Qual a importância de um banner para site?

Antecipadamente, a criação de campanhas de banner para site foi uma das primeiras formas de fazer publicidade digital.

Ainda assim, depois de anos, o formato continua em alta pelas vantagens de segmentação, custo-benefício, maior visibilidade, facilidade de operação e ciclo de vida do anúncio.

Dessa forma, o Banner é a estratégia de Marketing Digital mais próxima da propaganda tradicional e, possivelmente, por isso ainda é o formato que recebe muitos investimentos. Uma campanha bem planejada divulga a marca, gera tráfego para o site, blog ou redes sociais, e incentiva o fechamento de compra do cliente indeciso.

Além disso, o acesso aos números em tempo real e sua fácil operação permitem que a marca faça adaptações e modificações ao longo da execução da campanha.

Desse modo, prestar atenção no número de visitas trazidas para o site versus o números de impressões do Banner é uma maneira eficaz de comprovar se a campanha está despertando interesse no público ou não.

CTA27 - Criar Banners

Quais os tipos de banner para site?

Formato CPM ( Custo por mil)

Primeiramente, quando a receita investida é baseada na impressão dos anúncios, ou seja, na quantidade de vezes que aquele banner foi exibido, não levando em consideração o número de cliques, significa que a empresa optou pelo CPM.

O CPM é o formato que expõe mil banners por vez e tem valor variado de acordo com o portal e espaço escolhidos.

Diante disso, muito popular em campanhas de blogs e portais de notícias, as visualizações únicas são contabilizadas e geralmente é pago um valor fixo para cada mil impressões do banner.

Por ser mais completa, é indicada para marcas que já possuem uma estrutura de marketing bem definida.

Formato CPC ( Custo por clique)

Quando o formato é CPC os números de impressões ou vendas não são levados em consideração e o anunciante paga um valor fixo para cada clique que o banner receber.

É o modelo mais indicado para as marcas que estão começando a anunciar, pela facilidade de controlar e mostrar o número exato de internautas que se interessaram pelo anúncio. Vem ganhando força também por ser o modelo mais utilizado pelo Google Adwords e Facebook Ads.

Formato CPA ( Custo por aquisição)

Por último, o CPA, formato mais caro e complexo de anúncios, onde o anunciante pagará para a plataforma quando o objetivo da campanha for alcançado. Pelo custo mais elevado, a estratégia é recomendada para empresas que tenham clientes fiéis ou com margem ampla de lucro dos produtos.

A melhor maneira de definir o formato de banner para site é conhecendo a fundo o público-alvo e a realidade da sua empresa, além de fazer testes A/B para encontrar o jeito mais eficiente de converter o anúncio.

Os tipos de banners para site

Quando se trata de banner, existem muitos tipos de anúncios:

  1. Estático: foi o primeiro tipo usado na internet e se resume em ter imagens fixas. Mesmo sendo fáceis de serem criados são considerados entediantes e ultrapassados em meio à tantas inovações, por isso acabam gerando um número inferior de respostas;
  2. Animado: é quando o banner tem mais frames e pode gerar algum tipo de ação com mais informação e impacto, por isso traz mais resultados do que o anterior;
  3. Interativo: se o objetivo é envolver o internauta em alguma ação, essa é a maneira mais popular. Você gera interação direta para preencher um formulário, responder uma pesquisa ou acessar uma landing page para baixar um material, por exemplo.
  4. Pop-Up: os anúncios pop-up são muito populares, mesmo que sejam considerados invasivos e incômodos. O formato expõe o usuário ao anúncio assim que ele faz a abertura de página, obrigando-o a removê-lo para continuar a navegar;

14 - eBook-Como-criar-LP-que-Converte-CTABlog01

Segmentação de público

Cada portal, site ou blog tem um público específico e graus de segmentação, assim como a sua empresa. Em um site com o perfil de visitantes certo, existirá maiores chances de identificação entre consumidor e produto, aumentando as chances de retorno em vendas.

Faça um mapeamento para entender bem os desejos do seu cliente e as soluções que ele busca, descubra quais as páginas que ele mais acessa e leve em consideração o número de visitantes únicos que essa página possui. Quanto mais parecido o perfil do visitante, melhores serão os resultados.

Impacto visual

As imagens valem por mil palavras, por isso lembre que um banner de site deve ser simples e relevante para chamar atenção e conquistar clientes. Ao criar um anúncio poluído você diminui as chances do usuário clicar nele e entrar em seu site, por exemplo. Ter um especialista em publicidade e design é a melhor maneira de fazer um planejamento digital gráfico ser assertivo e gerar bons números.

Mensuração financeira e de audiência

De antemão, o banner é altamente mensurável por estimar quantas pessoas foram impactadas e quantas clicaram no anúncio. Ao ter acesso a esses números a empresa consegue calcular exatamente o valor financeiro do visitante e compreender qual o melhor modelo de negócio.

Com o valor financeiro de um visitante, você deve analisar a viabilidade financeira de suas fontes de tráfego para saber qual canal trouxe mais resultados.

Por exemplo, foi aquele grande portal de notícias, o Google Adwords ou o Facebook Ads? Analise seus números, crie testes, faça modificações e preste atenção no feedback do usuário para encontrar o caminho de sucesso dos anúncios.

Convencer os indecisos através de remarketing

O remarketing, ferramenta do Google Adwords, marca e identifica quais usuários visitaram o site e mostra os anúncios da sua empresa com mais frequência.

A ação acontece em sites que aceitam anúncios de display do Google e tem como vantagem principal ficar mostrando ao usuário aquele produto que ele está muito interessado mas que ainda não comprou, como um tênis ou acessório, por exemplo.

Ebook-guia-marketing-startups-WeDoLogos

Ser diversificado

Antes de mais nada, saiba que o banner para site sozinho não convence o consumidor de fechar a compra.

Por isso que, ele deve ser apenas uma das etapas das estratégias de Marketing Digital que a empresa deve investir para ter bons resultados.

Como o anúncio sempre redirecionará o cliente para outro endereço, faça banners juntamente com ações interessantes como Marketing de ConteúdoE-mail MarketingInbound Marketing.

Agora que você entende mais sobre a importância de um banner para site, saiba mais sobre outras ações baixando o ebook gratuito “Marketing Digital: Faça você mesmo!”.

Saiba mais sobre a WeDoLogos: