O que é e como é feito Marketing Onicanal

Antes de tudo, vale ressaltar que este artigo retrata o conceito e como é feito o interessante Marketing Onicanal, também conhecido como Marketing Omnichannel. Dessa maneira, vamos ver, a seguir, o que é o Marketing Onicanal:

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Marketing Onicanal

O que é?

Você sabe o que é marketing Onicanal?

Primeiramente, o Marketing Onicanal, é uma estratégia que mapeia os possíveis pontos de contato e canais com o consumidor ao longo dos 5 As, atuando na convergência do ambiente físico e virtual que serão meios de comunicação com o cliente para que a experiência com a marca seja ininterrupta e homogênea, estabelecendo uma relação mais forte com o comprador.

E os Modelos dos 5 As, você conhece?

Antes de mais nada, é interessante entendermos melhor o caminho do consumidor através dos processos do modelo dos 5 As. Nesse sentido, vamos ver quais e o que são os 5 As:

Assimilação – Onde os consumidores são expostos, de maneira passiva, as marcas relacionando com situações já vivenciadas.

Atração – Onde os consumidores processam as mensagens em que foram expostos e decidem se foram atraídos ou não pela marca.

Arguição – Onde os consumidores ficam curiosos e buscam informações para compreender melhor a marca.

Ação – Onde os consumidores, através das informações buscadas, decidem consumir um produto ou serviço de uma marca e se relacionar, de modo mais profundo, por meios de processo de compra.

Apologia – Onde os consumidores desenvolvem a fidelidade à marca, comprando novamente, usando o que comprou e recomendando a marca para outras pessoas.

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Como é feito o marketing onicanal?

De antemão, um bom marketing onicanal consiste em enxergar, com detalhes, o trajeto percorrido pelo consumidor. No entanto, para que isso ocorra, é necessário verificar os canais mais populares e dirigir o foco para eles. Sendo assim, existem três etapas importantes para a implantação dessa estratégia.

A primeira etapa consiste no desenho de todos os canais e pontos de contato durante o processo de assimilação, atração, arguição, ação e apologia do comprador.

O segundo passo trata-se do reconhecimento de canais e pontos de contato mais importantes. Dessa forma, torna-se relevante a aplicação de recursos em pontos de contato e canais com maior popularidade a fim de que seja aperfeiçoada a experiência do consumidor perante a marca.

Durante a terceira etapa, ocorre a avaliação e integração entre os canais e pontos de contato cruciais, a fim de que haja o sucesso do marketing onicanal.

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Conclusão

Por fim, através desses passos, fica evidente que o objetivo da execução dessa estratégia é levar, ao consumidor, a melhor experiência possível e, de modo simultâneo, a alcançar um número desejável de vendas.

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