que podem te ajudar a melhorar a performance do seu empreendimento? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades da We Do Logos!