{Marketing} 6 dicas para criar um logo de sucesso

Hoje o nosso CEO, Gustavo Mota, resolveu abrir o jogo e contar pra gente várias dicas para criar um logo de sucesso. Abaixo, listamos as 6 dicas que ele considera as mais importantes. Dá uma olhada:

6 Dicas para criar um logo de sucesso

1. Conheça bem seu negócio

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A primeira das dicas para criar um logotipo, segundo Gustavo, é o auto-conhecimento. Essa é a chave para criar um logo de sucesso para uma empresa. O empreendedor deve ter claro quais são seus diferenciais e como ele quer se apresentar ao mercado para que isso possa ser traduzido na sua marca. “Na fase inicial do negócio, é comum o empreendedor ficar muito focado no produto e esquecer-se de olhar o mercado. Por isso, ele acaba não tendo uma visão muito clara de quem é a sua empresa”, destaca  nosso CEO.

2. Entenda o seu público

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Para transmitir a imagem mais adequada do seu negócio, o empreendedor deve saber quem é o seu cliente e o que ele quer, pois obviamente, é impossível agradar ‘todos os clientes’ ao mesmo tempo. Esta segunda das dicas para criar uma logomarca está focada em conhecer bem o cliente. Isso significa saber quais são os seus hábitos, o que ele consome e o que ele almeja. “Definir seu público simplesmente como ‘classe A’ ou ´classe C´ é muito vago. Tente ir mais fundo. ‘Jovens de classe A, descolados, que gostam de ir à praia e viajar’ é uma definição mais útil”, explica.

Veja também: Como fazer um logotipo: defina público alvo e posicionamento

3. Analise a concorrência

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Entender como os concorrentes estão se apresentando também é uma ótima dica para criar um logo fundamental. Só assim será possível decidir como posicionar-se em relação a eles. “É preciso entender qual é a tendência para poder segui-la ou mesmo ir de encontro a ela”, justifica Mota.

4. Mostre a sua personalidade

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Esta dica para criar um logo também será útil para sua vida: mostre sua personalidade! A marca deve refletir a personalidade do seu negócio. Você quer vender uma imagem forte ou delicada? Feminina ou masculina? Clássica ou moderna? Estes atributos farão com que o público se identifique (ou não) com o seu negócio.  “Para um escritório especializado em direito tributário, por exemplo, uma fonte mais séria é importante para passar credibilidade”, destaca Gustavo, que também é designer na horas vagas.

5. Fique atento às cores

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As cores do logo também são importantes aliadas para associar ideias à sua marca, por isso não as escolha ao acaso. “Amarelo remete a juventude, verde a crescimento, azul seriedade”, exemplifica Mota. Ele ressalta, contudo, que essas interpretações variam conforme o contexto cultural.

6. Fuja dos modismos

Uma coisa é procurar dicas para fazer um logo, outra é copiar ideias ou seguir uma moda passageira. Observar as tendências é importante, mas evite moldar seu logo apenas de acordo com a onda do momento. Quem adere aos modismos, corre o risco de ficar com uma marca parada no tempo. “Isso pode acarretar custos no futuro para remodelar tudo”, adverte nosso CEO.

Criar um logo com a cara da sua empresa é tão importante quanto a escolha do nome, por isso, esse é um passo que exige grande responsabilidade, muito trabalho e, muitas vezes, ajuda de um especialista.

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