Assim como qualquer negócio, o advogado também precisa fixar sua marca no mercado, mas por conta do Código de Ética da OAB, ou até mesmo pela coerência com o tipo de serviço, não são muitas as estratégias de marketing que se podem lançar mão, deixando sobre o logotipo uma responsabilidade muito maior em relação a outros tipos de negócios, já que estes dispõem de outras ferramentas para a divulgação de seus serviços.
Logotipo para advogados
Com base nisso, o advogado ou escritório de advocacia deve ter em mente que todos os materiais que circulam no entorno de sua atividade, como envelopes, cartões, layout para website, folders etc, devem carregar sua identidade profissional jurídica.
Esses materiais cumprem um importante papel como divulgadores do nome do profissional, pois são eles que propagam a sua identidade visual aos destinatários, na maior parte das vezes.Eles podem ser chamados de propaganda básica, já que promovem a marca entre aqueles que conhecem o escritório e que, consequentemente, dele podem comentar.
Entretanto, na advocacia brasileira, os logotipos para advogados são ferramentas que raramente são vistas. Recentes pesquisas revelam que menos de 7% dos escritórios brasileiros possuem identidade visual. Contudo, sabemos que as pessoas sentem a necessidade de diferenciar as coisas umas das outras, dando ao logotipo a responsabilidade de distinguir um profissional de outro, além de passar aos clientes mais credibilidade e seriedade.
Confira abaixo 3 dicas importantes na hora de criar um logotipo para advogados:
1. Mantenha o foco no seu serviço
Você tem liberdade para criar, mas precisa estar atento a outras variáveis, como o público que você atende e o tipo de serviço que você ou seu escritório prestam. Assim, busque elementos que remetam ao que você quer transparecer aos clientes, como seriedade, compromisso e honestidade.
2. Use a criatividade
Mesmo na criação de um logotipo para advogados, esse ponto é fundamental, pois é ele quem pode trazer o seu diferencial diante da concorrência. Fuja do óbvio e traga algo de inovador para a sua identidade visual. No entanto, cuidado com os exageros, pois assim você pode passar uma imagem errada sobre o seu serviço. Lembre-se de que é possível ser criativo e, ainda assim, utilizar poucos elementos. Procure sempre acrescentar algo a mais.
Veja mais!
- Os 9 símbolos que todo advogado precisa conhecer.
- 10 dicas de marketing para advogados.
- 10 exemplos de cartão de visistas para advogado.
3. Esteja atento às cores
As cores são um dos elementos mais importantes numa identidade visual, isso porque se você escolhe uma cor errada, todo o bom design da sua marca pode desmoronar. Busque a simplicidade e a seriedade sempre.
Tome cuidado também para não incluir muitas tonalidades, pois assim, o seu projeto pode acabar ficando confuso e sem sentido.O ideal para criar um logotipo para advogados seria limitar a sua paleta a três cores, evitando as tendências do momento, para que seu logotipo seja atemporal e não precise ser reformulado com o passar do tempo.
Seu logotipo pode ser desenvolvido com os mais variados desenhos, formas, cores e fontes. Mas mesmo com todo esse leque de possibilidades, buscar referências e inspiração em outros bons trabalhos é sempre bom. Pensando nisso, selecionamos 9 projetos inspiradores para você colocar a mente para funcionar.
Logo para advogados usando o símbolo da balança:
Esse escritorio de advocacia escolheu dar um toque romano ou grego na letra T:
Outro exemplo de logo de advogados usando o símbolo da balança:
Outro símbolo da advocacia é usado aqui: a espada. Conheça todos os símbolos usados nos logos para advogados !
enha cuidar da sua identidade visual com a We Do Logos. Nossa equipe de mais de 20 mil designers está esperando o seu briefing para desenvolver uma logo exclusiva para seu escritório de advocacia. Clique neste link e comece agora a fazer sua logomarca.