A criação de campanhas de banner para site foi uma das primeiras formas de fazer publicidade digital. Depois de anos o formato continua em alta pelas vantagens de segmentação (a empresa escolhe exatamente o público que quer falar), custo-benefício (o investimento é mais baixo que uma propaganda em televisão, por exemplo), maior visibilidade, facilidade de operação e ciclo de vida do anúncio.
O Banner é a estratégia de Marketing Digital que mais se aproxima da propaganda tradicional e quem sabe por isso ainda é o formato que recebe a maior parte dos investimentos. Uma campanha bem planejada é capaz de divulgar a marca, gerar tráfego para o site, blog ou redes sociais, e incentivar o fechamento de compra do cliente indeciso.
O acesso aos números em tempo real e sua fácil operação permitem que a sua marca faça adaptações e modificações ao longo da execução da campanha, por isso que ficar de olho no número de visitas trazidas para o site versus o números de impressões do Banner é uma maneira eficaz de comprovar se a campanha está despertando interesse no público ou não.
Quais os tipos de banner para site?
Quando a receita investida é baseada na impressão dos anúncios, ou seja, na quantidade de vezes que aquele banner foi exibido, não levando em consideração o número de cliques, significa que a empresa optou pelo CPM (Custo por Mil), formato que expõe mil banners por vez e tem valor variado de acordo com o portal e espaço escolhidos. Muito popular em campanhas que envolvem blogs e portais de notícias, as visualizações únicas são contabilizadas (se um visitante for exposto 5 vezes, ele será contabilizado apenas 1 vez) e geralmente a empresa paga um valor fixo para cada mil impressões do banner. Por ser mais completa, é indicada para marcas que já possuem uma estrutura de marketing bem definida.
Já quando o formato é CPC (Custo por Clique) os números de impressões ou vendas não são levados em consideração e o anunciante paga um valor fixo para cada clique que o banner receber. É o modelo mais indicado para as marcas que estão começando a anunciar por ser fácil de controlar (a empresa pode determinar uma meta baseando-se na quantidade de cliques e adaptar o orçamento ao longo da execução, por exemplo), e se diferencia por mostrar o número exato de internautas que se interessaram pelo anúncio. Vem ganhando força também por ser o modelo mais utilizado pelo Google Adwords e Facebook Ads.
Por último temos o CPA (Custo Por Aquisição), formato mais caro e complexo de anúncios, onde o anunciante pagará para a plataforma apenas quando o objetivo da campanha for alcançado (venda, download de ebook, visualização de vídeo, preenchimento de cadastro, etc). Por ter custo mais elevado, a estratégia é recomendada para empresas que tenham clientes de longa vida útil ou com margem ampla de lucro dos produtos.
A melhor maneira de definir o formato de banner para site é conhecendo a fundo o público-alvo e a realidade da sua empresa, além de fazer testes A/B para encontrar o jeito mais eficiente de converter o anúncio.
Os formatos de banners para site
Quando se trata de banner, existem muitos formatos de anúncios:
Estático: foi o primeiro tipo usado na internet e se resume em ter imagens fixas. Mesmo sendo fáceis de serem criados são considerados entediantes e ultrapassados em meio à tantas inovações, por isso acabam gerando um número inferior de respostas;
Animado: é quando o banner tem mais frames e pode gerar algum tipo de ação com mais informação e impacto, por isso traz mais resultados do que o anterior;
Interativo: se o objetivo é envolver o internauta em alguma ação, essa é a maneira mais popular. Você gera interação direta para preencher um formulário, responder uma pesquisa ou acessar uma landing page para baixar um material, por exemplo.
Pop-Up: os anúncios pop-up são muito populares, mesmo que sejam considerados invasivos e incômodos. O formato expõe o usuário ao anúncio assim que ele faz a abertura de página, obrigando-o a removê-lo para continuar a navegar;
Segmentação de público
Cada portal, site ou blog tem um público específico e graus de segmentação, assim como a sua empresa. Ao escolher um site com o perfil de visitantes certo maiores são as chances de acontecer uma identificação entre consumidor e produto oferecido, aumentando as chances de retorno em vendas.
Faça um mapeamento para entender bem os desejos do seu cliente e as soluções que ele busca, descubra quais as páginas que ele mais acessa e leve em consideração o número de visitantes únicos que essa página possui. Quanto mais parecido o perfil do visitante, melhores serão os resultados.
Impacto visual
As imagens valem por mil palavras, por isso lembre que um banner de site deve ser simples e relevante para chamar atenção e conquistar clientes. Ao criar um anúncio poluído você diminui as chances do usuário clicar nele e entrar em seu site, por exemplo. Ter um especialista em publicidade e design é a melhor maneira de fazer um planejamento digital gráfico ser assertivo e gerar bons números.
Mensuração financeira e de audiência
O banner é altamente mensurável por estimar quantas pessoas foram impactadas e quantas clicaram no anúncio. Ao ter acesso a esses números a empresa consegue calcular exatamente o valor financeiro do visitante e compreender qual o melhor modelo de negócio.
Com o valor financeiro de um visitante em mãos você deve analisar a viabilidade financeira de suas fontes de tráfego para saber qual canal trouxe mais resultados. Foi aquele grande portal de notícias, o Google Adwords ou o Facebook Ads? Analise seus números, crie testes, faça modificações e preste atenção no feedback do usuário para encontrar o caminho de sucesso dos anúncios.
Convencer os indecisos através de remarketing
O remarketing, ferramenta do Google Adwords, marca e identifica quais usuários já visitaram o seu site ou oferta, e passa a exibir os anúncios da sua empresa com mais frequência.
A ação acontece em sites que aceitam anúncios de display do Google e tem como vantagem principal ficar mostrando ao usuário aquele produto que ele está muito interessado mas que ainda não comprou, como um tênis ou acessório, por exemplo.
Ser diversificado
Tenha em mente que o banner para site sozinho não chega nem perto de convencer o consumidor a fechar a compra, por isso que essa deve ser apenas uma das etapas das estratégias de Marketing Digital que a empresa deve investir para ter bons resultados.
Como o seu anúncio sempre redirecionará o cliente para outro endereço, faça os banners em conjunto com ações que sejam altamente interessantes como Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, Landing Pages, Inbound Marketing, entre outros.
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