Logotipos são uma das mais belas e desafiadoras atividades de um designer. E os logotipos dos jogos olímpicos costumam ser algumas das mais perfeitas e emblemáticas peças desse tipo criadas.
Imagine ser responsável por criar o símbolo de um dos eventos mais assistidos da terra, por bilhões de espectadores, e saber que aquela imagem será reproduzida em todos os materiais e todos as transmissões ou publicações sobre os jogos. É por isso que os logotipos dos jogos são sempre aguardados com expectativa e, na maioria das vezes, o resultado é bastante admirado. Separamos um infográfico do portal de notícias Exame para você acompanhar todos os logos das Olimpíadas desde 1986.
Logotipos da primeira fase: 1896 a 1928
Neste período, não podemos chamar exatamente de logotipos as peças gráficas produzidas para a identidade visual dos jogos. Estavam mais para bonitos cartazes, bem detalhados, geralmente com desenhos de sujeitos musculosos, de pouca roupa, segurando tochas e muitas bandeiras. Mas, olha… Até que ficava bonito. Vamos analisar um a um.
1896 – Atenas, Grécia
Um cartaz monocromático retratando uma sacerdotisa segurando folhas de louro num local semelhante a um templo e com a vista de Atenas ao fundo.
1904 – Saint Louis, Estados Unidos da América
O cartaz agora é colorido, em estilo “art noveau”, com fundo laranja, tipografia em vermelho, detalhes em cinza e uma perspectiva aérea da cidade de Saint Louis dentro de uma forma oval.
1908 – Londres, Inglaterra
Um jovem trajando camiseta e “calção” brancos está saltando um obstáculo. O conjunto está envolto por uma trabalhada moldura de madeira, lembrando mogno.
1912 – Estocolmo – Suécia
Caramba, bem ousado! Supercolorido, tem um cara musculoso totalmente pelado em primeiro plano, salvo por duas fitas enormes cor de laranja. Não acabou, tem um adolescente curioso olhando para ele por trás, meio escondido atrás de uma bandeira esvoaçante. Além de um outro sujeito pelado ao fundo, segurando as mesmas fitas laranjas e uma profusão de bandeiras multicoloridas tremulando.
1916 – Berlim, Alemanha
Jogos cancelados devido a primeira guerra mundial.
1920 – Antuérpia, Bélgica
Lembra bastante o cartaz de Estocolmo, só que o cara está coberto por um paninho vermelho, menos revelador que as fitas laranja e segura um disco. Mais bandeiras ao vento e a cidade de Antuérpia ao fundo.
1924 – Paris, França
Este é um dos logotipos que poderia figurar na fase seguinte, pois já não está mais com cara de cartaz, mas com um visual mais icônico, tipo um selo ou carimbo. Trata-se de um escudo onde se vê uma caravela equipada com remos navegando em águas calmas. É monocromático e lembra um desenho de bico de pena feito com tinta preta.
1928 – Amsterdam, Holanda
O cartaz retrata um atleta de torço nu correndo em um fundo azul celeste e segurando com o braço direito esticado uma flor (um lírio?) no alto, como se fosse a tocha olímpica. A proteção das partes baixas, desta vez, é feita pela própria bandeira da Holanda tremulando ao vento…
Logotipos da segunda fase: 1932 a 1960
Como dissemos antes, um dos logotipos que poderia constar desta segunda lista é o de Paris, mas por uma questão de cronologia o deixamos lá mesmo onde está.
Agora os logotipos já podem ser chamados por este nome. Tem características claras de selo ou chancela, com elementos icônicos, as vezes estilizados, e sem fundos, podendo ser facilmente aplicados em outros materiais.
1932 – Los Angeles, Estados Unidos da América
Basicamente um escudo reproduzindo as cores, estrelas e listas da bandeira americana com um ramo de oliveira e os 5 círculos olímpicos sobre ele.
1936 – Berlim, Alemanha
Parece o antigo símbolo da Bell, de 1940, empresa telefônica americana. É um sino desenhado em linhas fininhas pretas, com uma águia montada nos círculos olímpicos no meio. A moldura são linhas duplas pretas.
1940 e 1944
Não foram realizados devido a segunda guerra mundial.
1948 – Londres, Inglaterra
Outro bico de pena. O prédio do parlamento com círculos olímpicos na frente, numa composição redonda.
1952 – Helsink, Finlândia
Em negativo de branco sobre azul, mostra uma evolução conceitual, com um prédio alto ao fundo e os círculos olímpicos no topo.
1956 – Melbourne, Austrália
Todo verde, lembra um selo de botica de manipulação dos anos 30. Mapa da Austrália, tocha olímpia e, adivinhe? Os círculos olímpicos…
1960 – Roma, Itália
A loba amamentando Remo e Rômulo. Abaixo dela, nossos amigos os círculos olímpicos novamente.
Logotipos da terceira fase: 1964 a 2016
Agora os logotipos tem cara disso mesmo. Tudo bem que o primeiro deles, de Tóquio, eu quase coloquei na lista anterior, mas vamos chamá-lo de peça de transição…
1964 – Tóquio, Japão
Um círculo vermelho sobre círculos olímpicos dourados em fundo branco. O mais simples de todos os logotipos.
1968 – Cidade do México, México
Agora as coisas começam a ficar bem mais legais, com logotipos caprichados! Uma tipografia criada para o evento, com letras em traços pretos triplos, escreve: México 68. Os círculos olímpicos em suas 5 cores tradicionais fazem uma interferência sobre os números, criando um belo efeito.
1972 – Munique, Alemanha Ocidental
Dos logotipos alemães, este é o mais louco! Uma espiral negra marcada com polígonos brancos (ou vice-versa) causando um efeito psicodélico tipo hipnotismo.
1976 – Montreal, Canadá
Os círculos olímpicos em vermelho tem uns prolongamentos nos círculos superiores formando uma ideia de cilindros ou algo que pode, sei lá, ser uma mão?
1980 – Moscou, URSS
Um grafismo vermelho de linhas em forma de “L” e “L” invertido e que lembra o edifício Empire States com uma estrela na ponta está sobre os círculos olímpicos. Entendeu?
1984 – Los Angeles, Estados Unidos da América
O mais pop dos logotipos! Estrelas coloridas nas cores da bandeira americana parecem correr para a direita, sobre os círculos olímpicos.
1988 – Seul, Coreia do Sul
Plágio do logo do Playcenter, só que nas cores laranja, vermelho e azul. Sobre os círculos olímpicos.
1992 – Barcelona, Espanha
Um menino colorido pulando, desenhado em 3 pinceladas em estilo Miró. O mais famoso dos logotipos olímpicos.
1996 – Atlanta, Estados Unidos da América
O número 100 (cem anos da primeira olimpíada) e os círculos olímpicos formam uma composição com uma chama vermelha e azul e estrelas que faz lembrar a tocha olímpica.
2000 – Sydney Austrália
Parece que tentaram imitar a ideia de Barcelona, os 2 logotipos ficaram parecidos.
2004 – Atenas, Grécia
Folhas de oliveira estilizadas sobre um fundo aquarelado azul.
2008 – Pequim, China
Um ideograma que lembra o desenho de um atleta correndo em fundo vermelho. Sobre os círculos olímpicos.
2012 – Londres, Reino Unido
Um dos logotipos mais falados dos jogos, a maioria não entendeu nada. Basicamente está escrito 2012 em polígonos estranhos, nas cores rosa e amarelo. Os círculos, desta vez, estão dentro do polígono que simboliza o zero de 2012.
2016 – Rio de Janeiro, Brasil
Chegaram a dizer que foi plagiado, mas é um dos logotipos mais legais. Uma ciranda de três pessoas dançando em círculo lembra a silhueta das montanhas do Rio. É claro: Sobre os círculos olímpicos.
2020 – Tóquio, Japão
Os anéis entrelaçados são de cores diferentes, que representam cada continente, sendo o azul: Europa, amarelo: Ásia, preto: África, verde: Oceania e vermelho: as Américas.
2024 – Paris – França
Além de ser o primeiro logo olímpico com uma representação feminina, o símbolo de Paris-2024 tem outro ineditismo. Pela primeira vez o logo da Olimpíada vai ser o mesmo utilizado pela Paralímpiada.
“Nós desejamos não revolucionar o esporte, mas revolucionar o mundo pelo esporte. Dizemos que o esporte é um meio, uma alavanca que permite desenvolver a inclusão de gênero, mas também a inclusão quando falamos de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ou seja, de pessoas com deficiência, além de toda uma dimensão ecológica”, conclui Boyer.
Vídeo sobre a Logo das Olimpíadas de Paris:
Agora que você já sabe tudo sobre os logotipos das olimpíadas, aqui vai uma dica: sabe criar uma logotipo ou outro material de divulgação empresarial de forma rápida, ágil e super em conta? Use nossa plataforma criativa, We Do Logos e faça tudo isso online com a ajuda de designers profissionais cadastrados no site.
- Veja nosso portfólio de projetos finalizados no site.