Identidade visual: como criar a personalidade da sua marca?

A importância de uma boa identidade visual pode ser entendida a partir daquele ditado que, com certeza, você já ouviu: “a primeira impressão é a que fica”.

O mundo é cada vez mais visual e o valor dado pelos clientes a produtos atraentes e harmônicos, aumenta a cada dia mais. Criar uma boa identidade visual é um aspecto fundamental para uma empresa obter estratégias de marketing eficazes e alcançar melhorias em seus resultados. A aparência pode ser a chave tanto para o sucesso de um negócio, quanto para o seu fracasso. 

O que é identidade visual?

Em primeiro lugar, a identidade visual não se limita apenas a um logotipo. O logo é o que baseia, é um elemento central e fundamental para uma comunicação visual de qualidade, mas não é apenas isso. 

A identidade visual é composta por vários itens e elementos de design, que transmitem a personalidade e todos os valores e posicionamentos de uma empresa. Sendo assim, o conceito abrange, desde a criação do nome certo para o seu negócio, até a unificação de marca em todas as suas peças de comunicação e Pontos de Vendas.

Tipos de Identidade Visual

Nome

Nome é a identificação e o elemento responsável por individualizar o serviço ou produto no mercado. 

Logotipo

O logotipo é a parte escrita da arte. Sendo assim, são as letras que formam sigla, de forma estilizada. 

Logomarca

Já a logomarca, é o ícone do logotipo. Desse modo, é o desenho ou símbolo gráfico que representa a organização.

Cores

Por outro lado, as cores são um dos elementos mais importantes das artes. A paleta de cores de uma marca deve ter concordância com a estratégia e os produtos oferecidos, pois tem diferentes significados.

Fonte

Nesse sentido, Fonte e tipografia são os caracteres, os tipos de letra que compõem o estilo, formato e o arranjo visual do texto. 

Fotografia

Fotografia são as imagens atrativas e reproduzidas sobre uma superfície fotossensível, que deve ser usada de acordo com o estilo da marca, do produto e do público

ícone

Enquanto isso, Ícone é o nome dado à imagem ou símbolo gráfico, usado para representar produtos ou empresas

Vídeo e movimento

Vídeo e movimento trazem as opções de: vídeo de depoimento, institucional social, institucional cultural, criação de animações e muito mais. Desse modo, as imagens com movimentos é uma outra ideia bastante usada na identidade visual.

Hierarquia

Em suma, a Hierarquia é a assinatura visual. Consiste no método que organiza o conteúdo para atrair o usuário, comunicar melhor a mensagem e prender sua atenção.

Ilustração / gráfico / padrões

Ilustração / gráfico / padrões são os diferentes tipos de representação visual, que comunicam, de forma simples, a mensagem passada. 

Visualização de dados

A visualização de dados é a representação, de forma simplificada, de informações em uma forma gráfica.

Itens interativos

Por outro lado, os itens interativos permitem a interação direta do usuário com o conteúdo

Slogan

A saber, o slogan nada mais é que, uma ou duas frases, que são fáceis de lembrar. As frases destacam a atividade, missão, valores, características ou os diferenciais da empresa

Web Design

O Web design desenvolve interfaces digitais, como layout de sites e aplicativos para o ambiente online.

Elementos não tangíveis

Por fim, os elementos não tangíveis também são uma boa estratégia na identidade visual. Assim, alguns exemplos desses recursos, são: sonoridade, aromas, sensações, valores, princípios etc.

Como aplicar a identidade visual?

Além de ser composta por vários itens, a identidade visual de um negócio pode ser usada no mundo online ou offline. Desse modo: funcionam em:

  • Peças de papelaria e material impresso, como: cartões de visita e folhetos 
  • Decoração do local de trabalho
  • Decoração do Ponto de Vendas
  • Embalagens
  • Camisetas e uniformes
  • Adesivação de carro
  • Peças promocionais
  • Brindes
  • Banners de comunicação interna
  • Blog;
  • Sites
  • Redes sociais
  • E-mails;

Como a identidade visual é útil para o meu negócio?

Em síntese, a identidade visual é o que faz o primeiro contato entre a empresa e seu público. Assim, o cliente é atraído, entende o arquétipo, o posicionamento, os diferenciais e os valores e pode passar a reconhecer a marca. Por exemplo, só com o logotipo ou a fonte utilizada pela empresa, reconhecemos os produtos da Coca-Cola, ou quando vemos o M e as cores vermelho e amarelo, que, de forma imediata, nos remete ao MCDonald’s.

Uma marca forte é capaz de passar a mensagem certa para os clientes. Com isso, a empresa consegue: 

  • Se diferenciar da concorrência
  • Se posicionar de forma correta
  • Mostrar seus serviços
  • Ressaltar seus diferenciais
  • Ter reconhecimento
  • Proporcionar uma boa experiência
  • Causar boas sensações 
  • Ter credibilidade;
  • Fidelizar clientes

Os elementos visuais são capazes de atrair visibilidade, construir relevância e consolidar uma empresa no mercado. 

Diferenças entre identidade visual, marca e branding?

Identidade visual 

É a união de elementos visuais que representam e acompanham um serviço, produto ou empresa. Sendo assim, as cores, logo, fontes e vários outros aspectos, que são utilizados em diversas peças de comunicação.

Marca

Marca é tudo que pode trazer uma identificação para uma empresa, ou seja, inicialmente, pode ser entendida como o gráfico de um logotipo, mas também é tudo que pode representar um negócio.

Desse modo, a marca traz símbolos e letras presentes na identidade visual ou engloba aspectos como cultura interna e atendimento ao cliente. 

Branding

Já o branding é o responsável por criar estratégias e soluções para uma empresa crescer em seu nicho. Sendo assim, o conceito aborda o posicionamento, a personalidade e a mensagem que um negócio quer passar a seu público, a fim de despertar sensações positivas. 

Como criar uma boa identidade visual?

Antes de mais nada, faça pesquisas internas e externas. As internas te ajudarão a chegar aos melhores aspectos, de acordo com os objetivos e valores da empresa. Enquanto isso, a pesquisa externa te ajuda a entender melhor o seu mercado de atuação e seu público.

Acima de tudo, o ideal é que a sua identidade visual seja criada por um designer experiente, que estude a sua empresa e traga recursos e ideias exclusivas para as artes que irão representar o seu negócio. 

As agências costumam seguir passos, como: a realização de Briefing, brainstorming, definição de personas, escolha de símbolos, fontes, cores e estilos adequados e a criação do manual de identidade visual. Além disso, o designer se encarrega de promover a união da identidade visual com as estratégias de branding.

Afinal, a identidade visual é algo fundamental e faz parte do plano de marketing de qualquer empresa que visa se destacar e crescer no mercado.

E para cuidar da identidade visual, a We Do Logos pode te ajudar! Conte conosco na criação de logo, itens de papelaria, material gráfico, e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.