Dicas para tornar-se um líder autêntico!

Cada vez mais busca-se a liderança autêntica. O mundo moderno já não aceita chefes autoritários. Entre as qualidades presentes no líder destacam-se as morais e de caráter, além de um talento especial para o relacionamento humano.

Há um consenso que o verdadeiro líder, em primeiro lugar, precisa liderar-se a si mesmo para depois liderar seus subordinados, ou seja trata-se de uma pessoa que tem autodomínio, que sabe onde vai e como chegar lá.

As novas gerações chegam ao mercado de trabalho reivindicando um novo perfil de líderes, querem pessoas que deem exemplo às suas equipes. Quando um líder dá exemplo, as pessoas em redor param para observar e se sentem inspiradas a tomar uma boa atitude.

Um bom líder se conhece também pelo desempenho de sua equipe. Equipes de alta performance tem autoestima, sentem que seu trabalho é reconhecido e valorizado, por isso sentem-se dignas, seguras e tem perspectiva de crescimento. O colaborador valorizado é capaz de envolver-se num compromisso com o projeto da empresa e todo bom líder sabe disso. Para isso, feedbacks positivos são fundamentais.

O líder é um incentivador, gosta do que faz, vibra e comemora os progressos do seu colaborador. Ao mesmo tempo em que o compreende e reconhece seu valor, tem firmeza para manter o projeto no caminho, que levará a toda a equipe em direção aos objetivos.

Entre as qualidades que vemos enumeradas em relação aos líderes, algumas das mais importantes são: a iniciativa, a proatividade e persistência mesmo diante das adversidades. Destaca-se ainda a capacidade de lidar com pessoas, conseguindo sua cooperação de forma natural, fazendo com que elas sintam confiança, tenham sua autoestima elevada e seus valores reconhecidos. A confiança e firmeza que o líder tem em suas próprias decisões ao apontar o caminho a seguir parece ser um dos motivos importantes pelo qual os seguidores sentem-se confiantes ao seu comando.

Vamos ver algumas das frases mais repetidas em relação à liderança:

1. “Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si” (Ayrton Senna).

2. “Um dos segredos do sucesso é se recusar a deixar que as adversidades temporárias nos derrotem (Mary Kay Ash).

3. “Bons líderes fazem as pessoas sentir que elas estão no centro das coisas e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho” (Warren G. Bennis).

4. “Os líderes agem mais através do exemplo do que através do poder” (Tácito).

5. “O verdadeiro líder não tem necessariamente que comandar, contenta-se em apontar o caminho” (Henry Miller)

6. “Mova-se rápido demais e quebrará as coisas. A menos que você esteja quebrando coisas, não está se movendo rápido o suficiente” (Mark Zuckerberger).

7.  “Um líder autêntico, em vez de buscar consenso, molda-o” (Martin Luther King).

8. “Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo” (Joe Namath).

9. “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

10. “Um bom líder toma um pouco mais de sua parte na culpa e um pouco menos de sua parte no crédito” (Arnold Glasgow).

11. “Ser líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é, então você não é” (Margareth Thatcher).

12. “A primeira pessoa que você lidera é a si próprio” (John Maxwell).

13. “Nos termos mais simples, um líder é aquele que sabe onde ele quer ir, e levanta, e vai” (John Erksine).

14. “Quando o líder efetivo dá o seu trabalho por terminado, as pessoas dizem que tudo aconteceu naturalmente’ (Lao Tsé).

15. “É preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouvi-la” (Sócrates).

Quais dessa frases lhe inspira no dia a dia? Você conhece outras?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *