Identidade visual para empresas: seu logo não tem importância!

No mínimo você deve estar achando estranho eu te dizer que o logo de sua empresa não tem importância, não é mesmo? Pois é (risos), mas não é mentira.

O SEU LOGO NÃO IMPORTA…

Caso o seu logotipo não consiga explicar o que a sua empresa faz;

Se ele não traz uma fácil memorização, exemplo: usa muitos elementos ou muitas cores;

Bem como, se ele é muito parecido com um grande concorrente de mercado mais conhecido que você;

Se o logo não é aplicado da maneira certa, não tem as cores e símbolo adequados

E, se ele não é pensado para o público que você quer atingir. 

A saber, os parâmetros usados para criar um logo de pet shop, por exemplo, não são os mesmos que de uma cafeteria. Além disso, outro grande erro é não colocar o seu logo presente nos pontos de contato visual que o cliente terá com a sua marca.

Todos os itens citados acima são fundamentais para que o cliente tenha atração pelos seus serviços e estabeleça uma conexão com o seu negócio. Com isso, eles irão criar uma identificação com o que você oferece e lembrar de sua empresa, sempre que tiverem um problema ou um desejo de consumo.

O logotipo tem que cumprir muito com pouco espaço. Vale ressaltar que o logo é a arte que representa, de forma visual, o que é a sua empresa. Assim, a partir dele, o seu público passará a reconhecer a sua marca em meio aos concorrentes.

Por isso, de nada adianta ter um logo se o seu cliente não consegue lembrar de você!

Erros comuns em Logos:

Muitos logos apresentam um combo de características ruins: confusão, excesso de informação, é ilegível , obscuro, não atrai ou traz um mau reconhecimento.

Logos sem planejamento

Cuidado com as primeiras ideias que surgem, pois geralmente pensamos em elementos já muito utilizados. Com isso, pense bem em sua arte e peça opiniões de seus funcionários e pessoas próximas.

Sem exclusividade

Não opte por clichês, símbolos da internet e uma fonte muito utilizada. Bem como, não faça um logo muito parecido com de outras marcas do mesmo ramo que o seu.  Desse modo, as pessoas não vão se importar e nem lembrar com um logo comum e que não diz nada sobre o seu negócio.

Logo com muita informação

Lembra daquela frase “Menos é mais”? Ela é bem aplicada para a criação de logos. A maioria das artes mais conhecidas são simples. Ter um logo que não diz nada sobre a sua marca é um problema, mas um que exponha informações, de forma exagerada,  também não é eficaz.

Logo em preto e branco

Se o seu logo precisa ser colorido, crie uma versão dele com as cores escolhidas e outra em preto e branco para conferir se ele funcionará da mesma forma.

Cores sem adequação

Busque os significados dos tons, de acordo com a psicologia das cores. Cada setor se identifica com determinados tons e cada cor causa sensações diferentes nas pessoas. Com isso, muitas vezes, um logo monocromático é a melhor opção.

Logo em diversos tamanhos

Lembre-se que o seu logo será reproduzido em diferentes meios e tamanhos. Então, atente-se à quantidade de textos e certifique-se que o seu design continuará legível em cada exibição. 

Fontes erradas e misturadas

Na hora de escolher uma fonte, lembre-se que cada uma tem um modelo único e uma mensagem. Sendo assim, não use várias fontes no design de sua marca. Essa ideia pode até dá certo em alguns casos, mas, muitas das empresas mais reconhecidas apresentam uma uniformidade em seus logos. 

Não é memorável

A missão de um logo é trazer para as pessoas uma associação e a memorização de uma empresa. Por isso, é essencial que você conte com uma arte simples e que transmita a sua mensagem de forma clara.

Conclusão

Por isso, na hora de escolher o logotipo, é necessário que você tome as decisões corretas para que ele tenha importância e seja o que a sua empresa precisa para atrair e fidelizar clientes.

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