Ferramentas de SEO: saiba como otimizar seu site!

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismo de buscas. Diante disso, as ferramentas de SEO tem como objetivo chegar o mais próximo possível do termo pesquisado pelos consumidores e mostrá-los os melhores conteúdos, de acordo com a sua pesquisa. Assim, o meio consiste em um conjunto de técnicas aplicadas em seus sites e redes sociais.

De antemão, o SEO atua através do uso de palavras-chave distribuídas nos títulos, subtítulos, descrição de anúncios, links do URL, e outras partes dos conteúdos de sites, blogs, redes sociais e Youtube. Afinal, ele é uma das técnicas mais poderosas que uma empresa pode utilizar para ter um bom posicionamento nos meios de buscas e gerar bons resultados com suas postagens. Portanto, muitos criadores de conteúdo ainda têm muitas dúvidas sobre como trabalhar o SEO.

Confira neste texto a relevância do SEO e algumas dicas importantes para a otimização dos seus sites.

Veja também: Saiba qual a importância de estar preparado para o mercado digital

Ferramentas de SEO para blogs e sites

Trabalhar o SEO de seus sites é vital para se conquistar uma presença digital bem sucedida. Haja vista que, este recurso gera resultados orgânicos e aumenta a visibilidade de suas postagens.

  1. Gera uma boa experiência para os usuários
  2. Torna seus conteúdos mias visíveis
  3. Traz melhores resultados de vendas
  4. Cria credibilidade e reconhecimento
  5. Faz um site responsivo
  6. Garante segurança e rapidez aos visitantes
  7. Aumenta o número de seguidores nas redes sociais
  8. Mostra o seu conteúdo para usuários locais

Saiba mais: Vendas pela internet: saiba porque investir em presença digital

Ferramentas de SEO nas redes sociais

Assim, ao gerar curtidas e comentários, o uso do SEO nas redes sociais traz vida longa aos posts. Bem como, o recurso possibilita que o usuário compartilhe os seus links, o que ajuda na classificação das postagens.

Visto que, quanto mais interação, mais o Google entende que seu conteúdo é útil. Assim, as redes sociais geram:

  1. Maior vida útil de seus posts
  2. Mais visualizações
  3. Chance de receber link building
  4. Mais tráfego para o seu site ou blog
  5. Reconhecimento e uma boa reputação para a marca

Confira: Como Criar Conteúdos Criativos Para as Redes Sociais: 5 Dicas!

Dicas de Como Trabalhar o SEO e otimizar seus resultados

Todo mundo quer ter seu site no topo da primeira página de respostas do Google. Então, se atente à algumas dicas para gerar bons resultados em suas mídias digitais:

  • Estude os concorrentes;
  • Tenha um blog;
  • Crie conteúdo de acordo com palavras-chave primárias e secundárias;
  • Pense nas pessoas e não na máquina;
  • Trabalhe as Redes Sociais;
  • Tente entender a intenção de busca do usuário;
  • Aprenda como trabalhar o SEO nas imagens;
  • Faça postagens de qualidade e com frequência;
  • Faça conteúdos autorais;
  • Utilize hashtags em suas postagens nas redes sociais;
  • Explore o Google Meus Negócios;
  • Acompanhe as atualizações
  • Utilize URLs curtas, de acordo com a postagem;
  • Busque gerar backlinks; 
  • Crie bons títulos e descrições com a palavra-chave;
  • Use links internos e externos;
  • Revise se há algum conteúdo que demore para carregar;
  • Poste conteúdo completo;
  • Faça uma auditoria do site;
  • Tenha uma checklist de SEO on-page simples;
  • Utilize ferramentas que ajudem na otimização do SEO.

Veja: Site profissional x amador: Qual a diferença?

Ferramentas de SEO

De acordo com o relatório feito pelo site SemRush, 73% dos profissionais de marketing usam habilidades e ferramentas de SEO para gerar melhores resultados online. Por isso, confira alguns recursos para você alcançar um tráfego maior em seu site.

Ferramentas de SEO para achar palavras-chave 

A saber, podemos definir a pesquisa de palavras-chave como a base do trabalho de SEO. Diante disso, você pode contar com meios como:

  • Google Analytics –  O recurso mais conhecido e que permite a análise dos números de seu site ou blog;
  • Google Trends – Reúne dados sobre palavras-chave que você já conhece;
  • O Keyword Planner – Outro meio muito útil disponibilizado pelo Google;
  • Übersuggest – Traz muitas novas ideias de palavras-chave. 

Algumas outras ferramentas úteis de SEO

  • Google Pagespeed – Analisa e avalia a velocidade do site
  • Smuch – Acelera o carregamento das imagens
  • Help a Reporter Out (HARO) – Constrói backlinks 
  • Check My Links – Garante que os links funcione bem em seu site
  • BuzzStream – Gera link Building
  • SEO Report Card – Faz a comparação de seu site com os de seus concorrentes.
  • Linkstant – Notifica todas as vezes que alguém usa links de seu site, como referência.

Confira: Entenda o que é taxa de conversão de lead

Conclusão 

Por fim, o SEO é fundamental para o sucesso de uma marca na internet. Nesse sentido, a criação de um site profissional e otimizado com as técnicas e ferramentas de SEO, faz parte de todas as estratégias de marketing digital

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