13 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer

Quando se fala em ferramentas de marketing digital, podemos estar falando de muitas coisas diferentes, mas todas complementares.

Opções não faltam para você otimizar sua performance e colocar seu marketing digital no piloto automático. Divulgação, mensuração e pesquisa são as três grandes áreas em que essas ferramentas se concentram.

Ferramentas de marketing digital podem te ajudar a achar palavras-chave, podem ser usadas para Business Intelligence (BI) – te auxiliando a segmentar o público ao analisar suas ações na internet (em mídias sociais, blogs e e-mails) -, fazer automação de marketing, ou podem ser ferramentas de disparo de campanhas e-mail.

02 - MktDigital-CTABlog002

Saiba mais: 9 sinais de que sua empresa precisa de Marketing Digital

Na verdade, alguns dos softwares de marketing digital têm um pouco de cada uma dessas vantagens misturadas, com pontos fortes e fracos que você deve analisar, caso a caso.

Nesta postagem, vamos falar um pouco de cada um desses tipos de ferramentas de digital marketing, para que você possa escolher a melhor para você e sua empresa

Ferramentas de marketing digital essenciais para bombar na internet

1- Semrush

Essa badalada ferramenta de marketing digital é usada fortemente para SEO marketing. Funciona no esquema SaaS e é paga.

Mas vale a pena porque o Semrush tem 3 funcionalidades excelentes e que ajudam muito neste trabalho. Elas possibilitam a análise de 3 elementos essenciais neste tipo de campanha:

  • Posicionamento de sites.
  • Posicionamento de concorrentes.
  • Ranqueamento das palavras-chave.

Com isso, já fica bastante facilitado seu trabalho de SEO. Mas o Semrush não para por aí, ele tem muito mais a oferecer, como dados de busca paga e orgânica, link building, comparações entre domínios, acesso a uma série de métricas específicas e até uma ferramenta de análise do SEO do seu site.

Confira o Semrush.

2- Moz

Falamos um monte do Semrush, mas não podemos deixar de falar do Moz. Com ele você também pode descobrir quais palavras-chave e métricas seus concorrentes estão tentando usar e alcançar.

Dá para pesquisar backlinks, “auditar” o SEO do seu site para corrigi-lo, ranquear palavras-chave tanto localmente quanto globalmente e muito mais. E tem um detalhe: existe um “Free Trial” de 30 dias do Moz Pro.

Que tal experimentar? Moz Pro.

3- Google Keyword Planner

Não dá para falar de ferramentas de marketing digital sem falar do Google Keyword Planner. Para começar, é gratuita!

E fácil de usar. Você utiliza uma interface simples para encontrar as palavras-chave que deseja, por meio de diversos filtros, tais como: produto ou serviço, página de destino, categoria de produto, país, cidade, idioma, o custo por clique das palavras em 5 plataformas diferentes ( Google, YouTube, Bing, Amazon e App Store, permitindo entender como cada público, em cada canal, realiza suas buscas), e muitos outros, que vão te dar dados como a média de pesquisas mensais da palavra-chave em um ano e a concorrência: alta, média ou baixa.

Clique e use: Google Keyword Planner

Veja também: O que é Marketing Digital? Explicações simples para entender melhor

4- RD Station

Agora a ferramenta de marketing digital em foco faz um trabalho que inclui desde a análise de dados até a segmentação, classificação de leads e automação de marketing. Principalmente se você souber integrá-la via API com outros aplicativos de digital marketing, ela pode ser excelente para seus negócios.

Com uma verdadeira suíte de ferramentas digitais de marketing, o RD Station permite fazer também nutrição de leads, criar landing pages, acompanhar o desempenho de campanhas de e-mail marketing, indicadores de SEO, agendamento de publicações em mídias sociais, monitoramento de leads e muito mais.

Outro benefício do RD Station são seus cursos. Eles são pagos, mas os conteúdos são bem bacanas e incluem, entre outros: “Introdução ao Inbound Marketing”, “Introdução ao Customer Success” e “Torne-se uma Agência Inbound”.

Dê uma olhada: RD Station

5- MailChimp

MailChimp é uma dessas ferramentas de marketing digital que a maioria das startups usou (ou ainda usa!) em algum momento. Isso porque ele tem um excelente plano gratuito que permite cadastrar até 2.000 e-mails e disparar 12.000 mensagens por mês!

Somado a isso, ela ainda oferece maneiras de medir seu desempenho de abertura, de cliques e outras métricas, além de templates com excelentes layouts para agilizar a criação de seus e-mails, usando uma prática ferramenta de arrasta e solta elementos.

Acesse agora! Mialchimp

6- Mandril

Este é um primo símio do MailChimp, só que focado em e-mails transacionais, isto é, aqueles e-mails mais frios, como agradecimentos por fazer uma compra, ou enviando a confirmação depois de se cadastrar em um site, ou mesmo quando o usuário se esquece de sua senha e precisa criar uma nova.

Este tipo de e-mail automatizado é excelente para melhorar a percepção do nível de atendimento pelos seus clientes, sem deixar passar nenhuma ação importante.

Veja mais aqui: Mandril

Confira também: Como organizar o financeiro de uma empresa com API e a nuvem

7- Pluga

E se você juntar tudo isso? Bom, podem não ser todos eles, mas existe uma maneira de integrar diversas ferramentas de marketing digital e conseguir muito mais produtividade em seu negócio.

Por exemplo: se você usa um meio de pagamento em seu e-commerce, a cada pagamento aprovado, este cliente pode ser incluído em uma lista do MailChimp.

Ou ainda: se você usa o RD Station, assim que um lead chegar em certo ponto do fluxo de automação, a mesma coisa: ele é incluído automaticamente em uma lista do MailChimp.

A pluga tem muitas integrações como estas prontinhas para você usar. E eles prometem que em menos de 2 minutos você consegue fazer a sua integração, sem precisar saber nada de programação.

Quer mais uma boa notícia? Tem um plano grátis!

Clique e conheça: Pluga

8- Active Campaign

Para manter um relacionamento com sua audiência, o e-mail marketing é, sem dúvida, uma das melhores opções. Principalmente com ferramentas como o Active Campaign, onde você pode criar layouts, montar seus e-mails e enviar para uma grande base de contatos, tanto usuários de desktop quanto de dispositivos mobile.

Com essa ferramenta, você tem acesso a dados pessoais e comportamentais dos seus leads e clientes, podendo segmentar sua comunicação com muito mais eficiência. E ainda ganha a integração com ferramentas de CRM e automação de marketing, gerindo suas relações comerciais em um único lugar.

A plataforma oferece planos que vão de 9 a 149 dólares mensais, dependendo da quantidade de usuários e contatos que você tem.

Outras ferramentas de e-mail marketing: Splio, Mailchimp, Sendgrid, iContact, Customer.IO

9- Instamizer

Instagram é uma das redes sociais de maior sucesso no momento, atraindo milhares de pessoas com imagens e vídeos de alta qualidade. O uso de filtros e hashtags faz dessa plataforma ainda mais interessante para formar uma audiência engajada.

Mas estar todo tempo sacando o celular para realizar uma publicação pode ficar um pouco complicado, por isso, recomendamos que você conheça o Instamizer, uma das ferramentas de marketing digital que possibilita gerir suas contas do Instagram e agendar postagens nela.

Entre outras facilidades, o Instamizer permite ainda que você compartilhe os posts no Facebook e Twitter e edite fotos colocando filtros e texto para que as publicações saiam completas.

Os planos variam de grátis a 99 reais por mês, dependendo da quantidade de postagens e perfis que você precise manter.

10- Facebook Power Editor

Tudo bem que você pode acessar sua página do Facebook e criar anúncios por ali. Mas se você quiser se aprofundar ainda mais na publicidade da maior rede social da atualidade, precisa conhecer o Facebook Power Editor.

Com mais funcionalidades e opções para criar anúncios incríveis para o Facebook, o Power Editor conta com recursos como Lookalike, onde você pode fazer upload da sua lista de clientes e criar anúncios segmentados para pessoas com o mesmo perfil.

Com essa ferramenta, você também pode direcionar melhor seus anúncios, determinando onde eles irão aparecer: se em desktops ou smartphones, no feed de notícias ou na coluna à direita, etc.

Você também pode melhorar a distribuição do seu orçamento, determinando o valor máximo a ser pago por clique, a quantidade de pessoas a serem alcançadas e o número de impressões ou ações. Para fechar com chave de ouro, você pode realizar edições em massa, poupando tempo.

11- Google Trends

O Google Trends é uma das ferramentas do Google Adwords onde você pode fazer pesquisas de palavras-chave e descobrir a frequência com que elas são buscadas na internet, em que regiões existe maior demanda por estas palavras e ainda palavras relacionadas a essas buscas.

É uma ótima maneira de fazer seu planejamento de marketing digital, já que é possível analisar a procura por estas palavras ao longo do tempo e ainda ter uma ideia dos motivos que fazem com que uma determinada palavra esteja no topo das buscas, como notícias e assuntos afins.

Basicamente, é uma ferramenta indispensável para o SEO, pois traz muitos insights a respeito do que está fazendo a cabeça dos internautas no momento. O Google Trends é gratuito, basta você ter uma conta do Google para acessá-lo.

12- Google Analytics

Já é quase um consenso de que o Google Analytics é a melhor ferramenta de mensuração no marketing digital. Isso porque você tem acesso a uma infinidade de estatísticas e dados que podem melhorar a eficácia das suas estratégias de marketing digital.

Você pode integrar o Google Analytics ao site, ao blog e até landing page da sua empresa e assim ter acesso a informações relevantes, como fontes de tráfego, volume de visitas, links mais clicados, custo por clique, número de impressões de anúncios, entre outras.

O melhor de tudo? A ferramenta é gratuita. Entretanto, fique atento, pois plataformas como o WordPress, por exemplo, exigem que você tenha conta premium (paga) para que possa realizar a integração com essa ferramenta.

13- MixPanel

Compreender o comportamento do consumidor atualmente é um dos maiores desafios do marketing digital. Mas ele pode ser bem menos impactante se você usar o MixPanel. Com essa ferramenta de marketing digital você acompanha onde seus leads são convertidos, quando se engajam e com que frequência seus consumidores compram seus produtos ou serviços.

Ele faz análise de dados na rede e fornece dados bem segmentados, como quantidade de usuários mobile que acessam seu site, por exemplo. Disponibiliza ainda relatórios intuitivos que podem trazer insights a respeito da sua estratégia, possibilitando que você faça comentários para ir construindo e fortalecendo sua atuação na internet.

A ferramenta possui diversos planos, que vão de gratuito a mais de 2000 dólares. Estabeleça seus objetivos e escolha a melhor opção!

12 - eBook - Guia Definitivo de Marketing Digital para PMEs-CTA-600x200px

Caramba, quanto coisa boa! Só faltava ter um site que fizesse layout de e-mail marketingbanner digitallayout de blogs e sitescapas de Facebook e outros materiais de comunicação por um preço justo e tudo online, sem complicação.

Bom, na verdade, existe. A We do Logos: Clique aqui e comece a criar seu e-mail agora mesmo!

Curtiu essas ferramentas de marketing digital? Quer conhecer outras ferramentas que podem te ajudar a melhorar a performance do seu empreendimento? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades da We Do Logos!

We Do Logos