Marketing de conteúdo: O que é e como fazer

Antes de tudo, com a chegada dos meios digitais e a possibilidade de alcançar os consumidores através dessas mídias, os profissionais de marketing da atualidade enfrentam diversos desafios para causar um efeito esperado no público. Diante disso, muitas pessoas, atualmente, nem sempre confiam no marketing tradicional, decidindo recorrer a experiências de conhecidos, em que eles confiam, principalmente em casos de negócios prestadores de serviços. Dessa maneira, uma alternativa encontrada, para causar um resultado planejado no público, é a realização de marketing de conteúdo.

Você sabe o que é marketing de conteúdo?

É um conceito que significa, basicamente, a criação, seleção, distribuição e ampliação do conteúdo que seja importante, interessante e utilizável para o consumidor, a fim de que ele interaja sobre o assunto.

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Mas, e agora, como é feito o marketing de conteúdo?

Como visto, o marketing de conteúdo é uma abordagem que envolve a criação e divulgação de conteúdo. No entanto, antes de criar e divulgar o conteúdo, é importante realizarmos processos de pré-criação e pós-divulgação. Sendo assim, podemos observar oito passos para abordar o marketing de conteúdo.

1° Passo – Fixar metas – Onde define objetivos de desenvolvimento da marca e objetivos de crescimento das vendas.

2° Passo – Mapear o público – Onde verifica os perfis, personas, ansiedades e desejos de consumidores.

3° Passo – Ter a ideia e planejar o conteúdo – Onde verifica o tema, formato, mix, enredo e calendário do conteúdo.

4° Passo – Criar o conteúdo – Onde define quem cria o conteúdo e o cronograma de produção do conteúdo.

5° Passo – Distribuir o conteúdo – Onde verifica o canal de distribuição dos itens de conteúdo.

6° Passo – Ampliar o conteúdo – Onde verifica como deseja alavancar o conteúdo e interagir com os consumidores.

7° Passo – Avaliar o processo – Onde verifica se a abordagem de marketing de conteúdo teve sucesso.

8° Passo – Melhorar o processo – Onde verifica medidas para aperfeiçoar a abordagem implantada.

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Conclusão

Por fim, é possível enxergarmos o significado do marketing de conteúdo e o passo a passo para criá-lo. Além disso, é evidente que essa abordagem tende a cada vez mais estar presente no cotidiano, e também, a complementação de um marketing de conteúdo no desenvolvimento de um negócio como um amigo do consumidor. Sendo assim, entendemos a importância deste conceito no contexto atual e sua relação entre marca e cliente.

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