Inovação para se destacar no mercado

Para conquistar uma posição e destacar-se no mercado é essencial que o empreendedor invista em inovação de produtos e serviços. Uma pesquisas realizada pelo Sebrae mostrou que 20% das empresas que inovam cresce mais que os concorrentes.

Entender as necessidades da sua área de atuação e do seu público-alvo é fundamental para achar uma oportunidade de diferenciar-se e levar ao consumido o que ele deseja. “Adivinhe” o que as pessoas estão procurando e leve isto a elas, de forma prática e criativa. Identificar essa demanda é o primeiro passo, o próximo é arriscar a prática da ideia sem medo de correr riscos.

O diferencial do inovador é que ele não tem medo de errar e costuma ir mais além do que o concorrente, oferecendo algo a mais que o mercado costuma oferecer. Inovação é de grande importância, para todo tipo de empresa. Inovar vai além de lançar um novo produto é fazer com que o serviço se torne uma referência para com o público.

Veja algumas dicas oferecidas pelo consultor do Sebrae-SP Edson Pereira, de como inovar a imagem de sua empresa sem gastar muito, de forma a expandir o negócio e conquistar a credibilidade clientes.

– Ofereça atendimento para públicos diferentes: terceira idade, infantil, executivos, etc.;

– Aprimore o atendimento, oferecendo serviços adicionais aos clientes que atendam a todas as suas necessidades;

– Avalie os concorrentes e identifique seus pontos fortes e fracos (e descubra como ganhar com isso);

– Trabalhe o diferencial que você criou para que ele fique evidente ao cliente;

– Faça um cadastro de potenciais clientes e selecione os mais promissores para fazer contato;

– Elabore um portfolio da sua empresa com os serviços ou produtos que você oferece, definidos por segmento;

– Agende visitas aos clientes para apresentar a empresa: faça o seu corpo a corpo;

– Faça o follow-up constantemente com potenciais clientes. Não deixe que eles se esqueçam de você. Você pode enviar mensagens com novos pacotes de serviços ou fazer ligações periódicas, tomando cuidado para não ser chato, é claro.

Fonte: http://blogdosempreendedores.com.br