Embora o otimismo seja grande com relação aos empregos que a Copa do mundo de 2014 irá gerar, há também a preocupação com a competitividade entre as empresas nacionais e internacionais. Devido esta competitividade os empresários terão de repensar suas estratégias de vendas.
Mas o que fazer para competir com empresas nacionais e internacionais? O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto responte essa questão com uma palavra INOVAÇÃO!
“É preciso pensar em inovação não apenas pelo viés da tecnologia, mas em um sentido mais amplo. Reduzir o consumo de energia elétrica ou de água, organizar o estoque, atualizar a logomarca, adotar um novo design para a embalagem dos produtos, implantar um software para controle de fluxo de caixa são alguns exemplos de inovação que geram grandes resultados”, afirma.
O presidente do Sebrae Nacional também conta que a cultura do pequeno empresário é , muitas vezes, a do conhecimento adquirido na prática. Esta cultura traz resultados, mas o Sebrae tem em vista ir além e demonstrar para esse empresário que a inovação cria um diferencial e atende uma necessidade que é enfrentar a concorrência e fidelizar consumidores.
Para isso os empreendedores podem contar com o trabalho do Agente Local de Inovação – ALI, que vai até ele e oferece um diagnóstico, depois encaminha para as soluções do Sebraetec, onde a empresa passa a ter acesso a soluções de gestão, tecnologia, redução de custos, economia de energia etc.
Auxiliar no processo de inovação é uma das estratégias da instituição para aumentar a participação das MPE na economia brasileira. O segmento formado por empreendedores individuais, micro e pequenas empresas representa 99% do total de empresas no país e responde por 53% dos empregos formais. Contudo, correspondem a 20% do PIB. Ou seja, existe enorme potencial para aumentar a lucratividade nesse segmento e a inovação é um caminho para atingir esse resultado.
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Fonte: Agência Sebrae