16 leis do sucesso

No início do século XX, o americano Andrew Carnegie resolveu investigar o que todos os grandes empresários tinham em comum. Para realizar essa difícil tarefa contratou os serviços de Napoleon Hill. Durante 20 anos Napoleon estudou sobre as 6 mil pessoas mais poderosas do mundo e seus denominadores comuns.

Entre as pessoas que Hill estudou e entrevistou pessoalmente estavam Thomas Edson, Graham Bell, George Eastman, Henry Ford, John Rockfeller, Theodore Roosevelt e Woodrow Wilson. O resultado do trabalho foi transformado em um curso, no qual Napoleon cita as 16 leis que todas as pessoas de grande sucesso seguiam, conscientemente ou não.

Veja estas leis abaixo:

1. Associação com outras pessoas com o mesmo perfil de pensamento

Os grandes homens tiveram que se associar a outras pessoas para conseguirem realizar os seus objetivos, buscando principalmente pessoas que seguiam uma mesma linha de pensamento. A união destas mentes, Hill chamou de Master Mind – ou Mente Mestra. Ou seja, sozinhos nenhum deles teria conseguido o sucesso que conseguiu.

2. Objetivo principal definido

Todos que realizam seus sonhos tinham um objetivo claro e definido em suas mentes, por vezes cheios de detalhes. Muitas pessoas querem mudar de vida e não tem definido o que realmente querem, mas sabem que não desejam continuar como estão. Sem ter um objetivo traçado, é muito complicado realizar alguma coisa.

“O objetivo principal na vida deve ser escolhido com um grande cuidado e, depois de escolhido, deverá ser escrito e colocado num lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez por dia. Isso tem por efeito psicológico impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como um lema, um projeto, uma “planta” que finalmente dominará as suas atividades na vida e a guiará, passo a passo, para a consecução desse objetivo.” – Napoleon Hill

3. Confiança em si próprio

A confiança é fundamental para quem deseja empreender. As pessoas entrevistadas demonstravam grande confiança em seu potencial tanto ara resolver problemas, como para chamar alguém que os resolva. Afinal quem vai confiar um investimento em alguém que não demonstra segurança? Qual cliente vai comprar algo de alguém que duvida de si mesmo?

4. Economia

Segundo o estudo os entrevistados sabiam controlar suas finanças e assim tinham sempre dinheiro para investir em oportunidades e para arriscar empreendimentos. A educação financeira é uma das regras essenciais para quem quer obter sucesso.

5. Iniciativa e Liderança

Todos os grandes empresários tomaram a iniciativa de controlar suas próprias vidas, empreender, sair da mesmice e levar outros associados no mesmo caminho. Mas quem não tem este perfil pode desenvolvê-lo, pois para convencer outros a comprarem seus serviços e produtos, ou até mesmo trabalhar com você é preciso demonstrar liderança e iniciativa.

6. Imaginação

A sexta lei para o sucesso é pensar fora da caixa, criar soluções que ninguém ainda criou e inovar! Muitos dos pesquisados tiveram que usar muito a imaginação para pensar em um negócio que não existia. Uma dica para trabalhar a criatividade é mudar suas rotinas de ações e pensamentos e não ter receio de experimentar coisas novas.

7. Entusiasmo

Muitos querem mudar de vida, mas acabam desistindo e não levando em frente. O entusiasmo é o combustível que move homens e mulheres rumo a descobertas e empreendimentos. Os maiores realizadores do mundo eram absolutamente apaixonados por seus objetivos principais, mesmo quando as condições pareciam adversas.

“O homem geralmente triunfa com mais facilidade num campo de esforços em que se lança de corpo, alma e coração.”
– Napoleon Hill

8. Autocontrole

Autocontrole é igual a ser líder de si. É pensar a longo prazo, avaliar conseqüência e estar ciente de tudo que o afasta ou aproxima do seu objetivo.

9. Hábito de fazer mais do que a obrigação

Napoleon Hill define duas pessoas:
1. Aquelas que não fazem o que lhes é pedido
2. Aquelas que só fazem o que lhes é pedido
Quer se destaca na área de atuação? Crie o hábito de sempre estar uma milha a frente. Ofereça algo a mais ou sempre será apenas uma pessoa mediana, igual a tantas outras.

10. Personalidade atraente

Ser uma personalidade atraente não esta ligado a beleza e sim comportamentos. Ser uma figura agradável, simpática e bem apresentada são características que devem ser levados em consideração, pois é preciso ser uma companhia aprazível para levar sua carreira a patamares mais elevados.

11. Pensar com Exatidão

FOCO!! Devemos dirigir nosso pensamento para informações, assuntos e fatos que nos deixaram mais próximos de nosso objetivo, baseando-se em fatos verdadeiros com importância real e que seja útil.

12. Concentração

Trabalhar a concentração hoje é mais difícil que na época em que a pesquisa foi realizada. As multitarefa que a tecnologia nos oferece são tantas que só dedicamos pouquíssimo tempo para cada uma delas. O resultado são trabalhos mal-feitos, falta de foco, sensação de excesso de informação e um grande sentimento de frustração. A solução é treinar esse foco, uma opção é tentar fazer uma coisa de cada vez.

13. Cooperação

A cooperação está ligada a todos os níveis. Tanto ao seu interesse pessoal, quanto ao bem-estar das pessoas com quem você se relaciona. Enxergue os concorrentes apenas como outros players do mercado e não como inimigos, veja os funcionários não como escravos, mas como pessoas que estão colaborando para tornar o seu sonho realidade. Entenda que a cooperação é o melhor caminho para a realização pessoal e coletiva.

14. Fracasso

Pode parecer estranho, mas o fracasso é uma lei do sucesso. As pessoas que atingiram uma grande realização na vida fracassaram algumas vezes antes. Como diria Thomas Edson, aprenderam maneiras de “não inventar a lâmpada”. Cada vez que você fracassa, descobre uma forma de não realizar seu objetivo, eliminado-a do seu caminho.

15. Tolerância

A tolerância é a formula para encarar o fracasso, as limitações de outras pessoas e as suas próprias e as adversidades que a vida nos impõe. Não da para ter tudo sob controle, quantas vezes coisa que queremos não acontecem e coisas que não queremos acontecem. O segredo é ter tolerância, se desapegar de querer controlar tudo e ir acertando e errando até chegar onde queremos. O momento em que você realiza o objetivo é muito fugaz perto de todo o caminho que você tem para percorrer até ele.

16. Fazer aos outros aquilo que quer que seja feito a você mesmo

Essa é a lei usada em grande parte das religiões e filosofias de vida já criadas no mundo. Se ela fosse realmente levada a sério, viveríamos um mundo bem melhor.
Quando percebermos que somos todos – seres vivos e meio-ambiente, interdependente e que a ideia de EU como algo distinto e independente é nada mais que ilusão, aí temos uma grande oportunidade de nos libertarmos de padrões limitadores.


Estas leis acima são resumos das 16 leis do sucesso de Napoleon Hill. Para saber mais detalhes de cada uma delas procure o livro de 736 páginas que no Brasil recebeu o título de A Lei do Triunfo. Mesmo sendo antigo -1930, suas leis são válidas e algumas mais hoje Mem dia do que no século XX.

Outra dica é assistir os vídeos com Napoleon Hill explicando algumas das leis do sucesso Clique aqui e veja!

Fonte: Mude.nu