A importância de uma boa identidade visual pode ser entendida a partir daquele ditado que, com certeza, você já ouviu: “a primeira impressão é a que fica”.
O mundo é cada vez mais visual e o valor dado pelos clientes a produtos atraentes e harmônicos, aumenta a cada dia mais. Criar uma boa identidade visual é um aspecto fundamental para uma empresa obter estratégias de marketing eficazes e alcançar melhorias em seus resultados. A aparência pode ser a chave tanto para o sucesso de um negócio, quanto para o seu fracasso.
O que é identidade visual?
Em primeiro lugar, a identidade visual não se limita apenas a um logotipo. O logo é o que baseia, é um elemento central e fundamental para uma comunicação visual de qualidade, mas não é apenas isso.
A identidade visual é composta por vários itens e elementos de design, que transmitem a personalidade e todos os valores e posicionamentos de uma empresa. Sendo assim, o conceito abrange, desde a criação do nome certo para o seu negócio, até a unificação de marca em todas as suas peças de comunicação e Pontos de Vendas.
Tipos de Identidade Visual
Nome
Nome é a identificação e o elemento responsável por individualizar o serviço ou produto no mercado.
Logotipo
O logotipo é a parte escrita da arte. Sendo assim, são as letras que formam sigla, de forma estilizada.
Logomarca
Já a logomarca, é o ícone do logotipo. Desse modo, é o desenho ou símbolo gráfico que representa a organização.
Cores
Por outro lado, as cores são um dos elementos mais importantes das artes. A paleta de cores de uma marca deve ter concordância com a estratégia e os produtos oferecidos, pois tem diferentes significados.
Fonte
Nesse sentido, Fonte e tipografia são os caracteres, os tipos de letra que compõem o estilo, formato e o arranjo visual do texto.
Fotografia
Fotografia são as imagens atrativas e reproduzidas sobre uma superfície fotossensível, que deve ser usada de acordo com o estilo da marca, do produto e do público
ícone
Enquanto isso, Ícone é o nome dado à imagem ou símbolo gráfico, usado para representar produtos ou empresas
Vídeo e movimento
Vídeo e movimento trazem as opções de: vídeo de depoimento, institucional social, institucional cultural, criação de animações e muito mais. Desse modo, as imagens com movimentos é uma outra ideia bastante usada na identidade visual.
Hierarquia
Em suma, a Hierarquia é a assinatura visual. Consiste no método que organiza o conteúdo para atrair o usuário, comunicar melhor a mensagem e prender sua atenção.
Ilustração / gráfico / padrões
Ilustração / gráfico / padrões são os diferentes tipos de representação visual, que comunicam, de forma simples, a mensagem passada.
Visualização de dados
A visualização de dados é a representação, de forma simplificada, de informações em uma forma gráfica.
Itens interativos
Por outro lado, os itens interativos permitem a interação direta do usuário com o conteúdo
Slogan
A saber, o slogan nada mais é que, uma ou duas frases, que são fáceis de lembrar. As frases destacam a atividade, missão, valores, características ou os diferenciais da empresa
Web Design
O Web design desenvolve interfaces digitais, como layout de sites e aplicativos para o ambiente online.
Elementos não tangíveis
Por fim, os elementos não tangíveis também são uma boa estratégia na identidade visual. Assim, alguns exemplos desses recursos, são: sonoridade, aromas, sensações, valores, princípios etc.
Como aplicar a identidade visual?
Além de ser composta por vários itens, a identidade visual de um negócio pode ser usada no mundo online ou offline. Desse modo: funcionam em:
- Peças de papelaria e material impresso, como: cartões de visita e folhetos
- Decoração do local de trabalho
- Decoração do Ponto de Vendas
- Embalagens
- Camisetas e uniformes
- Adesivação de carro
- Peças promocionais
- Brindes
- Banners de comunicação interna
- Blog;
- Sites
- Redes sociais
- E-mails;
Como a identidade visual é útil para o meu negócio?
Em síntese, a identidade visual é o que faz o primeiro contato entre a empresa e seu público. Assim, o cliente é atraído, entende o arquétipo, o posicionamento, os diferenciais e os valores e pode passar a reconhecer a marca. Por exemplo, só com o logotipo ou a fonte utilizada pela empresa, reconhecemos os produtos da Coca-Cola, ou quando vemos o M e as cores vermelho e amarelo, que, de forma imediata, nos remete ao MCDonald’s.
Uma marca forte é capaz de passar a mensagem certa para os clientes. Com isso, a empresa consegue:
- Se diferenciar da concorrência
- Se posicionar de forma correta
- Mostrar seus serviços
- Ressaltar seus diferenciais
- Ter reconhecimento
- Proporcionar uma boa experiência
- Causar boas sensações
- Ter credibilidade;
- Fidelizar clientes
Os elementos visuais são capazes de atrair visibilidade, construir relevância e consolidar uma empresa no mercado.
Diferenças entre identidade visual, marca e branding?
Identidade visual
É a união de elementos visuais que representam e acompanham um serviço, produto ou empresa. Sendo assim, as cores, logo, fontes e vários outros aspectos, que são utilizados em diversas peças de comunicação.
Marca
Marca é tudo que pode trazer uma identificação para uma empresa, ou seja, inicialmente, pode ser entendida como o gráfico de um logotipo, mas também é tudo que pode representar um negócio.
Desse modo, a marca traz símbolos e letras presentes na identidade visual ou engloba aspectos como cultura interna e atendimento ao cliente.
Branding
Já o branding é o responsável por criar estratégias e soluções para uma empresa crescer em seu nicho. Sendo assim, o conceito aborda o posicionamento, a personalidade e a mensagem que um negócio quer passar a seu público, a fim de despertar sensações positivas.
Como criar uma boa identidade visual?
Antes de mais nada, faça pesquisas internas e externas. As internas te ajudarão a chegar aos melhores aspectos, de acordo com os objetivos e valores da empresa. Enquanto isso, a pesquisa externa te ajuda a entender melhor o seu mercado de atuação e seu público.
Acima de tudo, o ideal é que a sua identidade visual seja criada por um designer experiente, que estude a sua empresa e traga recursos e ideias exclusivas para as artes que irão representar o seu negócio.
As agências costumam seguir passos, como: a realização de Briefing, brainstorming, definição de personas, escolha de símbolos, fontes, cores e estilos adequados e a criação do manual de identidade visual. Além disso, o designer se encarrega de promover a união da identidade visual com as estratégias de branding.
Afinal, a identidade visual é algo fundamental e faz parte do plano de marketing de qualquer empresa que visa se destacar e crescer no mercado.
E para cuidar da identidade visual, a We Do Logos pode te ajudar! Conte conosco na criação de logo, itens de papelaria, material gráfico, e muito mais!