Food Service: Como Se Destacar Nesse Segmento

Food Service: Como Se Destacar Nesse Segmento.

O serviço de Food Service é um dos que mais cresce no país, mesmo em meio a crise econômica.

Dados do IFB (Food Service Brasil) apontam que o crescimento foi de 7,7%, o que parece pouco, porém se pensarmos que foi em meio a um período conturbado na economia, esse número é alarmante.

E o que fez a diferença foi a maneira com que os donos de restaurantes e bares acharam de se divulgar e diferenciar.

Como Usar As Mídias Sociais A Seu Favor

Uma vantagem muito grande que encontramos atualmente é que temos à disposição, diversas redes sociais para divulgar serviços e encontrar público.

Como diz o ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Então, se há a possibilidade de postar fotos dos pratos oferecidos e disponibilizar cupons de desconto, por que não fazê-los?

Nós comemos com os olhos antes de mais nada, sendo assim, uma boa foto e uma boa apresentação podem ser o carro chefe para aumentar suas vendas.

Mas não basta só isso, as pessoas precisam não só ver as fotos e ter vontade de experimentar, elas precisam comprar.

Por isso, vamos dar a seguir 5 dicas de como usar o Instagram para aumentar as vendas no ramo de Food Service.

  1. Publique fotos atraentes dos pratos;
  2. Disponibilize cupons de desconto;
  3. Promova promoções sazonais;
  4. Utilize influenciadores locais para divulgação dos serviços;
  5. Tenha opção de pedidos on-line.

 

1 – Publique Fotos Atraentes dos Pratos

Se você não tem grana para investir em um profissional, pesquise os melhores ângulos, aplicativos e equipamentos para fotografar os pratos.

Um prato bonito e que dê água na boca com certeza irá aumentar muito a chance de que o seguidor não só curta a sua foto, mas vá até seu restaurante.

Se seu serviço é delivery, melhor ainda.. você pode disponibilizar um cardápio on-line com fotos de todos os pratos e sobremesas servidos para que o cliente veja exatamente o que está pedindo antes de finalizar a compra.

2 – Disponibilize Cupons de Desconto

Uma tática que funciona bastante é disponibilizar um cupom digital, por meio de foto no feed ou storie mesmo, determinando uma data limite e para que seja apresentado no restaurante.

Ou no momento do pedido.

Assim, o gatilho de urgência fará com que o cliente sinta necessidade de ir logo experimentar o prato antes que acabe o tempo.

3 – Promova Promoções Sazonais

Sabe aquelas promoções que nós sempre vemos no Instagram ou Facebook de “Marque x amigos e concorra a um sorteio?”.

Funciona bastante, além de aumentar a base de clientes, faz com que eles queiram conhecer mais sobre o serviço.

4 – Utilize Influenciadores Locais Para Divulgação Dos Serviços

Usar influenciadores é uma ótima forma de atrair mais clientes, porém é preciso saber como fazê-lo.

Não adianta pegar aquela pessoa que tem 3 milhões de seguidores, mas que não mora perto do seu restaurante ou que o público sabe que não tem o perfil de quem consome o produto.

É preciso passar verdade.. Desse modo, é melhor ter um influenciador com 10k de seguidores, mas que de fato vá gerar um bom engajamento do que apostar em alguém muito famoso, mas que nesse quesito não passe credibilidade.

Após achar o influenciador certo, é só convidá-lo para conhecer seu negócio ou enviar produtos, em troca de divulgação nas redes sociais.

Nessa parte, cupons de desconto surtem muito efeito.

5 – Tenha Opção de Pedidos On-line

Essa dica é mais voltada para restaurantes físicos.

Na maioria das vezes o público está la no Instagram quando se depara com uma foto ou um anúncio no seu restaurante, mas por algum motivo não pode se deslocar até ele naquele momento.

Ter a opção de pedir em casa é infalível para não perder a venda.

Conclusão

É preciso ter criatividade e investir em Marketing para se destacar nos negócios.

E o Marketing Digital é uma ferramenta poderosa. Não é preciso ter muito dinheiro ou investir em uma empresa que faça isso.

Existe muito material gratuito na internet para quem está começando.

Inclusive nosso PodCast. Essa semana convidamos o Lucas Studart, especialista em Marketing para Food Service e ele vai dar dicas de como começar e como se diferenciar nessa área.

Então vem ouvir a gente. Estamos disponíveis no Spotify, Itunes, Anchor e SoundCloud.

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