Como criar um email marketing: um passo a passo de sucesso

O marketing digital tornou as práticas de divulgação muito mais econômicas, em comparação às convencionais, e direcionadas, tendo em vista que as ferramentas atuais permitem campanhas muito mais assertivas. Daí a importância de saber como criar um email marketing.

Afinal de contas, o email é, ainda, um dos instrumentos de comunicação mais utilizados, junto com as redes sociais, tornando fundamental o exercício de campanhas de e-mail marketing na realidade diária da sua empresa.

Mas você sabe como criar um email marketing? Caso esteja em busca das melhores alternativas para acertar em cheio nas suas campanhas, desde cedo, preparamos este post com tudo sobre o assunto. Confira!

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Saiba mais: Boas práticas para otimizar sua campanha de email marketing

Confira exemplos de ferramentas de disparo de e-mail marketing nessa listagem de 27 ferramentas de marketing digital.

Como criar um email marketing passo a passo 

Siga estas etapas e construa sua campanha de email marketing com muito mais possibilidades de atingir os resultados que tento deseja! Confira também como o email marketing ainda é um instrumento extremamente relevante entre as ferramentas de marketing digital que seu empresa pode usar em suas estratégias para conquistar clientes.

A importância do email marketing

Se você ainda não se convenceu ou ainda não sabe como criar um email marketing, confira alguns dados muito otimistas que podem fazer você querer iniciar as suas campanhas o quanto antes:

Vamos conferir, então, a partir de dados tão animadores, como criar um e-mail marketing?

Sempre dê atenção ao assunto do email

Além de oferecer mensagens simples e claras, o email marketing deve ser atraente desde a primeira palavra — literalmente!

E isso começa com um assunto de email que interesse ao seu leitor. Só não vale apoiar-se no uso de algumas palavras impactantes demais, como: “imperdível”, “curiosidade” e “grátis”, que não contribuem com uma taxa de abertura de emails maior, pois, na maioria das vezes, são consideradas spam, cuidado com elas!

Mas, lembre-se: é necessário conhecer o público da sua marca. Como eles se relacionam com a sua linguagem adotada? Molde-se às preferências deles e aprenda a ter ainda mais assertividade nas suas mensagens!

Veja também: 5 dicas para acertar em cheio em suas campanhas de e-mail marketing

Construindo o corpo do email marketing

O corpo do email é a parte em que você vai cumprir o que o seu título prometeu (e ele deve fazer isso, não se esqueça!). Por isso, trabalhe a sua mensagem com cuidado.

Uma boa maneira de fazer isso é contar com mensagens diretas e, também, links de CTAs logo nas primeiras linhas. Dessa maneira, o leitor já se sente instigado a clicar no que você realmente está oferecendo no seu Call to Action.

Veja mais: Call to action: veja 6 dicas para gerar mais conversões

A linguagem visual deve ser interessante

Além de um texto claro, objetivo e direto, você também pode apostar em elementos visuais que facilitem a leitura. É o caso, por exemplo, de:

  • Botões interativos.
  • Imagens impactantes (e que dialoguem com o texto, sem desviar o foco do leitor).
  • Mind maps (mapas mentais).
  • Infográficos chamativos e com muitas informações.

Com uma análise comportamental do seu consumidor, é possível descobrir quais elementos mais fazem eles permanecerem com a sua leitura, até o fim, além de converter essa leitura em uma possível geração de leads.

A grande dica é: conheça o seu público-alvo. E converse com ele de igual para igual.

Acrescente links no PS

Seja por falta de tempo ou mesmo de interesse em ler toda a mensagem (buscando apenas a compreensão do que o email está propondo), muitos leitores pulam direto para o “PS”, sendo, ali, um excelente local para finalizar a mensagem e, também, de acrescentar um link.

Assim, você começa a cercar, do início ao fim, o seu leitor com um conteúdo interessante e com o que você realmente deseja, com aquele disparo de email. E de maneira harmônica, o que é essencial.

Faça um email marketing responsivo

Não vale, apenas, focar as suas atenções na abertura de emails em horário corporativo. A tecnologia mobile dominou o dia a dia contemporâneo e, hoje, cerca de 70% das compras impulsionadas pela abertura de um email começaram em um aparelho móvel.

Então, se você está pensando em como criar um email marketing, a questão fundamental é: faça-o de maneira otimizada para a abertura em smartphones. As chances de converter abertura de emails em vendas é muito maior nesse sentido!

Dicas finais sobre como criar um email marketing

Antes de finalizarmos o nosso passo a passo sobre como criar um email marketing, vamos revisar e reforçar algumas dicas práticas para você obter mais sucesso nas suas campanhas:

  • Crie títulos impactantes e condizentes com a mensagem do email.
  • Utilize palavras que chamem a atenção do seu público-alvo, mas cuidado com os filtros de spam.
  • Seja conciso e direto nas suas mensagens.
  • Busque personalizar as mensagens. Chame o destinatário pelo nome.
  • Acrescente botões com o Call-to-Action no seu e-mail. Eles ajudam a gerar leads.
  • Crie um calendário editorial e procure diversificar ao máximo o conteúdo dos seus e-mails.
  • Faça testes AB para compreender qual título de email possui a melhor taxa de abertura.

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