Importância da Inovação para competir no mercado!

Antes de mais nada, mesmo com o grande otimismo em relação aos empregos que a Copa do mundo de 2014 irá gerar, existe a preocupação com a competitividade entre as empresas nacionais e internacionais. Devido esta competitividade, os empresários terão que repensar suas estratégias de vendas. Por exemplo, na importância da inovação para competir no mercado.

Mas o que fazer para competir com empresas nacionais e internacionais? O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto responde essa questão com uma palavra INOVAÇÃO!

Pensando em inovação…

“É preciso pensar em inovação não apenas pelo viés da tecnologia, mas em um sentido mais amplo. Reduzir o consumo de energia elétrica ou de água, organizar o estoque, atualizar a logomarca, adotar um novo design para a embalagem dos produtos, implantar um software para controle de fluxo de caixa são alguns exemplos de inovação que geram grandes resultados”, afirma.

O presidente do Sebrae Nacional conta que a cultura do pequeno empresário é , muitas vezes, a do conhecimento adquirido na prática. Esta cultura traz resultados, mas o Sebrae tem em vista ir além e demonstrar para esse empresário que a inovação cria um diferencial e atende uma necessidade que é enfrentar a concorrência e fidelizar consumidores.

Para isso os empreendedores podem contar com o trabalho do Agente Local de Inovação, o ALI, que vai até ele e oferece um diagnóstico, depois encaminha para as soluções do Sebraetec, onde a empresa passa a ter acesso a soluções de gestão, tecnologia, redução de custos, economia de energia etc.

Auxiliar no processo de inovação é uma das estratégias da instituição para aumentar a participação das MPE na economia brasileira. Os empreendedores individuais, micro e pequenas empresas representam 99% do total de empresas no país e responde por 53% dos empregos formais. Contudo, correspondem a 20% do PIB. Ou seja, existe enorme potencial para aumentar a lucratividade nesse segmento e a inovação é um caminho para atingir esse resultado. Por fim, é visível a importância da inovação para competir no mercado.

Acesse o site do Sebrae , da We Do Logos e saiba mais.

Fonte: Agência Sebrae

BannerCTAInstitucional-WeDoLogos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *