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Inspirações para ter uma grande Ideia de Marketing

Em um mercado cada vez mais concorrido, as agências de publicidade precisam investir em inovação para se destacar e, ter uma grande ideia de marketing, é o que pode garantir contas de grandes clientes e a ascensão da empresa.

O universo da publicidades e do marketing está cada vez mais digital. E ao mesmo tempo em que abre inúmeras possibilidades, também pode fazer com que as agências se apeguem em ideias e formatos publicitários pouco inovadores.

Uma ideia de marketing pode surgir em qualquer lugar e ser executada de diversas formas, inclusive unindo estratégias digitais com o live marketing.

O live marketing, ou marketing de experiência, propõe levar uma marca ou um produto até o público de forma que ele experimente a oferta, se tornando parte da ação de marketing.

Nesta postagem você vai conhecer alguns exemplos de ideias de marketing, além de dicas de como se inspirar para ter a sua.


Ideia de marketing: unindo a tecnologia e o live em uma mesma ação

Old Irish

A Old Irish, uma marca de cerveja, se destacou por uma ação de live marketing extremamente inovadora se destacando mundialmente no mercado publicitário de cervejas. Essa ideia de marketing é também um exemplo de como unir tecnologia e live marketing.

A ação foi realizada em uma praça e consistia em propor que pessoas colocassem um óculos de realidade virtual com a sugestão de que eles poderiam apreciar mais profundamente a Irlanda.

Enquanto os participantes se divertiam com o ambiente virtual projetado pelo óculos, diversas pessoas trabalhavam para realmente montar um bar em volta de quem estivesse com o óculos.

Ao retirar o aparelho dos olhos, os participantes eram surpreendidos com a imagem real de um bar criado em seu entorno!

Confira o vídeo:


Essa ideia de marketing se destaca por dois motivos:

  1. Utilização da tecnologia de maneira não óbvia: enquanto os participantes achavam que a ação consistia na utilização do óculos de realidade virtual, o equipamento era, na verdade, apenas uma forma de distrair o participante enquanto a real intervenção acontecia, criando uma grande surpresa ao final.

  2. Nos acostumamos a assistir propagandas de cerveja com fortes apelos sexuais, essa proposta foge completamente desse objetivo, valorizando o produto quando o inclui na cultura local.

LG

A empresa de eletrônicos LG foi responsável por outra ideia de marketing tendo a tecnologia do televisor como destaque da ação de live marketing.

Para promover um novo televisor de alta definição, a LG simulou uma pegadinha durante supostas entrevistas de emprego. O televisor foi instalado atrás da mesa do entrevistador, como se fosse apenas uma janela, mostrando uma imagem que simulava a vista do lado de fora.

O intuito dessa ideia de marketing digital era provar a alta definição do televisor, mostrando como a imagem transmitida pelo aparelho poderia se passar por uma imagem real.

Enquanto os participantes passavam por uma entrevista, a cena de um meteoro atingindo a terra passava pelo televisor e a reação dos entrevistados foi a de quem realmente seria atingido, correndo, se escondendo, entre outras reações.

Confira o vídeo:

Como ter uma grande Ideia de Marketing

Para ter uma ideia de marketing disruptiva – que rompe com o senso comum de uma área ou segmento de mercado – é essencial estudar quais campanhas são realizadas pelos concorrentes.

Encontre o padrão e tente criar ações diferentes, com outras propostas, mas conversando com o mesmo público e consumidores assíduos de sua marca.

Surpreenda! Utilize ferramentas diferentes para divulgar o produto ou serviço de seu cliente. Analise o que o público diz a respeito da sua marca.

Com a internet, principalmente nas redes sociais, é possível interagir com esse público, criar enquetes, solicitar sugestões e responder os comentários a respeito do que é divulgado pela empresa.

Old Spice

A Old Spice, marca de desodorantes masculinos, por exemplo, criou uma ação que envolvia diretamente os comentários dos clientes em sua página do Facebook.

Para promover a proteção de 48h proposta pelos produtos, um ator permaneceu por dois dias em um set de filmagem e realizava diversas tarefas, todas elas solicitadas pelos espectadores enquanto eles assistiam o vídeo transmitido ao vivo no Facebook.

Conhecer o seu público, ter criatividade para utilizar as ferramentas comuns, de conhecimento geral para o mercado digital, e com elas criar ações inovadoras e fugir dos padrões criados para o setor da marca específica, é um dos caminhos mais assertivos para ter uma ideia de marketing de destaque.


E você, tem alguma dica de ideia de marketing legal para incluir entre os nossos exemplos?

Se tiver, é só fazer sua sugestão e compartilhar nos comentários deste post.


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