Identidade visual para médicos: o que é e como fazer

Você já parou para pensar como uma identidade visual para médicos pode ser decisiva para atrair pacientes?

Por isso, a criação de uma identidade visual para médicos é a base para você se destacar em um ramo tão competitivo como o da saúde. Desse modo, ter uma boa imagem será um fator que irá destacar a sua marca em meio aos concorrentes.

Com isso, antes, você precisa saber o que é identidade visual e como fazer uma que seja perfeita para a sua clínica.

Identidade visual

A princípio, a identidade visual é o que baseia o início de qualquer marca. Assim, ela promove o primeiro contato com o público. Além disso, faz as pessoas lembrarem ou não de sua empresa.

Dessa forma, esse plano de marketing não só gera o primeiro contato com as pessoas, como também retrata o que é a marca, sua história, o que ele deseja e o que tem a oferecer.

A identidade visual é um conjunto de dados, principalmente gráficos. Assim, esses dados traduzem, de forma visual, uma marca ou um serviço. Por isso, a criação de um logotipo é a base e um elemento-chave para essa comunicação.

Antes de mais nada, um logo que mostre a sua especialidade, irá traduzir o que é e destacar a sua clínica. Desse modo, uma casa de saúde geriátrica deve criar um logo com letras grandes e um símbolo que mostre seriedade. Enquanto isso, uma clínica de Pediatria deve focar em mostrar personalidade e confiança aos pais. Assim, é uma área que, muitas vezes, utiliza mais de uma cor em sua arte, por trabalhar com crianças.

Então, a criação do logo e de toda a identidade visual profissional, é essencial para retratar e trazer solidez à sua clínica.

Há 11 anos, a We Do Logos é especialista em criação de logotipos e materiais de identidade visual. Desse modo, escolha um serviço profissional, na busca pela construção visual de sua marca.

Identidade visual para médicos

Em primeiro lugar, uma boa identidade visual para médicos agrega valor ao atendimento. Com isso, o profissional mostra a sua credibilidade e torna o seu serviço muito mais “reconhecível”. 

Assim, essa identidade é composta por diversos itens como: logo, slogan, receituário, cartão de visitas, fachada, sites e todas as peças que estão ligadas ao médico. Então, veja algumas dicas de como criar uma boa identidade visual para médicos:

Para quem serão os seus serviços?

  • Você precisa planejar bem, antes de criar a identidade visual de sua clínica ou consultório. Por isso, é essencial definir qual é o seu público. A imagem para uma clínica obstétrica, por exemplo, deve conter aspectos femininos.
  • Dessa forma, é essencial buscar as qualidades e os diferenciais do seu serviço. Além disso, busque conhecer a região de sua clínica, o mercado, a concorrência, a prática de preços, etc… Se não tiver tempo, busque uma equipe de branding. Afinal, esses dados irão fazer uma identidade visual, que vai unificar a sua marca.

Qual o estilo de sua clínica?

  • Faça um briefing, que é um resumo sobre os dados da sua marca. Assim, será fácil representar, de forma correta, a sua clínica.
  • Cores: Busque os significado das cores e coloque em todo o ambiente. Visto que cada cor passa uma mensagem. Assim, tons claros e calmos como os de azul, verde e lilás, são bem comuns e dão a sensação de limpeza e cuidado.
  • Símbolos: Bem como as cores, o símbolo pode causar sentimentos bons nas pessoas. Além disso, uma imagem é um ótimo meio para trazer reconhecimento para a sua marca.
  • Tipografia: Já a fonte também é essencial para compor a identidade visual. As letras que remetem ao estilo “escrito à mão”, por exemplo, trazem um requinte para o projeto.
  • Pense em formas, cores, letras e imagens que tenham harmonia. Além disso, pense que a sua marca terá reprodução em diversos meios de comunicação.
  • Liste todos os itens de divulgação, desde a fachada até o digital. Com isso, observe se a marca ficará legível em cada um deles.

Conclusão

A identidade visual é um dos elementos que darão consistência e coerência às suas estratégias de marketing. Haja vista que, grandes marcas, são lembradas pelo que causam nas pessoas. Com isso, o visual é um dos fatores mais memoráveis, em empresas de todos os ramos. Por isso, conte com profissionais para este trabalho!

Buscando a criação do logo, slogan, peças de papelaria e toda a identidade visual para médicos? Saiba mais sobre a WeDoLogos! Somos o maior site de concorrência criativa da América Latina. Assim, colocamos vários designers pensando nos objetivos de sua marca para que a sua arte seja exclusiva tenha destaque no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *