Boas práticas para otimizar sua campanha de email marketing

Uma das principais ferramentas do marketing digital, a campanha de email marketing é tão eficiente quanto delicada: afinal de contas, é preciso muito cuidado para que não confundam as suas intenções com inconvenientes mensagens que podem ser taxadas como spans.

Portanto, cada uma das suas campanhas de email marketing deve ser conduzida de maneira singular, para que a taxa de abertura de emails seja consistente e, acima de tudo, para que suas campanhas gerem mais conversão em vendas.

Quer saber como adotar boas práticas para otimizar sua campanha de email marketing? Então confira o nosso post de hoje!

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Saiba mais: O guia completo para melhorar a conversão dos seus e-mail marketing

Por que apostar em campanhas de email marketing?

Não há mística que envolva a insistência no email marketing: trata-se de uma das maneiras mais eficazes de promover o marketing direto com os seus clientes e, também, de se relacionar com o seu público-alvo.

As redes sociais chegaram com força, nesse sentido, mas elas ainda são muito abrangentes, tornando as estratégias menos direcionadas, se comparadas às campanhas de email marketing.

Além disso, vamos combinar: estamos tão conectados em nossos emails quanto em qualquer outra rede social, no dia a dia, não é verdade?

Então, vamos conferir como trazer mais interesse e engajamento do seu público com a sua marca, com uma campanha de email marketing impecável!

Comece pelo começo: o assunto

Um bom assunto de email resume, pontualmente, a mensagem no interior daquele email. E, acredite: este é o diferencial entre o descarte sem nem abrir o email e o interesse em conferir o que você tem a dizer.

Por isso, para obter uma taxa de abertura maior, o título da sua campanha de email marketing deve ser:

  • Objetivo.
  • Verdadeiro (a mensagem deve cumprir o prometido do título).
  • Simplificado.
  • Claro.
  • Instigante.

Isso, por si só, contribui para uma campanha de email marketing mais eficiente, mas não é tudo. Você já ouviu falar nos testes AB?

O teste AB permite que você envie diferentes títulos a fim de descobrir qual deles tem maior chance de ser aberto. Experimente!

Personalize as suas mensagens

Todos gostam de ser reconhecidos como indivíduos, e não como dados estáticos, não é verdade? Por isso, existem ferramentas que ajudam a tratar o seu cliente de forma individual.

Com isso, parece que você está lidando diretamente com ele, e não com milhares de nomes em sua lista de emails. E você pode fazer isso de duas formas, na sua campanha de email marketing, sempre com ajuda das ferramentas corretas:

  • No assunto do e-mail.
  • No corpo do e-mail.

Se houver outras informações que ajudem a automatizar e personalizar o contato, não hesite em utilizá-las!

Segmente os clientes

Uma campanha de email marketing assertiva é aquela que dialoga como maior número de interessados possíveis. E, caso o perfil do seu consumidor seja bastante diversificado, pode ser uma ótima fazer a segmentação dos clientes.

Consegue imaginar os benefícios disso? A segmentação permite que você dialogue somente com aqueles que demonstram mais interesse em determinados assuntos. Assim, menos pessoas vão se incomodar com o conteúdo enviado e ocorrem muito mais chances de abertura do email, com certeza.

Veja também: 5 dicas para acertar em cheio em suas campanhas de e-mail marketing

Alie-se às redes sociais

Falamos, anteriormente, que as redes sociais chegaram a ser consideradas a próxima geração das campanhas de email marketing — algo que se provou sem fundamento algum.

Isso tanto não é verdade, quanto vai na contramão desta dica: ao acrescentar os ícones das suas principais redes sociais no corpo do email, você aprofunda o relacionamento como seu cliente, permite que ele explore suas outras ferramentas de divulgação e, assim, fique ainda mais presente no seu radar de atuação.

Cuidado para não cair nas caixas de spam

Utilizar um IP fixo está entre as principais práticas, para realizar uma campanha de email marketing, pois ela pode ser o diferencial para que grande parte dos e-mails enviados não caiam na caixa de spam dos seus clientes.

Um IP fixo garante mais reputação à sua empresa e, também, ao disparo dos seus e-mails. Vale apostar nessa ideia, sem dúvidas!

Mais sucesso nas suas campanhas de email marketing

Viu como é possível trabalhar, com cuidado, a sua campanha de email marketing para que ela seja, de fato, relevante e qualitativa para os seus clientes?

Ah, por fim, lembre-se de deixar um link à vista do leitor, para que ele tenha a opção de deixar de fazer parte da sua lista de e-mails Isso mostra ainda mais transparência à sua marca e à maneira como você lida com o público.

Boa sorte no planejamento das suas próximas campanhas de email marketing!

Veja mais: Absolutamente tudo sobre disparo de e-mail marketing

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