Saiba tudo sobre como vender produtos pela internet

Nos dias de hoje, não dá para viver sem internet, não é mesmo? As facilidades e oportunidades que a famosa World Wide Web nos trazem são tantas que é praticamente impossível imaginar a nossa vida sem ela. E, definitivamente, uma das maiores conquistas é a possibilidade de fazer compras sem sair de casa, usando nosso computador, tablet e até mesmo o celular. Nesse contextos, diversas empresas se perguntam como vender produtos pela internet.

E têm razão, pois a cada dia, cresce assustadoramente o número de usuários que prefere fazer as suas compras via internet, seja pela economia de tempo, pela facilidade de pesquisar preços ou pela variedade e qualidade dos produtos.

como vender produtos pela internet

Então, se você tem uma loja virtual ou uma ideia de negócio, precisa saber tudo sobre o assunto, acompanhando as novidades, entendendo um pouco da história das vendas on-line e, principalmente, aprendendo como vender produtos pela internet! Nesta postagem você vai ficar sabendo tudo que precisa para pôr sua loja virtual para rodar, atraindo novos clientes, fidelizando os seus compradores e virando referência na internet.

O importante é entender que independente do motivo que faz você se interessar pelo comércio on-line, existe um longo caminho entre ter uma ideia e por sua operação comercial em prática, de forma eficiente e rentável.

Até chegar aos momentos finais, aquela emocionante hora de ver o seu site no ar e esperar os cliques vindos de todo o país, é necessário pensar em muita coisa. Por exemplo: sua empresa já tem um nome? E o logotipo, já foi criado?

Para ajudar você com essas providências e outras, como definição de identidade visual ou criação de artes para o site e e-mail marketing, existe uma solução bastante ágil e econômica.

We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, onde você pode criar um logotipo on-line e ter acesso a muitos outros materiais de comunicação com velocidade e qualidade. A comunicação visual é uma parte essencial do seu negócio, pois ela exerce grande influência nas decisões do consumidor. Um site bonito, elegante e intuitivo é um diferencial super importante para quem quer se destacar na internet.

Mas, também, isso não é tudo. Definidos os elementos visuais da marca, ainda é preciso pensar em muita coisa, como qual plataforma de e-commerce usar e quais são os meios de pagamento — sempre pensando na satisfação e conforto do cliente.

Depois disso, é preciso mostrar para todo mundo que sua loja está aberta e que tem os produtos certos para seu público-alvo. Vamos te dar as dicas de como fazer isso e também de como vender produtos pela internet e criar uma landing page que converta esses visitantes em compradores!

Pensou que era fácil aprender como vender produtos na internet?

O processo é bem recompensador e criar um e-commerce é uma grande aposta nos tempos modernos. Entretanto, demanda bastante trabalho e planejamento.

Para ajudar você a organizar melhor todas essas ideias, dividimos o conteúdo em 5 tópicos:

  • Criando sua interface de e-commerce;
  • Definindo meios de pagamento;
  • Atraindo clientes para sua página;
  • Gerando conversão na landing page;
  • Evitando os erros mais comuns de vender produtos pela internet.

Boa leitura e vendas melhores ainda!

Como vender produtos pela internet em 5 passos

1. Criando sua interface de e-commerce

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Hoje em dia, as possibilidades para quem quer construir uma marca forte na internet são muitas, e quase todas super intuitivas e fáceis de usar. Podemos pensar, por exemplo, nas ferramentas do WordPress, que evoluíram muito.

Aquilo que nasceu inicialmente como uma plataforma para blogs, com diversas funcionalidades que ajudam o produtor de conteúdo a criar artigos, agendar, publicar, revisar, editar e, enfim, gerenciar um blog, se transformou em algo muito mais abrangente e com excelente potencial comercial.

Isso significa que você não precisa ser especialista em programação para colocar a sua loja on-line no ar para começar a vender produtos pela internet. É possível desenvolver um site bem interessante e vendedor a partir do WordPress, sobretudo se você tiver um pouco de paciência para navegar entre as inúmeras variações de templates, para escolher aquele que tem mais a ver com as suas necessidades.

E, pensando no sistema de vendas para sua plataforma de e-commerce, principalmente se você tiver restrições de orçamento (e quem não tem no começo de um negócio, não é mesmo?), o WordPress oferece excelentes possibilidades de integrar puglins bastante funcionais e bonitos.

Um dos mais usados é o Woocommerce, um plugin do WordPress para adicionar funcionalidades de e-commerce no próprio ambiente do site, de forma rápida, intuitiva e muito funcional.

Mas esta não é a única opção. O líder do mercado, hoje em dia, é o Magento. Com ele você pode criar facilmente sua lista de produtos, cadastrar SKUs, definir preços, conectar seu site com empresas de logística e entrega (os Correios, por exemplo!) e integrar sistemas de pagamento.

Existem outros fornecedores de soluções de plataforma de e-commerce, mas essas são as mais usadas. Principalmente, porque apresentam uma ótima interface para o usuário e várias possibilidades de personalização e customização.

Pronto, agora é só começar a vender? Não, claro que não… veja os outros 3 passos e aprenda ainda mais sobre como vender produtos pela internet.

2. Definindo meios de pagamento

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Depois que seu cliente escolhe o produto (ou produtos, se você estiver com sorte) e finaliza a compra, ele é direcionado para a página de confirmação de pagamento — uma das mais importantes da sua plataforma. Nesse aspecto, sempre vale a pena se informar sobre as melhores opções. É preciso escolher uma empresa especializada que proporcione uma experiência agradável e intuitiva para o usuário, além de muita segurança, claro.

Atualmente, os dois fornecedores mais usados são o Pagseguro e o MOIP. Cada um deles possui diferentes características que você deve analisar para decidir qual melhor se encaixa em sua loja virtual.

Pagseguro

  • O maior do Brasil;
  • redireciona os usuários para um ambiente próprio;
  • mais etapas até a confirmação final de pagamento;
  • bastante seguro.

MOIP

  • Taxas menores;
  • boa taxa de conversão;
  • pagamento feito sem redirecionamento, no próprio site do seu e-commerce;
  • basta preencher alguns campos adicionais no formulário;
  • menos passos até a confirmação final de vendas.

Muitos e-commerces preferem usar o MOIP, pois ele tem menos passos até a conclusão, gerando velocidade e uma melhor experiência aos usuários. Na We do Logos, usamos somente o MOIP, mas é preciso analisar caso a caso, para decidir a opção mais adequada às características do seu negócio e do seu cliente. Importante também é avaliar as condições e os termos de negociação oferecidos em cada um deles!

3. Atraindo clientes para sua página

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Isso é o que chamamos de captação de tráfego. Afinal, como vender produtos pela internet se seu público não te conhece e não sabe quais são os caminhos para encontrar sua página? Para isso, existem diversas táticas e estratégias. Confira algumas delas e descubra as que mais se adequam às suas necessidades.

Campanhas de AdWords

Também chamada de links patrocinados. Você seleciona algumas palavras-chaves relacionadas ao seu negócio (e bastante procuradas na internet) e paga um valor para que elas apareçam nos buscadores, geralmente nas 3 posições superiores.  Veja aqui 4 dicas para iniciantes de google AdWords.

Otimização de conteúdo com SEO

Além de criar um conteúdo interessante para os clientes de seu produto (normalmente por meio de um blog no site), você usa as palavras mais procuradas por eles nos buscadores, aumentando a chance de encontrarem sua página. Confira aqui por que é importante o Marketing de Conteúdo.

Guest Posts

Por meio de parcerias, crie postagens sobre sua empresa nos blogs de outros e-commerces que atendem o mesmo público que o seu, mas vendem outras coisas. Por exemplo: você vende tênis e publica no blog de uma academia.

Redes sociais

Crie conteúdos relevantes e engajadores nas diversas redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Instagram e outras, e direcione para seu site. Veja também o benefícios das redes sociais para as empresas.

E-mail marketing

Ao levar as pessoas para seu site você pode introduzir pequenas recompensas, como baixar e-books, aplicativos ou até mesmo serviços “teste drive” grátis por um período limitado, em troca de informações como nome telefone e e-mail.

Aí você passa a construir uma base para enviar promoções, dicas, newsletters e outros conteúdos importantes para seu público.

Existem ferramentas de e-mail marketing que te ajudam a gerenciar tudo isso.

Algumas entre as mais usadas são:

Veja também!

4 P’s do E-mail Marketing 
5 dicas para acertar em cheio suas campanhas de e-mail marketing

Existem ferramentas de e-mail marketing que te ajudam a gerenciar tudo isso.

Algumas entre as mais usadas são:

Veja mais: Como fazer emails que são lidos, abertos e clicados

4. Gerando conversão na landing page

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Gerar conversão é um sinônimo de como vender produtos pela internet. Existem várias recomendações para que seu site converta visitas em vendas assim que o usuário “aterriza” em sua página de conversão. Talvez, a principal delas seja a de considerar sempre que todo conteúdo relevante deve aparecer na tela sem a necessidade de rolar a barra, evitando que algum cliente ou possível cliente perca uma parte importante da mensagem.

Veja mais algumas:

  • O site deve ser pensado, criado e programado para abrir rapidamente.
  • Da mesma forma, deve ser responsivo: abrir em todos os tipos de dispositivos móveis e tamanhos de tela. Pesquisas mostram que a maioria dos acessos hoje acontece via celular e, por isso, é preciso que toda a informação esteja disponível ali.
  • Ter uma chamada principal que identifique claramente qual é a oferta, a quem se destina e quais seus benefícios.
  • Os preços e formas de pagamento são muito importantes no e-commerce de produtos, devem ter destaque e clareza de informação.
  • Vantagens e benefícios dos produtos precisam ser informados de forma clara e objetiva na descrição.

Call To Action: um dos elementos mais importantes da página de conversão, que é o convite para que o cliente aja, tome uma atitude. Deve ser chamativo e com um comando que incentive a compra por ressaltar algum benefício, transmitindo senso de urgência e os benefícios agregados.

Por exemplo:

  • Clique e proteja seu veículo agora mesmo.
  • Encontre a casa dos seus sonhos em um clique.
  • Compre e entregaremos em sua casa ainda hoje!

5. Evitando os erros mais comuns de vender produtos pela internet

Não tem como vender produtos pela internet cometendo erros que podem ser facilmente evitados. Na hora de começar um e-commerce, é super importante ficar atento a certas orientações para garantir que erros que são super fáceis de evitar não coloquem todo o seu trabalho a perder. Separamos uma lista de atitudes que, mesmo sem que você perceba, podem ser extremamente prejudiciais ao seu negócio.

Vamos lá:

Não oferecer informações completas sobre os produtos

É preciso lembrar que um cliente de e-commerce não tem a oportunidade de experimentar, de pegar o produto, de conversar um tempo com o vendedor, enfim, de seguir alguns processos característicos da compra presencial.

Por isso, para ele é super importante ter acesso à informações completas, detalhadas e de fácil acesso sobre o produto de seu interesse. Não economize palavras no seu site! O mesmo vale para asfotografias: nada de poucas imagens ou imagens muito pequenas. Capriche!

Não ter um bom sistema de buscas

Como vender produtos pela internet se seu cliente não encontra seus produtos no site? É impressionante a velocidade com que um potencial cliente pode desistir de uma compra on-line. Se ele procurou uma informação ou um produto e não encontrou em poucos cliques, pode ter certeza que ele vai partir para outra página. Portanto, organize a arquitetura do seu site de forma a oferecer um sistema de buscas bem eficiente.

Restringir as formas de pagamento

Os clientes hoje querem praticidade e isso significa, entre outras coisas, pagar da forma que eles preferirem. Pode ser cartão de crédito, boleto, internet banking — cada cliente tem suas demandas específicas e você só tem a ganhar quando oferece possibilidades diversas.

Complicar a finalização da compra

Pesquisas mostram que a cada novo campo que o cliente tem que preencher em um cadastro ou processo de compra, maior é a chance de ele desistir. Simplifique ao máximo a finalização, ofereça a possibilidade de o cliente fazer o login com outra conta externa (Facebook ou Gmail, por exemplo) e torne o processo rápido e direto. Isso faz toda a diferença na experiência e na percepção do cliente, seja para essa compra ou para as futuras.

Não disponibilizar informações de contato

Se esconder do cliente é um erro clássico. Pode ter certeza que uma porcentagem alta dos seus compradores tentará falar com você antes de concluir a compra, para tirar dúvidas, conhecer melhor a empresa, perguntar sobre produtos semelhantes. Se ele não conseguir te encontrar, ficará desconfiado e possivelmente, desistirá.

Antes de colocar a mão na massa e começar a vender produtos pela internet, recomendamos bastante pesquisa e planejamento. A melhor maneira de se inspirar sobre tudo isso é visitando sites de concorrentes e descobrindo suas abordagens comerciais, argumentos de venda e layout das páginas.

Saiba mais: Call to action: veja 6 dicas para gerar mais conversões

Precisa de mais informações sobre como vender produtos pela internet? Deixe sua pergunta nos comentários!

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