Inovação e criatividade na hora de abrir uma academia – Faça diferente

O Brasil tem uma procura enorme por academias, com um público que cresce e se renova a cada ano. Uma pena que não podemos dizer o mesmo sobre a inovação das empresas nesse setor de academias.

Muitas academias ainda não inovam ou investem em tecnologia ou em estruturas modernas para atender aos seus clientes. A maioria delas, de pequeno e médio porte têm donos que geralmente são profissionais da área de educação física e, por isso, se preocupam mais com a parte técnica e de atendimento do que na gestão do negócio.

inovação academia

O mercado brasileiro de academias está em forma, mas a inovação e criatividade esta em baixa!

Nota-se que estratégias tecnológicas para melhorar e otimizar o desempenho dos alunos e da própria academia como negócio é recente, por tanto uma grande oportunidade ainda aberta para novos empresários que queiram investir na inovação de academias.

Não tenha medo de arriscar!

Seja ousado na hora de pensar em inovação para sua academia, mas para assimilar as novas tendências, a empresa deve analisar quais delas trarão mais benefícios de acordo com o orçamento disponível. Depois disso, é necessário implementá-las gradativamente e monitorar os resultados.

A inovação da sua academia pode estar na segmentação de seu público

Inovação em serviços pode surgir a partir da segmentação de público. “No início, foi difícil conseguir alunos, porque pessoas acima de 60 anos, são pessoas mais tímidas, recatadas, mas o ritmo foi aumentando aos pouquinhos, foi dando certo.”, conta Emerson Garcia, professor e coordenador das Academias Melhor idade, de Goiânia. O empreendimento é pioneiro no Brasil no atendimento ao público da terceira idade.

  • Você já sabe quanto custa para abrir uma academia? Veja algumas estimativas aqui

Ou a inovação de sua academia pode estar em aplicativos modernos

Eudes Nery Junior, 39 anos, e Fabiana Rocha, 32 anos, entraram no mundo das academias há mais de 10 anos, período em que também fundaram seu primeiro negócio, a Workout Academia. “Foi nesse tempo que percebemos como esse mercado era carente de tecnologia e inovação”, afirma Fabiana. A partir dessa constatação, começaram a trabalhar na ideia da Wiki4Fit.

O sistema utiliza QR Codes e um aplicativo de celular para oferecer informações sobre treinos, vídeos de exercícios e interação com outros usuários. A academia que o utiliza também recebe relatórios sobre a regularidade e o desempenho dos seus clientes para poder melhorar o atendimento.

O sistema agora está disponível para Android e iOS e já é usado por mais de 30 academias.

DICA IMPORTANTE!

Caso você seja um Personal Trainer e deseje ter uma logomarca sua. Inove! Clique aqui  e conheça nossos serviços especiais.

A We Do Logos é a melhor opção para você montar uma marca que impacte os seus alunos. Conheça os mais de 80.000 profissionais de design da We Do Logos, e receba dezenas de propostas todos os dias. E se nenhuma delas te agradar, nós devolvemos o seu dinheiro!

inovação academia